Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Caixa De Fusiveis Do 127

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por João Paulo Almeida, 23 Ago 2013.

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por João Paulo Almeida, 23 Ago 2013.

  1. Bom dia,

    Gostaria de saber se algum dos colegas entusiastas tem algumas noções sobre como fazer as ligações da caixa de fusiveis de um 127 de ´73.
    Tenho duas caixas de outras duas viaturas e as cablagens da minha viatura parecem estar em boas condições.
    Neste caso só não sei como ligar os cabos as caixas.
    Se alguem me poder ajudar eu agradeço...

    Cumprimentos...
     
  2. João, deves fazer 1º a tua apresentação na secção "entusiastas", entretanto vou nudar este tópico para a secção correta.

    A melhor forma é à medida que desligas os cabos duma, ligas logo na outra de maneira a não te enganares, os fios têm terminais que ligam e desligam facilmente.

    Abraço.
     
    João Paulo Almeida gostou disto.
  3. Boas...

    Obrigado pela ajuda, ainda me encontro um pouco perdido nesta excelente comunidade...
    Vou tentar acertar nas zonas correctas...

    Em relação as ligações, embora as caixas sejam similares, alguns cabos têm cores diferentes. A maioria são iguais mas ainda existem alguns sobre os quais tenho duvidas.
    Já vi também no post de um dos colegas que existe o manual do 127 embora não tenha informação muito precisa acerca das ligaçoes...
    Vou continuar a tentar.

    Desde ja obrigado...

    abraço
     
  4. Tenho ideia que os fusíveis estão agrupados a 2 e 2 e as alimentações entram por baixo. Cada fusível tem um terminal de entrada por baixo e dois por cima de saída e basta uma alimentação para cada dois fusíveis, contudo por vezes pelo facto de estarem ligados é usado o terminal do outro para replicar a ligação (penso que só acontece no primeiro conjunto). Existe um conjunto para tudo o que funciona com positivo directo (por exemplo, buzina, luz do espelho, rádio se houver), um para máximos (direito e esquerdo), para médios (direito e esquerdo), um conjunto para mínimos (um fusível para frente direito-trás esquerdo e outro para frente esquerdo e trás direito) e um conjunto para o que funciona unicamente com a chave ligada (stops, piscas, ventoinha do radiador, instrumentos).
    Se precisar de informações concretas pergunte que tentarei ajudar.

    Cumprimentos,

    Arménio
     
    João Paulo Almeida gostou disto.
  5. Caro amigo,

    Se o seu 127 é de 73, ainda tem o quadro de 8 fusíveis. Os últimos 127 da primeira série já tinham 10, e as ligações não são iguais, pode ser essa a confusão.

    A melhor forma de garantir que está tudo no sítio certo é verificar com um diagrama eléctrico de origem, porque ao longo dos anos é muito comum haver aldrabices de todo o tipo e acrescentos.

    Se tiver o manual do proprietário, deve ter uma folha desdobrável no final com o diagrama. Se não tiver diga, que eu tento digitalizar um dos meus e ponho aqui. O manual de oficina (Revista RTA ou outra) também tem estes diagramas, e tem as cores indicadas, pelo que é fácil orientar-se.

    Um abraço!

    P.S.: Reparei agora que é daqui de perto. Se precisar de alguma ajuda, podemos combinar um dia e encontramo-nos pessoalmente.
     
    armeniopereira gostou disto.
  6. Bom dia,

    Deixo desde já o meu agradecimento pela sua resposta, fez com que entendesse um pouco melhor o funcionamento geral do sistema electrico.
    Consegui fazer a ligação pelo diagrama original da FIAT mas ainda assim a parte electrica continua sem funcionar. Segundo a opinião de um familiar mecânico estas viaturas sofriam algumas alterações não previstas no diagrama original pelo que so mesmo comparando com um 127 que esteja em circulação é que poderia ser feita a ligação.
    Vou continuar a tentar, ainda assim se tiver alguma sugestão será sempre benvinda.

