Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Cancelamento De Matrícula Impacta Iuc?

Tópico em 'Legislação' iniciado por Vitor Castro Gil, 13 Fev 2014.

Tópico em 'Legislação' iniciado por Vitor Castro Gil, 13 Fev 2014.

  1. Boa tarde.

    Como referi na minha apresentação, estou a ponderar adquirir um veículo antigo para recuperar.

    Em principio irei "mandar-me" a uma Renault 4L pois os custos de aquisição serão mais em conta e será mais simples de realizar a tarefa (face às outras opções que fazem parte da minha lista - MB W123 e Toyota BJ40).

    Como o restauro será realizado nos meus tempos livres (espero conseguir ser eu a realizar o trabalho) sei que vai levar algum tempo até conseguir concluir a tarefa, pelo que tenho de considerar a hipótese da matrícula ser cancelada no decurso do processo (eventualmente poderei até adquirir um veículo já com matrícula cancelada para conseguir um preço de aquisição mais baixo).

    Algum dos foristas me sabe informar se o facto de um veículo ver a sua matrícula ser cancelada e posteriormente solicitar a sua reposição tem impactos no IUC que lhe é aplicado?

    Agradeço a atenção de quem me puder ajudar no esclarecimento desta dúvida.

    Grato,
    Gilinho
     
  2. Ao repor a matricula vai ter que pagar o "selo" a partir dessa data com base na data da 1ª matricula em portugal.
     
  3. Bom dia Rafael.

    Obrigado pelo esclarecimento.
    Assim estou mais descansado, pois com o cancelamento da matrícula temia que após sua recuperação/reativação o valor do IUC fosse calculado com base na nova tabela... (pós Julho/2007)

    Ontem, após ter colocado o post acima estive a pensar sobre o tema e fiquei na dúvida se o cancelamento da matrícula inibe o pagamento do IUC (durante o período em que a mesma se encontra cancelada), ou se o IUC só não é cobrado com o abate da viatura a que a mesma diz respeito...
    Do que tenho lido em alguns dos posts deste fórum, pelo menos da interpretação que faço dos mesmos, a inibição do pagamento do IUC só ocorre com o abatimento do veículo (daí a dificuldade que algumas pessoas referem em deixar de pagar IUC de veículos entregues em entidades não certificadas para abate dos mesmos).
    Como já me sinto delapidado (penso que o sentimento é geral) com a quantidade de impostos a que estou sujeito, gostaria de evitar o pagamento de mais um imposto (bem sei que o valor até é irrisório) enquanto estiver com o veículo parado em processo de restauro.

    Cumprimentos,
    Vitor Gil
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página