Carburador Weber 40 em mini

Caros Senhores

Na realidade começo a não perceber qual a razão destes foruns...

O amigo Daniel Rosa decidiu o que pretende para o motor do seu carro e por isso deixem-no fazer o que quer e aprender pelos seus próprios erros!

Já vimos que embora existam outras pessoas com opiniões diferentes, ele já sabe o que quer!

E por amor de Deus acabem com as histórias da "bíblia do Vizard"! Já estou farto de referencias bibliográficas!

Algumas das pessoas que citam o livro já construiu algum motor e já mediu a potencia das supostas alterações?

De uma vez por todas, 3º de diferença nos ciclos de abertura ou fecho das válvulas no motor de um mini não faz diferença!!!!!

Pelos vistos sou o única pessoa de um largo grupo que não consegue diferenciar 1 ou 2 cv mas na realidade é isso de que estamos a falar e ainda por cima lá para as 5000-6000 rpms.

Por favor desçam à Terra e deixem-se de coisas...

Em relação à árvore de cames A, B ou C, é sempre com tristeza que vejo que estas pessoas procuram sempre uma determinada e especial, esperando que lhe permita uma diferença majestosa em relação às de fábrica.

Vai ver que no fim as coisas se resumem a:

- tem um motor de corrida e por isso pode abdicar de uma condução agradável;
- que um carro para usar e que não o deixe chateado.

Se foi o 2º caso vai ver que que coloque a sw5, piper 255?, a 266 (de longe a melhor da kent) ou a do MG Metro a diferença vai ser insignificante.

Estamos todos a discutir o sexo dos anjos... se acha que a kent 276 é o ideal para o seu carro, então assim seja!

Preocupe-se sim é se o motor fica com um bom funcionar e que não aquece.

Abraços
 

José Cardoso

Clássico
Bem, a razão destes foruns penso eu que seja para conhecermos pessoas que partilham gostos comuns, trocarmos ideias, expriencias boas/mãs efectuadas, opiniões,etc..., para de certo modo nos facilitar a vida.
Agora se alugns são mais apologistas da originalidade que outros, isso já outra conversa. Eu respeito todas as opiniões e "escuto-as" de bom grado. Agora respondendo ao Sr. Fernando Baptista: Eu tenho os pés bem assentes na terra, se me der uma "formula" melhor, viável e mais simples e possivel que a que a que se encontra no livro que falei terei todo o gosto em o ouvir.
Realmente não tenho muita expriência na "construção" de motores e posterior medição de potencia, mas digo-lhe que 3º para mim fazem diferença.
Quando chegar a altura abrirei um tópico só para o motor que estou a idealizar e a comprar peças, e ai espero ter a si, e aos restantes membros do forum por perto, terei todo o gosto em ouvir toda a gente.
Para o Daniel Rosa, desejo-lhe mais uma vez boa sorte e depois venha aqui falar um pouco do resultado final destas suas escolhas.
Cumprimentos para todos.
 

andrefigueiredo

Clássico
Tantas vezes me aparecem pessoas que querem fazer motores xpto e sou eu (a pessoa que vai ganhar com a a preparaçâo que digo porque???) tantas vezes acontece e acabo por fazer um motor fiàvel e engraçado.respondendo ao fernando tal como a 266 para o fernando ê a melhor cames da kent para mim jâ nâo o è,por uma simples razâo,o fernando certamente nâo dâ o mesmo uso ao mini que eu o que faz com que para mim a sua escolha seja mà, mas para si pode ser o ideal pode-se adaptar perfeitamente ao seu estilo de condução,o que interessa numa cames nâo ê a potencia que podemos tirar desta,mas a conduçâo que nos proporciona,devemos escolher uma cames que se ajuste á nossa condução,por isso mesmo referi que no caso do daniel se estivesse a escolher entre uma 276 e uma sw5 nâo precisava de pensar muito e comprava a sw5 porque tem um regime equivalente à 276 (tendo em conta que è o regime que o daniel quer) e ê uma cames mais evoluida. Relativamente aos livros de vizzard acho que sâo uma boa base para quem quer saber algo sobre motores minis, mas è metendo as mâos no oleo que se aprende realmente.
Agora Fernando,relativamente â primeira frase do teu post acho que era de todo escusada........eu pessoalmente continuarei a dar a minha opiniâo com intuito de ajudar quem precisa e me dèr ouvidos,quem nâo der pouco me importo, um forum existe para isso mesmo caso contrârio nâo vimos cà fazer nada,eu continuo a trabalhar e a fazer grandes amigos assim..Amigo daniel Rosa como tinha dito està a efectuar um bom trabalho com a sua escolha,um motor bastante equilibrado
 
Meus Senhores

Longe de mim querer criar qualquer tipo de alteração do vosso estado de espírito!

