Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Caramulo Motorfestival - 4, 5 e 6 de Setembro 2009

Tópico em 'Clubes e Eventos' iniciado por Salvador P. Gouveia, 28 Ago 2009.

Tópico em 'Clubes e Eventos' iniciado por Salvador P. Gouveia, 28 Ago 2009.

  1. Caramulo Motorfestival espera mais de 20 mil visitantes e 300 automóveis em prova e exibição

    A 4ª edição do Caramulo Motorfestival está prestes a começar. De 4 a 6 de Setembro são esperadas no Caramulo mais de 20 mil pessoas e mais de 300 automóveis em prova e exibição. O Museu do Caramulo, entidade organizadora do evento, estará aberto durante todo o fim-de-semana e, para além das colecções permanentes de Arte, Automóveis e Brinquedos, apresenta a exposição temporária “Automóveis Portugueses”, onde reúne pela primeira vez 14 carros fabricados em Portugal. A entrada no Caramulo Motorfestival é gratuita e estão à disposição dos visitantes várias actividades pensadas para todas as faixas etárias:

    - Rampa do Caramulo - No sábado terá lugar a rampa inserida no Campeonato de Portugal de Montanha, estando o domingo reservado para a Rampa Histórica do Caramulo, prova dedicada exclusivamente aos automóveis de interesse histórico, técnico ou desportivo, clássicos e modernos. Os treinos de qualificação são de manhã, em duas sessões por categoria, sendo depois a prova disputada em duas a três subidas, por categoria, contando apenas as duas melhores prestações de cada piloto em cada uma das categorias. As rampas são organizadas pelo Targa Clube.

    Esta Rampa, que começou em 1979, comemora 30 anos, assinalados por uma exposição temporária, para relembrar e reviver o ambiente da Rampa do Caramulo entre os anos de 1979 e 1993, quando esta fazia parte do Campeonato Nacional de Velocidade. O circuito da Rampa do Caramulo tem um traçado ímpar, sinuoso e bem asfaltado, numa extensão de 2,8 km. Sem curvas lentas, assume-se como uma rampa rápida, com duas rectas onde os automóveis podem atingir elevadas velocidades, terminando depois a prova no topo da Serra. Dois dos três Parques de Assistência, onde se podem ver os automóveis e as equipas técnicas, estão abertos aos visitantes durante todo o evento. No fim das provas, há subidas em desfile dos participantes dos Passeios e do Rally Históricos e dos clubes Porsche Club Portugal e Club MX-5 (Domingo).

    Sábado, dia 5 de Setembro – Rampa do Caramulo – Prova do Campeonato de Portugal de Montanha
    10h30 – Treinos | 13h00 – Prova
    Domingo, dia 6 de Setembro - Rampa Histórica do Caramulo
    10h00 – Treinos | 13h30 – Prova

    - Passeios Históricos: Estão programados vários passeios históricos e um Rally histórico, que têm em comum o destino Caramulo.
    • IV Rally Histórico Luso-Caramulo: Organizado em parceria com o Clube LusoClássicos, inclui provas de regularidade ao longo do itinerário. Começa no dia 5 no Hotel do Luso, e termina dia 6 no Caramulo, com subida da Rampa do Caramulo, em forma de desfile. Os automóveis ficarão expostos em frente do Museu do Caramulo e no Parque de Clássicos.
    • Passeio Histórico Viseu-Caramulo, tem cerca de 80 km e passa por várias localidades da região. Inicia-se no dia 5 de Setembro, em Viseu, se onde segue para o Caramulo.
    • Passeio Histórico Salamanca-Caramulo, que reforça a componente internacional do evento, trará ao Caramulo 25 automóveis clássicos espanhóis. Organizado pelo Car Club de Salamanca, o passeio chega ao Caramulo no domingo, dia 6.
    • Passeio Histórico Amarante-Caramulo, organizado pela Associação de Automóveis Antigos de Amarante. O passeio sairá de Amarante às 09h00 e tem a chegada prevista para as 11h15 de dia 6 de Setembro.

    - Exposição “Automóveis Portugueses”, patente até 25 de Outubro, mostra vídeos relacionados com os 14 automóveis expostos, bem como informação que permite reconstituir momentos áureos da engenharia automóvel em Portugal. Do Felcom de 1933 ao Sado de 1982, todas as máquinas têm uma história para contar, como os dois modelos IPA e o Lusito, que estiveram fora do olhar do público praticamente desde a sua criação há mais de 50 anos.

    - Graduates Cup - O Graduates Cup é um campeonato destinado exclusivamente a viaturas Caterham 1.6 Roadsport, que integra o Campeonato de Portugal de Resistência.

    - "Jeep Attack! 2", exposição ao ar livre de veículos militares, de jeeps a motociclos, no dia 7 de Setembro ao lado do Museu do Caramulo, organizada em parceria com o Clube Aveirense de Automóveis Antigos.

    - Acrobacia Aérea – Espectáculo aéreo feito pela avioneta acrobata da Ford no sábado e domingo, às 15h00.