    Mais uma vez obrigado,

    Forte abraço
    João Almeida
     
    armeniopereira gostou disto.
  7. Boa noite João,

    Sempre às ordens. Só tenho pena não ter sido ainda mais útil...
    Vi o post do Eduardo Relvas. Eu tinha assumido que seriam todos iguais com 10 fusíveis. Caso o seu seja de 8 não conheço as ligações... deduzo que sejam similares...
    Quando diz que a parte eléctrica continua sem funcionar quer dizer que nada liga? Ao fim de semana posso tentar ver alguma coisa concreta no do meu pai.
    Neste existem dois cabos a sair do borne positivo da bateria. Um mais fino e um mais grosso. O mais grosso vai para o alternador e motor de arranque. O mais fino entra na caixa de fusíveis e daí são feitas as derivações para resto do carro (se não estou em erro do modo já descrito: entra num dos dois fusíveis de alimentação permanente e é derivado pelo fusível do lado). Sugiro que comece a verificar por aí.

    Grande abraço,

    Arménio Pereira
     
    João Paulo Almeida gostou disto.
  8. Bom dia,

    Realmente essa informaçao da alimentação 2 a 2 dos fusiveis é bastante util, vou verificar essa situção assim que tiver disponibilidade (uma vez que so posso estar junto do veiculo nos fins-de-semana).
    Em relação a parte electrica, quando fiz as ligações da caixa de fusiveis ainda acendeu a luz do painel e um minimo, mas vim a descobrir que a ligação estava mal feita e que o circuito electrico estava em ligação directa o que me fez voltar a estaca zero (lol).
    Vou tentar organizar as ligações segundo a informação que me deu sobre a diferenciação dos varios sectores de fusiveis e segundo a informação do diagrama original.
    Voltarei a dar noticias...

    Mais uma vez agradecida,

    Forte abraço,
    João Almeida
     
    armeniopereira gostou disto.
  9. Olá,

    lembrei-me de uma coisa: todos os fios apenas trabalham com positvo, portanto uma maneira de identificá-los seria: ligar tudo o que seja utensílios no carro excepto luzes e ir encostando um positivo nestes fios um a um (cuidado para não fazer curto-circuito com a carroçaria!) e ver o que começa a funcionar com cada nova alimentação. Liga-se então depois o terminal identificado numa das SAÍDAS (parte de cima) do fusível respectivo (de acordo com o descrito no manual).
    Nota: as luzes e a ignição deverão estar DESLIGADAS porque têm os fusíveis A SEGUIR ao interruptor, logo caso não o façamos ligarão vários equipamentos ao mesmo tempo. Deverá estar a alavanca das luzes para cima (na posição de mínimos) e o interruptor desligado. As luzes acenderão à vez como o fez o mínimo que descreveu!
    De seguida é necessário identificar as alimentações da parte de baixo:
    -uma há-de vir da ignição. Quando receber positivo provocará o acendimento das luzes vermelhas do painel (com a chave desligada) - entrará por exemplo na parte de baixo dos fusíveis dos piscas; sobrará um fio que alimenta os máximos (vem da alvanca),
    -uma que alimenta os médios (vem da alavanca),
    -uma que alimenta os mínimos (vem do interruptor) e
    -uma que alimenta tudo o resto no carro; o melhor será identificar primeiro este último: em princípio será mais grosso e ao ser alimentado com positivo fará com que tudo o que esteja já ligado (excepto luzes) funcione. Entra na parte de baixo de um dos fusíveis de positivo permanente; na do outro entra o positivo que vem da bateria.
    Os das luzes deverão ser deixados para o fim: serão testados actuando na alavanca e interruptor e verificando com uma lâmpada de teste quando têm energia. Após identificados ligam-se na parte de baixo de um dos respectivos fusíveis.
    Grande abraço e bom trabalhobiggrin.png

    Arménio Pereira
     
  10. Nao li tudo mas procuras isto?
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página