Pelos vistos estou a tornar-me num "homem de meia idade" rezingão.

Caro José Cardoso

Peço desculpa pelo meu comportamento e espero poder ser-lhe útil no futuro.

Caro André Figueiredo

Por favor não leve isto a peito mas ligue o corrector ortográfico pois para uma pessoa já nos "entas" como eu é deveras estranho esse constante assassinato da nossa língua materna.:D

Resumindo:

Os livros são óptimos instrumentos de pesquisa mas faz parte da mente humana querer mais e é fundamental não aceitarmos de forma dogmática a informação que nos é transmitida. embora que certa.

Abraços
 

andrefigueiredo

Clássico
Caro amigo fernando.pelos vistos percebeu a mensagem e isso sim interessava........quanto ao resto nem sequer vou comentar tál é a importancia que dou á sua resposta......um pouco mais de humildade não lhe ficava mal.....
 
OP
OP
Daniel Rosa

Daniel Rosa

Clássico
Algumas novidades fresquinhas :feliz:

A caixa já está montada, e a última peça que faltava também já foi comprada (HIF44), comprei ao utilizador jorgemocho aqui do fórum.

Ficam algumas fotos que tirei do carburador, e aproveito para tirar umas dúvidas...

dsc00083.jpg

A peça mais à esquerda é um espaçador para colocar entre o carburador e o colector, é benéfico colocar esta peça?

dsc00085r.jpg

Até aqui mexi sempre com carburadores HS4, que apenas têm um tubo de entrada para a gasolina, e têm a cuba visível. Este carburador tem 3 entradas, alguém me sabe identifica-las? A cuba deste carburador é a parte de baixo do mesmo certo?

dsc00086bxj.jpg

Mais uma entrada.... Esta vai dar por traz da borbuleta, penso que seja para ar. A minha duvida aqui é se fica aberta a entrada, tal como está, ou se é para ligar algum tubo ali, e qual...


Deixo ainda fotos do escape e do filtro do ar, as restantes peças já estão no mecânico por isso não consegui tirar fotos...
dsc00088e.jpg


dsc00089s.jpg



O mini foi deixado hoje no mecânico colocar o motor :p

Mais algumas dúvidas:
- O antigo dono do carburador aconselhou-me a trocar o óleo do carburador, que óleo é que isto leva?
- Que termostato devo colocar neste motor 74º ou 82º?
- Que velas devo colocar no motor? estou a pensar em velas de 4 pólos, mas acho que depois ainda existem vários tipos... velas normais, aquecidas, etc... Qual a mais adequada?
- A tampa do radiador tem de ser trocada porque a borracha já está bastante requeimada, devo colocar uma tampa para que pressão? 13lbs ou 15lbs?

Cumps
 

Pedro Ns Silva

sim_ou_nao
Em relação ao carburador...

exemplojv0.jpg


Quanto ao oleo, costumam colocar oleo fino, como o que é vendido nos hipermercados, ou para maquina de costura...

Abraço e boa sorte
 

António Barbosa

Red Line
Portalista
Relativamente às velas, eu comecei com NGK BP6ES, que são as velas mais comuns, se necessário, vai subindo na escala, BP7, BP8, e num extremo BP9, mas duvido que precises de BP9

Estas referências são NGK e são todas de 1 só polo, não sou de opinião de que o motor ou a culaça de um Mini tenha vantagem em utilizar velas de mais polos, tem a haver com o desenho das camaras de combustão.

