Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Cancelamento de matricula

Tópico em 'Legislação' iniciado por José M. O. Gomes, 25 Ago 2009.

Tópico em 'Legislação' iniciado por José M. O. Gomes, 25 Ago 2009.

  1. Boa Tarde,

    Tenho um Datsun 1200 do ano de 1973 e a ultima vez que ele foi à inspecção foi em Julho de 2004. Tenho-o tido parado.

    Com a "história" do cancelamento das matriculas... Será que já tenho a matricula cancelada? :(

    Muito obrigado.

    José Gomes
     
  2. Não. Só cancelaram matrículas posteriores a 31-12-1979.
     
  3. Muito obrigado pelo seu esclarecimento Sr. João Soares. Assim já estou mais descansado.

    José Gomes
     
  4. De nada!

    Ah! O senhor está no céu...
     
  5. está??? onde???:D:D
     
  6. ??? Como? Só a partir de 1979 é que começaram a ser canceladas?Ou seja se tiver um de 75 que não vá ao IPO á mais de 13 anos passa?só preciso de mudar de registo e ir ao IPO normal né?

    Cumprimentos..
     
  7. Yah! :rolleyes
     
  8. No caso de um carro que é de 1975 e foi importado e matriculado em 1980 (salvo erro) é TN de matrícula e a ultima vez que foi ao IPO foi em 2006, a matrícula também já foi cancelada ou não?
     
  9. Sim, foi cancelada.
     
  10. E agora como deve ser resolvido isso?
    Atribuem a matricula de 75 ou a de 83?
    Custos inerentes a isso, são grandes?
     
  11. Não, não foi cancelada;)
    Mas pelo sim pelo não vê aqui se tens a matricula ou não cancelada;)

    Não é bem assim, porque tenho um carro de 1988 e está parado desde 2005 e a última inspecção foi em 2004 e a matricula não está cancelada;)

    Uma adenda do IMTT,

    " Os proprietários de veículos cujas matrículas tenham sido canceladas por falta de inspecção periódica obrigatória (IPO) podem solicitar a respectiva reposição, desde que o veículo seja aprovado numa inspecção extraordinária.

    Em 12 de Maio foram canceladas automaticamente mais de 900.000 matrículas de veículos registados entre 1 de Janeiro de 1980 e 31 de Dezembro de 2000, que não se apresentaram a inspecção periódica obrigatória (IPO), depois de 1 de Janeiro de 2003.

    O cancelamento destas matrículas foi efectuado ao abrigo do n.º 3 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 78/2008 de 6 de Maio, que estabelece o regime transitório e excepcional para o efeito.

    O mesmo diploma determina que a reposição das matrículas possa ser solicitada ao IMTT, desde que o veículo seja aprovado numa inspecção extraordinária a realizar num centro da categoria B (tarifa de € 79,03 acrescidos de IVA).

    Até 12 de Novembro de 2008, a reposição de matrículas canceladas por falta de IPO está isenta da taxa devida ao IMTT. Depois desta data, a reposição implica o pagamento de uma taxa de € 33.

    A circulação de veículos com a matrícula cancelada está sujeita à apreensão da viatura e aplicação de multa pelas entidades fiscalizadoras.

    Assim, os proprietários que mantenham em circulação veículos cujas matrículas estejam canceladas, devem solicitar a reposição nos Balcões de Atendimento dos serviços regionais e distritais do IMTT e das Lojas do Cidadão. No sentido de evitar períodos de espera mais prolongados no final do ano, o IMTT recomenda que os pedidos sejam requeridos o mais rapidamente possível."
     
  12. Obrigado João Duque

    Efectivamente a matrícula não foi cancelada, no site do IMTT, mas creio que o cancelamento que reportas em 12 de Maio tenha acontecido no ano de 2009 ou antes.

    Muito certamente, isso será actualizado ano a ano, logo o carro a que me refiro deveria fazer agora o IPO, senão para estar a restaurar 1 ou 2 anos, quando ficar pronto, já terá a matrícula, entretanto cancelada.

    Será assim?
     
  13. Eu tenho um Datsun de 1978 mas que foi importado em 1988 e recebeu a matricula Portuguesa em 1988 não faz IPO à 10 anos, foi cancelada a matricula.

    E um alerta geral, contactei o IMTT, e eles aconselharam-me a levar o carro ao IPO o mais rápido possível, pois as leis alteram e não tem lógica um carro que não faz IPO à mais de 10 anos, estar ainda mais 3 ou 4 ou 5 para fazer IPO p/ recuperar a matricula. Logo está-se a correr o risco de alguém se apoderar da n/ matricula, sim porque como sabem hoje podem-se escolher, pagando, matrculas da época, ou até sair nova lei para excluir difinjtivamente os carros que não fizeram IPO mesmo depois da matricula cancelada.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página