Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Calculadoura Curta, o zingarelho dos anos 60

Tópico em 'Rallys, Velocidade e Regularidade' iniciado por Dias Gonçalves, 24 Jun 2010.

Tópico em 'Rallys, Velocidade e Regularidade' iniciado por Dias Gonçalves, 24 Jun 2010.

  1. Calculadora Curta, o zingarelho dos anos 60

    Andava eu à procura de calculadoras que permitissem a soma em minutos e segundos (o que ainda não encontrei) quando me deparei com várias informações sobre uma pequena calculadora mecânica, que cabe na palma da mão, inventada em 1948, a Calculadora Curta.
    A invenção desta calculadora deve-se ao austríaco Curt Herzstark durante a 2ª Guerra Mundial mas a sua produção foi feita no Liechtenstein, pequeno país entre a Suiça e a Áustria (estive lá em 2009) na empresa Contina AG Mauren.

    Nos ralis dos anos 60 e 70 era imprescindível calcular a distância e o tempo para cumprir as médias impostas, de forma muito semelhante aos actuais ralis de regularidade. O principal problema era (e é actualmente) que o conta-quilómetros dos vários carros que fazem as provas não está aferido da mesma forma que o conta-quilómetros da organização. Se actualmente se dispõem de Terratrip e outros medidores de distância que podem ser afinados (razão dos chamados Troços de Aferição), nos anos 60 era muito mais difícil fazer esta afinação, havendo apenas o papel e lápis para fazer as contas ou então a Calculadora Curta. Os seus utilizadores foram chamados de Curta-crankers pelos utilizadores do tradicional papel e lápis e mesmo, mais tarde, pelos utilizadores de sistemas de medida de distância através de aparelhos com sensores nas rodas.

    A forma de trabalhar com as Curta não me parece fácil, mesmo depois de ter lido algumas descrições da sua utilização (http://www.vcalc.net/RallyeMag-March76.pdf Curta Calculator, Rally Racing News)

    Andei depois a pesquisar se ainda se encontravam calculadoras destas à venda e encontrei algumas no ebay, a preços entre ao 800 e as 1000 £, outras em leilão que já ia quase em 1000 USD
     

    Ficheiros Anexados:

  2. São também interessantes os cronómetros que dividem o minuto em 100 partes. Tenho um Hanhart que tem escala de 60 segundos e de 1/100 do minuto, mas este da foto explica bem a utilidade na conversão para Km/h:

    Se fizermos 1 Km em 30 centésimos de minuto (posição 3 a preto) estamos a andar a 200 Km/h
    Se fizermos 1 Km em 80 centésimos de minuto (posição 8) estamos a andar a 75 Km/h
    Se fizermos 1 Km em 34 centésimos de minuto iremos a 176 Km/h
    Se fizermos 1 Km em 98 centésimos de minuto iremos a 61,2 Km/h

    tem a velocidade para cada 2 centésimos de minuto, desde os 3000 Km/h até aos 60 Km/h
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página