Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Carro com matricula holandesa - URGENTE

Tópico em 'Legislação' iniciado por Pavel Sergo, 27 Jun 2007.

Tópico em 'Legislação' iniciado por Pavel Sergo, 27 Jun 2007.

  1. Caros colegas,


    Preciso de informações urgentes.
    Encontrei um carro antigo que está para venda cá em Portugal, mas tem os documentos holandeses.
    Mas ainda não vi os documentos, nem nunca vi na minha vida como são os documentos para carros estrangeiros.


    Gostaria de informações como:

    - um carro com documentos estrangeiros é como um carro com documentos portugueses, ou seja, os documentos são iguais ou tem mais documentação por ser estrangeiro

    - o vendedor tem que me dar o papel de venda, o livrete, o registo de propriedade, e mais algum documento suplementar por ser estrangeiro

    - qual o procedimento a fazer a seguir à compra do veiculo



    Cumprimentos a todos
    Pavel
     
  2. Quanto a mim o melhor seria ires à DGV ou então num dessas empresas de legalização de veículos e pedires informações.
    Boa sorte para o negocio!
     
  3. Olá Pavel,

    Segundo me lembro, os papéis holandeses têm duas partes. Uma fica para o comprador (Deel 1, literalmente parte 1) e a outra tem de ser entregue pelo vendedor na RDW (equivalente da extinta DGV na Holanda) para oficializar a venda e suspensão do carro nos registos holandeses.

    Para oficializar a compra e registo em Portugal, é necessário o documento do carro, uma declaração de venda assinada e referindo o valor de venda (pode ser um valor simbólico, mas as nossas autoridades querem sempre saber), e junto deve vir fotocópia de um documento do vendedor para comprovar a legitimidade da assinatura.

    Depois disso, tem de se declarar a entrada do carro no país numa delegação aduaneira, e dar início a todo o processo burocrático. Caso o veículo esteja homologado em Portugal, é necessário contactar o representante da marca para que este valide os dados técnicos do mesmo e indique o número de homologação. Depois o veículo tem de ser inspecionado num centro de IPO que faça inspecções de tipo 2 (não são todos), e depois disto ou se entrega a papelada na alfândega para ser solicitada a emissão de documentos nacionais ou se pede ao CPAA a marcação de uma vistoria para que seja declarado como veículo de interesse histórico. Com esta vistoria, obtém-se um documento para requerer a isenção do pagamento do IA, e um outro para obter uma matrícula de época em vez de uma nova, por isso vale bem a pena. Atenção é que o veículo tem de ter mais de 30 anos para poder ser aceite, penso eu.

    Depois é entregar tudo na Alfândega, e esperar... pode ser preciso entregar também uma declaração de não-dívida à Seg. Social, e um par de fotos do brinquedo. Passados uns meses, lá vem a matrícula e o papel para o pedido de emissão do documento único.

    Sinceramente, acho que vale a pena contratar alguém para lidar com todo o processo, é o que tenho feito, e acho que se não fosse assim nunca teria conseguido. Até porque estas pessoas normalmente conhecem bem os meandros destes processos e conseguem "dar o jeitinho" que nós nunca conseguiríamos, ou resolver uma bronca qualquer que parece insolúvel. Eu que o diga!

    Saudações clássicas,

    Eduardo Relvas
     
  4. São 25 anos pelo CPAA, ou seja carros á partir de 1982 :feliz: ; confirmado in loco na sede no Porto!!!!

    o resto não posso confirmar, pois não sei;)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página