Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Carros de competição precisam de documentos?

Tópico em 'Legislação' iniciado por Daniel Martins classicos, 29 Jun 2008.

Tópico em 'Legislação' iniciado por Daniel Martins classicos, 29 Jun 2008.

  1. Bem pessoal eu queria construir um carro para Eventos, Competiçoes e Pericias.
    E como não quero pegar num carro em boas condiçoes nem destruir um carro que podesse ser restaurado ou reparado.

    Gostava de fazer uma Pregunta se posso arranjar um carro na sucata sem documentos nem matricula, diga-sse morto,e transformar e vai andar sempre de reboque para os eventos, gostava de saber se posso andar com uma carro encima de um reboque sem documentos se a policia pode pegar comigo por isso. Obrigado

    Se ouver alguma pessoa que passou por esta duvida gostava que me ajudasse.
     
  2. Re: Carros de Competição precisão de Documentos

    Boas, Claro que podes ninguem te vai dizer nada. Mas se quiseres participar em competições mais sérias precisas de ter o carro, com documentos. Não te esqueças é que o reboque é que tem de estar todo legal.
     
  3. Re: Carros de Competição precisão de Documentos

    provas com inscrições e verificações técnicas e etc tens de ter documentos, para fazer umas brincadeiras e em locais vedados ao público podes ter o que quiseres.
     
  4. Re: Carros de Competição precisão de Documentos

    Para provas "a serio" tambem não necessita de documentos.Os formulas não tem documentos ou matricula...Necessita é de ter 1 comprovativo em como o carro é seu.Se o comprar na sucata,o sucateiro que lhe passe uma factura,já serve de prova...
     
  5. Re: Carros de Competição precisão de Documentos

    Boas!
    Estou e estive na mesma situação e ninguem me xateou nem em operoes STOP!
    O amigo nao corre perigo nenhum!

    Cumprimentos

    André Ferreira
     
  6. Re: Carros de Competição precisão de Documentos

    Hummm!!! Não sei não.... Se a policia mandar parar e não tivermos documentos do carro que vai no reboque, como podemos provar que não é roubado? Não nos esqueçamos que existem muitos policias com "excesso de zelo" que podem não deixar passar uma coisa dessas.....
     
  7. Não há nada a deixar passar, a Polícia não pode exigir documentos dos veículos que circulam em reboques. Eu nunca entrego documentos aos rebocadores em caso de avaria e todos dizem o mesmo.
     
  8. Atençao que os transportadores de carros fazem uma guia antes de carregar o carro....
    e para andares com o carro em cima do teu atrelado tem de ter um comprovativo como o carro que esta a ser transportado seja teu.

    no caso de transportares numa camioneta ,tanto a camioneta como o carro tem de ser do mesmo proprietario ,caso que nao esteja fica sujeito a ficar apreendido.


    cumps
     
  9. Re: Carros de Competição precisão de Documentos

    Nem mais... É preciso prudência com as autoridades, porque com elas é só quererem e estamos a enfardar...

    cumprimentos.
     
  10. Gostaria de dar a minha opinião sobre este assunto, descreendo a realidade inglesa, que conheço e vivo diáriamente:

    Num País habituado a criar problemas ás pessoas, é habitual que sejam precisos papelinhos e papelicos.Além disso tem de se dar emprego à "brigada dos emolumentos".

    Quem vier a Inglaterra, e desejar comprar um F1, pode fazè-lo,pelo preço de um Renault Clio ,mas garantidamente não terá "documentos" ( Document V5 ) mas sim, quanto muito, uma declaração de venda do proprietário. ( Um papel manuscrito )

    Mas isto é aqui, num País onde em cada esquina, nos último cem anos, se construiram protótipos de corrida. Não há cá papelinhos, e há um sentimento geral de não andar a enganar as pessoas. Derek Jones , Roger Simms, Jack Sears ou Colin Chapman, não andaram cá com papelinhos a registar protótipos. Foi soldar , pintar, e pista com ele! Nem numero de chassis tem!

    Quem possui um veículo de corrida, é que se tem de amanhar! É como ter uma retro-escavadora! É de quem a apanhar! Ninguém deixa um Penske-Ilmor á mão de semear.

    Para concorrer em provas oficiais, o veículo é sujeito a uma vistoria técnica pelos comissários do circuito, e pronto. Isso de ser roubado ou não, é para a Policia. Um comissário desportivo não é um Policia. Ninguém quer por o pé em ramo verde com a polícia británica ou com a Scotland Yard!

    Em Portugal, toda a gente é policia! Desde a senhora com óculos das finanças, ao gordo barrigudo da taberna. Toda a gente quer criar dificuldades uns aos outros. É um passatempo nacional.

    E depois, os carros passam a ser conhecidos no meio! Toda a gente sabe de quem são, e quem os possui. Normalmente, não há ladroagem neste meio. As coisas funcionam um pouco á inglesa, com " gentleman drivers".

    Noutros lados, compreendo que tenha de haver documentos, não só por causa da bandalheira do gamanço, mas também para alimentar o ego...
     
  11. Aqui costuma haver rallyes e usam carros sem documentos, embora eu os ache mal empregue para aquilo:(...

    A maioria usa BMW E30 e E21 e Toyotas Corollas AE86:(...
     
  12. e eu tenho outra pergunta
    eu gosava de construir um carro de rallie, nao muito classico, tava a penasr na forma classica de um corsa A com o motor do calibra turbo :D , anyway, gostava de saber , mantendo os documentos sou obrigado a pagar o imposto de circulação todos os meses? e como faço em relação ás inspecções?
     
  13. Re: Carros de Competição precisão de Documentos

    Documetos não são só livrete e regido de propriedade. Em qualquer momento podes ter de provar que o carro é teu e não roubado.

    O reboque do carro por exemplo só o podes fazer se o carro for teu e se a policia mandar parar vai querer saber isso. Isso implica uma factura não havendo matricula e os registos normais.
     
  14. Re: Carros de Competição precisão de Documentos

    O Jaafa disse tudo. Eu acrescentaria que é necessário uma guia de transporte em que ateste que o veículo é teu.
     
  15. Não podes nada. Eu foi apanhado com o meu e cuase vou a tribunal.
    E agora com as novas leis, mesmo em cima de 1 atrelado o carro tem que ter docomentos e selo de inposto em dia.
     
  16. Amigo Mike, um post fenomenal ;)
     
  17.  
  18. Tem de haver sempre um documento que ateste a propriedade do veiculo... pelo menos e nem sempre é suficente.

    Acontece o mm com as motas de motocross transportadas nos reboques!!!
     
  19. Por curiosidade... no campeonato do mundo de rally os carros têm todos matricula!
    Bem como os prototipos utilizados no Dakar.
    Será que é apenas porque por vezes circulam em estradas publicas?
     

    Ficheiros Anexados:

  20. para carros de rali precisa de documentos para autocross rali cross e velocidade nao precisa mas caso seja apanhado com ele no reboque tem que ter alguma coisa que prove ser seu
    no caso do rali precisa porque o veiculo anda em via publica nas ligacoes das pecs e um caso disso foi este ano penso no rali da madeira pediram o livrete a um concorrente e ele nao tinha com ele o carro era de uma equipa italiana e eles nao deixaram participar porque nao tinha o livrete
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página