Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Carburador Empenado?

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Miguel B. Moura, 8 Ago 2012.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Miguel B. Moura, 8 Ago 2012.

  1. Boa tarde,

    O meu fiat 126 começou "finalmente" a dar problemas, isto porque em 4 anos e 10.000 km nunca me deparei com nada que nao conseguisse resolver. A única dor de cabeça que me ia dando era consumir demasiado (9L cidade, 6.5 viagem) ou ão conseguir ir a mais de 30Km/h em algumas subidas da auto-estrada, o que me ia entretendo em afinações de carburador e ponto do motor..

    Ultimamente o carro tem aquecido tanto que ao fim de uns 5/10Km começo a perder o ralenti e, mal pare num semaforo, o carro enventualmente desliga-se, tendo de esperar 20 minutos até que pegue outra vez. Numa destas paragens descobri que a bobine estava exageradamente quente, de modo a que não lhe conseguia tocar. Já me disseram que tem de estar estragada e não pode aquecer tanto, ja me disseram que como o carro pega bem é normal aquecer e o problema não é dai.

    Fui a um mecânico que me diz que tenho o carburador empenado, pois nao consegue afinar o ralenti. actualmente o carro tem um ralenti muito instavel, com as explosões todas fora de sítio ate que faz alguns rateres (tipo ténis num chão encerado) na zona da cabeça do motor, com um som deferente dos rateres de escape habituais..

    A miha preocupação é verificar que um carburador (weber 28 IMB) custa-me 200 e tal €! Carburador empenado? Eu nem sei se o problema é do carburador se algo pior. Dei ao meu mecânico um kit de reparação simples, composto principalmente por juntas, mas continua a dizer que não adianta nada, tenho de comprar um novo....

    O que acham? tenho 2 carburadores, segundo o mecânico cada um pior que o outro, mas na minha ingenua opinião, até estou a ponderar pegar no piorzinho e cola-lo com eralite e garatir que não são folgas no carburador..

    O meu problema era aquecer e desligar-se. Cheguei ao mecânico, e agora não tenho ralenti.. hum...

    Cumprimentos!!
     
  2. Realmente o carburador pode ter algum problema e dar-te esses sintomas, mas estares os 2 carburadores no mesmo acho estranho...

    Tens a certeza de que o ponto do motor está certo e de que não tens os cabos de velas trocados, é que pelo que contas eu aposto mais nisso do que outra coisa.

    Tens a certeza de que o mecânico sabe mexer, ou pelo menos se tem paciência para mexer em carros antigos?

    Abraço.
     
  3. Mexer sim, mas realmente talvez lhe falte paciência, daí pedir-me um carburador novo que assim já sabe que o problema não vem dali.

    O carro só tem 2 cilindros, não me parece ser cabos trocados, pois não poderia de todo trabalhar.

    Comprei cartão de juntas e uma pasta complementar, vou trocar as juntas do carburdor e voltar a tentar. É um weber, que pelo que me disseram é carburador muito bom e resistente. Estou a suspeitar da bobine não estar em condições.. será normal aquecer ao ponto de não lhe conseguirmos tocar?

    Cmprimentos
     
  4. Desculpa pôr em causa as qualificações do mecânico, mas infelizmente são situações que cada vez mais se repetem, e poderia peedir um carburador novo por não saber ou querer mexer nesse.

    Se a bobine aquece assim tanto, é possivel que tenhas aí a causa ou pelo menos uma das causas, verifica também a abertura do platinado e certefica-te de que realmente está a ponto. Os condençadores do distribuídor de vez em quando também dão dores de cabeça.

    Se mesmo assim tiveres problemas, troca o carburador.

    Abraço.
     
  5. É verdade, já uma vez vi um a trabalhar com os fios das velas trocados, é certo que depois de ter parado já não pegou, mas chegou cá a trabalhar.

    Abraço.
     
  6. Empenado não sei, mas pelo menos tinha algumas fugas no carburador.. Com juntas novas e um vedante de juntas e tudo bem apertadinho, o ralenti ficou bem melhor.
    Mesmo assim só o consigo manter em rotações altas, e não noto grande difrença no ajuste do parafuso da mistura de ar/gasolina..

    Estou a afinar tudo a ouvido, mesmo o ponto do motor.

    Deixei o carburador de ontem para hoje mergulhado em diluente, pode ser que a zona de afinação esteja suja ou assim..

    Cumprimentos
     
  7. esse barulho de " ténis em chão encerado" não será o motor a grilar por causa da ignição? verifica o avanço do distribuidor.isso causa aquecimento. e andar com avanço incorrecto destrói o motor num piscar de olhos. só se pode afinar o carburador depois do ponto do motor estar certo e é impossivel fazer tudo 100% certo só de ouvido.
     
  8. Concordo com o Hugo, há muita coisa aí que pode estar mal, as coisas têm de ser feitas metódicamente.

    Para começar, o mal dos carburadores com a base empenada (o que empena é a zona da base onde aperta ao colector de admissão, não há jogo de reparação que lhe valha) é uma coisa extremamente comum, o pessoal entusiasma-se com os apertos e dá nisto. Acho que ainda nunca vi um carburador de 127 que não estivesse assim, estão é mais ou menos consoante a brutidade.