    - Parque Júnior – Área de divertimento garantido para os mais novos, com escorregas e castelos de ar, entre outras atracções. Funciona das 10h00 às 18h00 de sábado e domingo.

    - Feira de automobília - Complementa a oferta ligada aos automóveis clássicos, podendo os visitantes comprar, trocar ou vender automóveis e motociclos, assim como todo o tipo de peças de automobília designadamente peças, miniaturas e posters antigos.

    - Concentrações de Clubes – No sábado, os automóveis do Porsche Club Portugal chegam ao Caramulo às 13h00 e, no domingo, às 12h00, é a vez dos automóveis do Club MX-5.

    - Running with Bonnie & Clyde - Exposição temporária de João Louro, dedicada a Bonnie e Clyde, o famoso casal fora-da-lei dos anos 30. A exposição baseia-se em fotografias da violenta captura do casal pela polícia americana, transformadas pelo artista.

    - Pista Todo-o-Terreno - mini-circuito “acidentado”, preparado para experimentar a sensação de conduzir numa pista de todo-o-terreno. Sábado e domingo das 10h00 às 18h00.

    Os visitantes do Caramulo Motorfestival têm ainda acesso outras actividades e áreas, como um ponto XBox 360º, paddocks, actividades outdoor, bares e zonas chill out com música durante todo o evento. É também uma oportunidade para uma visita à colecção do Museu do Caramulo, entidade organizadora do evento e que acolhe as exposições temporárias. O evento terá ainda a presença de alguns pilotos, como Nicha Cabral (1º piloto de Fórmula 1 Português), Rui Madeira e Mex Machado. O Caramulo Motorfestival é uma organização do Museu do Caramulo e tem o patrocínio da Câmara Municipal de Tondela, Turismo Centro de Portugal; Nutroton SGPS, Estradas de Portugal, BPI e Ford – Garagem Lopes.

    Mais informação em Caramulo Motorfestival - Festival Internacional de Automóveis Clássicos e Desportivos

    [​IMG]
     
  2. Como é pessoal???
    Vou estar no Domingo quem vai .... já sei que o David vai estar e pagar umas bjecas
     
  3. I'm in. BTW, já havia um tópico sobre o Caramulo cá no Portal.
     
  4. Claro que vou Miguel!!! Mas desta vez saio daqui de aveiro... Venho no sábado à noite para baixo... E claroq as bejecas são comigo..
     
  5. Cá o jê vai no sabado e secalhar até vou de pendura numa BMW sidecar dos anos 40(ou por ai perto;)) com o meu grande amigo Tózé...!!!

    AbraÇos:feliz:
     
  6. Lá estarei no sabado, vou com a caravana ACP.

    vemo-nos por lá

    Abraços
     
  7. Eu arranco de Santarém amanhã á tarde e fico o fim de semana lá.
     
  8. Cheguei agora a casa... achei a automobilia muito fraca, e a rampa pobre em quantidade de carros... Gostei da organização da rampa e doeu me imenso ver o Alpine A110 a partir... :S pobre carro
     
  9. Muito obrigado!
    A todos os que participaram na caravana do ACPC, e contribuiram para um excelente dia de companheirismo e fraternidade automobilística!
    Um muito obrigado ESPECIAL ao Tiago Patrício Gouveia que nos deu um tratamento exemplar !
    cumprimentos clássicos
    João Kramer
     
  10. O que aconteceu, afinal?

    Por acaso, quando ouvi falar de avaria, eu apostei com o meu irmão que ou era o Alpine, e o meu irmão que era o Fiat :huh:

    Agora a sério, tomem lá disto:

    Álbuns Web Picasa - andre_sjc2 - Motorfestival
     
  11. o alpine abriu o bloco.... foram 2 buracos enormes! via se bem a cambota..... Partiu mesmo onde eu estava e fui atras do carro ver o que se tinha passado... Depois quem se passou fui eu...
     
  12. Nelson não tens fotos?
     
  13. Por isso é que a Ford andava lá ás voltas, para limpar!
     
  14. Andei por perto mas, não cheguei ao Caramulo...o tempo é escaso quando vamos em visita de "médico"...:rolleyes
     
  15. tenho inclusive um vídeo... mas só logo é que poderei colocar... agora está uma nova semana de trabvalho à minha espera... Até doi :D
     
  16. Teremos que ter paciência e esperar por elas...
     
  17. aqui ficam as minhas fotos... afinal só tenho mesmo o vídeo...
     

    Ficheiros Anexados:

  18. é pena ver o alpine ir de reboque!!

    o piloto com falta de técnica e experiência em andar no alpine!!
    é um carro fenomenal de nos dá um enorme prazer de conduzir, foi por isso que foi o campeão desde que entrou nas corridas!

    é pena a renault andar a dormir pois a alpine não só tem um enorme de palmarés de vitórias como tem um grande nome!!!

    em França os alpines são tratados como verdadeiros carros de competição ao lado de um enorme respeito pelo carro e marca.

    Como tudo na vida, existe bons momentos e maus momentos!!!

    Este piloto teve um mau momento, mas a vida tem destas coisas.

    Para o ano espero voltar a ver novamente este alpine 110 a rodar!!!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página