Carlos Sainz abandona o Dakar

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Devido a um erro no road-book,Carlos Sainz caiu com o seu VW Touareg 2 por uma ravina de quatro metros, capotando, vendo o seu navegador partir a omoplata, terminando ali todas as esperanças de chegar à vitória.

"O piloto que seguia atrás de mim não nos caiu em cima por milagre. Havia um rio seco que não estava sinalizado e caímos no leito, que estava quatro metros abaixo do nível da estrada. A zona estava referenciada como perigosa, mas a nota do road-book deveria sinalizar extremamente perigoso, já que era uma autêntica ravina.", referiu Sainz.

Já o BMW do russo Leonid Novitskiy chegou a estar com duas rodas na ravina, ou seja a queda esteve apenas a alguns centímetros, com o plioto a lograr imobilizar o BMW no limite do acidente. É exactamente o piloto russo que se vê nas imagens a recolocar o carro de Sainz em cima das rodas.

Já Nani Roma esteve perto de lá cair também, mas a organização posicionou um carro no local, "avisando" assim os pilotos que se seguiam. Sainz disse que o carro poderia ter continuado em prova, mas os membros da organização não o permitiram devido à lesão de Michel Périn: "É uma grande decepção, mas as coisas são assim mesmo. Quando estamos mais tranquilos e quando menos esperas, apanhas um road-book errado que contribui para te mandar para casa. Não sei o que se vai passar para o ano, se a VW correr ou não corre, agora só quero voltar para casa e esperar que a Volkswagen ganhe a corrida porque trabalhámos muito para o conseguir.", referiu Sainz à Marca.
 
OP
OP
Rafael S Marques

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
E, como é inevitável, começam as criticas.

Depois de tantos problemas e de tantas alterações nos traçados das etapas deste Dakar Argentina-Chile, era inevitável que as criticas não surgissem.
Sven Quandt critica organização do Dakar -

Sven Quandt, director da equipa X-Raid BMW, foi o último a tecer fortes criticas à organização por não ter conseguido antecipar os problemas que ontem se sentiram na etapa que ligou Fiambalá a La Rioja.

A etapa de ontem revelou-se como uma das mais complicadas da história do Dakar, apesar de ter sido encurtada e, posteriormente, neutralizada, já após o abandono de Carlos Sainz devido a um erro no road book, e diversos problemas com outros pilotos. Mark Miller, piloto da Volkswagen, chegou mesmo a questionar se os pilotos amadores alguma vez conseguiriam chegar ao fim da etapa.

"Julgo que o mais importante é que a organização deveria saber que o Verão é diferente do Inverno. E para além disso, após três etapas muito duras, poderiam ter prevenido a etapa de hoje [ontem]", referiu Quandt ao Autosport.com.

"Estou um pouco surpreendido, porque a organização deveria conhecer tudo isto um pouco melhor. Fizeram uma boa corrida, mas neste momento ainda há 90 carros e camiões atascados aos 170 km e isso é demais", continuou, referindo-se na altura a quase uma centena de competidores presos na etapa.

"Quando o tempo aquece, as dunas tornam-se muito difíceis de subir, tornam-se extremamente macias. De manhã, é quase como asfalto. À tarde, quando aquece, as dunas tornam-se muito difíceis de transpor, é difícil de acreditar no quão macia se torna a areia. É injusto para os pilotos que vão ser penalizados hoje", acrescentou, não sem antes partilhar que muitos dos pilotos acharam o road book "patético", como foi o caso de Giniel de Villiers.

"Alguns pilotos tiveram de seguir a sua própria rota e não o road book porque diziam que era estúpido", comentou Quandt, explicando, no entanto, que para si os problemas com o road book não têm sido demasiado graves. Para futuras provas, o responsável espera que a organização tenha aprendido com os problemas desta primeira edição na América do Sul.

"Julgo que eles aprenderam bastante este ano, e por certo que irão mudar. Espero que não vão no sentido oposto e tornem a prova demasiado fácil. Têm de encontrar o balanço correcto - ter um ou dois dias difíceis mas encontrar uma maneira para que todos possam terminar."
 
OP
OP
Rafael S Marques

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
É verdade, vi o video e até me arrepiei, olha o Vitor, andas atento ao rally...:huh::DD
 
OP
OP
Rafael S Marques

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Vitor Dinis Reis disse:
Não lhe caíram em cima por acaso:

Obrigado Vitor, salvaste-me a pele, eu bem queria cá por o video, mas era preciso que soubesse como...:DD:D
 

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Portalista
Basta copiar o link do Youtube ou Sapo Video ou outro qualquer! Exemplo:
Código:
http://www.youtube.com/watch?v=LKgPtK-YtJQ
 

M Bento Amaral

Barão da Sopa da Pedra!!
A semelhança do nosso Carlos Sousa, tambem teve um acidente no Dakar, quando liderava a prova!
Lamentavelmente!
Nao te preocupes Sainz, pro ano das cartas de novo se tudo correr bem! :D
E as melhoras pro Co-piloto :x
 
Dificuldades àparte, tem sido um Dakar espectacular de se ver!


Esperemos que aprendam, que a próxima edição tenha os seus erros corrigidos, mas que mantenham um elevado nível de dificuldade. Por algum motivo é a chamada a prova mais dura do mundo! Acho perfeitamente natural que muitos comecem e poucos cheguem ao fim.
 

Ferreira Andre

Clássico
Por um trizz que o Roma nao caiu-lhe em cima!
Tavam a fazer uma exelente prova... Infelizmente as maquinas tambem falhas...
Mais sorte para a proxima
 
OP
OP
Rafael S Marques

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Vitor Dinis Reis disse:
Basta copiar o link do Youtube ou Sapo Video ou outro qualquer! Exemplo:
Código:
http://www.youtube.com/watch?v=LKgPtK-YtJQ

Obrigado Vitor, vou tentar.;)
 
Topo