    A solução tem duas alternativas: ou se usa uma junta mais espessa e alguma massa vedante para colmatar a folga (usando o menos empenado dos dois), ou se manda aplainar a base num torneiro, mas aí há que ter cuidado de voltar a não exagerar no aperto quando for hora de montar, porque ainda fica mais frágil que antes.

    Isto cada vez mais há males destes que se tornam aparentemente incortornáveis, e é triste que assim seja por algo tão simples, mas a realidade é que cada vez mais os mecânicos não se ralam, não sabem, nem querem saber de clássicos...

    A questão da bobine e o motor aquecerem pode ser por duas causas: má afinação dos platinados (folga e/ou avanço), e a própria bobine já pode estar em mau estado... mas o começo do diagnóstico passa mesmo por afinar o carro como deve ser.

    Um abraço!
     
  9. Antes de mais muito obrigado por todas as respostas!

    Reparei que antes de apertar o carburador na sua base este não assentava perfeitamente, mas encostando a base do carburador a um vidro reparo que não esta empenado (ou pelo menos se noto alguma diferença é quase imperceptível a olho nu) então com juntas novas e uma massa vedante própria, como sugeriu o colega Eduardo Relvas, e um aperto não tão ligeiro quanto queria melhorou bastante. Mas novamente só consigo manter o ralenti em rotações um pouco altas.

    Deparei-me com outro problema: o parafuso de afinação de mistura não faz qualquer efeito! noto alguma diferença (pouca) de 4 em 4 voltas, e tendo em conta que o parafuso tem umas 10 de curso acho que algo aqui não esta a funcionar bem..

    No kit de reparação que comprei sobrou-me um anel de borracha muito pequeno, talvez de 2 ou 3 mm, que não descobri nenhum igual em dois carburadores que tenho.. começo a pensar que essa anilha talvez pertença ao parafuso de mistura, mas só um colega aqui do fórum com um fiat 126 me poderá ajudar.

    Cumprimentos
     
  10. Cuidado com esses "apertos" do parafuso da mistura ....
     
  11. Caro Miguel,

    Pode também haver algum ligeiro empeno no colector em si, se for de alumínio... tudo é possível. Mas se já melhorou, é provável que essa parte do problema esteja resolvido.

    Quanto à questão do parafuso de mistura, é provável que possa faltar alguma retenção de ar nessa rosca. Atenção que a rosca em si é muito fina e não convém dar-lhe grandes apertos, como advertiu e bem o Guilherme, senão a parte do alumínio desfaz-se com uma pinta danada, e aí está tudo lixado.

    Se eu bem me entendo com este diagrama, o parafuso em si é o 15, e o anel retentor que deve lá estar é o 13:

    [​IMG]

    Tens de o inserir no parafuso de maneira a que fique na parte mais estreita mesmo abaixo da cabeça do parafuso, para vedar contra o corpo do carburador e deixar a rosca livre.

    Espero que isto ajude!

    Um abraço!
     
  12. boas, já tive um problema igual no meu fiat 1100, e era o veio do carburador(onde apertam as "borboletas") que já tinha muita folga, e fazia com que entra-se ar pela folga do veio, e fazia com que o carro apenas trabalha-se com "2 cilindros" e nao consegui-se afinar a relaçao de mistura ar/combustivel, e ter o relantim muito elevado. e ate agora já resolvi o problema e nunca mais deu problemas, era mesmo daquilo!!!
     
  13. Caro amigo,

    Antes de mais, bem-vindo ao Portal. Faça a sua apresentação na secção "Os entusiastas" e dê-nos a conhecer as suas máquinas.

    Quanto à sugestão, sim, é outra causa bem plausível, haver desgaste no veio da borboleta, especialmente num carburador já com alguns anos. Eu presumi que isso já tivesse sido verificado aquando da revisão, mas nunca é demais lembrar estes pormenores.

    Um abraço!
     
  14. Tal como diz o nosso colega Eduardo Relvas, já há poucos mecanicos a saber mexer nestes carros (antigos) e com paciencia.
    Neste tipo de carros, é fundamental quem, os repara, primeiro saber de MECANICA PURA e depois GOSTAR. Estes dois elementossao fundamentais , para que haja sucesso.
    Aproveito a oportunidade, para alertar os donos destes tipo de carros e eu incluido,que temos que saber o minimo sobre os nossos carros, porque os mecanicos novos, nao sabem mexer nestes motores. Ao sabermos mexer neles, tratamos melhor deles, e prolongamos a vida dos mesmos.
    Vamos lá aprender o minimo sobre a mecanica dos nossos carros.
    Em relação a este carro, e, voltando a referir o colega Eduardo Relvas, temos que começar com certezas e depois evoluir, isto é, comecemos, por ter valvulas velas e platinados afinados. Depois acertar o ponto do motor e depois podemos tratar da carburaçao. Por acaso a distribuiçao nao tem folga em excesso?? (Corrente de distribuição)


    Ja agora, tem o livro de manutenção do carro?

    Vou acompanhar
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página