Não conheco velas aquecidas para automóveis a gasolina, só para diesel, o que há é velas mais quentes (dissipam menos calor) e velas mais frias (dissipam melhor o calor), a BP6ES é a mais quentes das que referi e a BP9 é a mais fria.
 
boas , tava a ver estes artigos de minis, e tambem tenho um problema , ou nao, quais sao as diferenças do hif44 do montego e do normal ? sera que da para por o do montego no meu mini? ,
davide .
cumprimentos
 

andrefigueiredo

Clássico
o do montego por norma tem ar electrico em vez de ser por cabo.tens de comprar um modulo para o por a funcionar de cabo. de resto é igual ao hif44 normal
 
Viva,
As ligações estão todas na imagem em anexo;
Quanto ao óleo para o carburador, eu uso igual ao do motor!

Nota: Este post, devia mudar de título para HIF44!
 

Anexos

  • HIF 44 TOPO.jpg
    HIF 44 TOPO.jpg
    103.7 KB · Vistos: 24
OP
OP
Daniel Rosa

Daniel Rosa

Clássico
Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos ;)

O motor já está montado, e dentro de dias vai ser colocado a trabalhar para verificar se ficou tudo ok.

Algumas fotos do carro no mecânico e do motor.

dsc00084a.jpg


dsc00089n.jpg


dsc00092l.jpg


dsc00090l.jpg


dsc00093j.jpg


imagem004.jpg



Quanto às dúvidas do último post vou optar por um termostato de 74º (para não aquecer tanto), as velas optei pelas Bosh Super Plus, o óleo do carburador vou comprar um óleo próprio vendido no ALL4MINI, a tampa do radiador ainda não decidi.

Entretanto surgiu mais um "problema", como alterei o colector de escape para 3-2-1 o mesmo fica muito próximo da bomba da gasolina (mecânica), isto pode fazer com que o diafragma da bomba deixe de funcionar devido ao calor, ou podem até ocorrer outras situações menos desejáveis caso exista alguma fuga de gasolina tão próximo do colector...
Vou portanto alterar a bomba da gasolina para uma eléctrica e alterar a localização da mesma. Em principio a bomba que vou colocar é esta:
1641_big.jpg


Cumps
 

António Barbosa

Red Line
Portalista
Essa bomba de gasolina não é má, mas já tem uns anos de concepção, já há material mais moderno, por exemplo da Facet. Eu montei no meu Mini uma Facet dourada e estou muito satisfeito. Se a diferença de preço não for grande eu recomendo.
 

Anexos

  • facet.jpg
    facet.jpg
    40.7 KB · Vistos: 7
OP
OP
Daniel Rosa

Daniel Rosa

Clássico
António Barbosa disse:
Essa bomba de gasolina não é má, mas já tem uns anos de concepção, já há material mais moderno, por exemplo da Facet. Eu montei no meu Mini uma Facet dourada e estou muito satisfeito. Se a diferença de preço não for grande eu recomendo.

Essa Facet que indicas é ainda mais barata que a SU (37,19€ vs 71,90€) vou considerar essa opção. Tks
 
OP
OP
Daniel Rosa

Daniel Rosa

Clássico
Sabem-me dizer se o canal (para passar água) existente no colector de admissão serve para aquecer ou arrefecer o mesmo? Tenho estado a "estudar" como vou fazer as ligações, mas como não sei se é para arrefecer ou aquecer estou na dúvida se faço passar a água depois de vir do motor ou depois de vir do radiador...

Cumps
 

José Cardoso

Clássico
Daniel Rosa disse:
Sabem-me dizer se o canal (para passar água) existente no colector de admissão serve para aquecer ou arrefecer o mesmo? Tenho estado a "estudar" como vou fazer as ligações, mas como não sei se é para arrefecer ou aquecer estou na dúvida se faço passar a água depois de vir do motor ou depois de vir do radiador...

Cumps

Caro amigo, esse canal para passagem de água no colector de admissão serve para aquecer o colector no arranque do motor a frio, logo deve ai passar água quente, e depois quando o motor esta bem quente, manter a temperatura mais baixa.
Qual a vantagem deste sistema? Muito simples, o motor ao atingir mais rapidamente a temperatura de funcionamento dita optima, diminui o desgaste do motor. Quando o motor aquece, o colector de admissão também aquece bem, mesmo passando água quente, esta tem temperatura mais baixa do que a que colector de admissão atinge, logo baixa e mantem a temperatura +- a temperatura da água do radiador.
Este sistema não é nada de transcendente visto todos os carros, modernos ou mais antigos, usarem sistemas semelhantes com o mesmo fim que este usado nos motores dos Minis.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos
 
Topo