Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

caixa automática vs manual

Tópico em 'Mecânica' iniciado por joão milagre, 1 Out 2010.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por joão milagre, 1 Out 2010.

  1. Estou a pensar comprar uma carrinha w124 300 TD.

    Gostaria de pedir o favor aos entendidos que me elucidem nas características, vantagens e desvantagens entre uma caixa automática e uma manual nesta marca / modelo.

    Agradeço desde já os vossos conselhos.

    Saudações.
     
  2. Caixa automatica em trafico pesado (engarrafamentos)e trafico cidadino tem as suas vantagems .A descer a serra da estrela pode tornar-se ate perigosa para quem nao esta familiarizado com as suas operacoes.
     
  3. Caixas automáticas é pra meninas :p o verdadeiro tá nas manuais, trabalhas com pés e mãos , não adormeçes :D:D
     
  4. Detesto carros Automáticos , parecem os autocarros. :))

    Sinceramente, não tenho muita experiência em automático, mas é completamente diferente conduzir um carro com o mesmo motor, automático ou outro com caixa manual.
    Estou enganado?:huh:
     
  5. Ha uma razao pela qual os engenheiros optaram pela caixa automatica nos autocarros.No caso da mercedes com o motor turbo diesel a caixa automatica e bastante eficiente com o aproveitamento total do torque que o motor produz.O unico "downfall" e a incapacidade da caixa reduzir automaticamente o que pode tornar-se um problema em descidas prelongadas e forcar o operador a usar os travoes por longos periodos causando o aquecimentos destes.
     
  6. Caro amigo, neste momento tenho dois Mercedes, um W124 200d com caixa manual e um Clk 200 automático, sem duvida que gostava que as caixas estivessem trocadas porque com o Clk daria-me mais gozo com a caixa manual, quanto ao W124 tratando-se de uma versão Diesel em que mesmo sendo um 300, o amigo não vai andar por aí a conduzir desenfreadamente. Compre a W124 e se possivel automática e depois deixe aqui o testemunho do gozo que dá circular nesse "chaimite" (assim chamam os meus colegas ao meu W124) a uma velocidade moderada retirando todo o prazer e conforto que esta carroçaria lhe vai oferecer. Eu comprei o W124 há um ano e meio mais ou menos e já lhe fiz 105.000Kms. Desde já lhe digo que podia ter comprado um Classe C, visto que eu trabalho todos os dias com o carro, mas apareceu-me um negócio com este W124 que eu não podia desperdiçar e vendi um carro de 1998 (Peugeot) para comprar um de 1991 (Mercedes w124), visto ser nacional e ter A/C de série. Qualquer dia conto o porquê deste negócio... só espero que a minha mulher não leia. Força com a compra e o que precisar de informações que eu possa ajudar, cá estou.
    Um Abraço
     
  7. Automática, automática, automática .................................. para finalizar ... automática
     
  8. Muito obrigado a todos pelas vossas opiniões
     
  9. Relativamente à escolha futura do tipo de caixa de velocidades, não vi referida uma questão que me parece importante: Manutenção/Custos de reparação e/ou substituição em caso de avarias.

    Que se pronunciem os entendidos, pois estas informações ser-me-ão uteis tambem a mim no futuro.
     
  10. Eu preferia a caixa automática...
     
  11. Eu preferia Manual :pB)
     
  12. Só quem já conduziu veículos com caixa automática, dará por si a pensar o quanto a sua qualidade de vida a bordo poderia ter sido superior, se sempre conduzisse veículos com este tipo de caixa.

    Refiro-me a quem conduziu e não quem experimentou. É que isto das caixas automáticas primeiro estranha-se e depois entranha-se...

    Também tenho um Mercedes, se bem que mais recente, com cx. automática. O plano de manutenção especificamente para a caixa prevê a mudança do fluído e filtro de 60 em 60.000 Kms. Nestas condições, existem caixas que já fizeram mais de 1.000.000 de quilómetros, meta pouco provável de ser atingida por qualquer conjunto de caixa e embraiagem "tradicional".

    Cumprimentos,
     
  13. Na minha modesta opiniao , depende do uso que lhe dara . Num mercedes , tem , a meu ver , mais interesse em automatico , contudo se for para um uso "mais radical" uma manual seria o mais indicado .

    Se bem que , com uma ma manutenção podera acontecer como um mercedes que o meu pai ja teve , em que num modesto passeio familiar a um domingo , e apos o 190 estacionado .... fomos ... .... e quando viemos .... ele so queria andar para tras :D

    ironico :D
     
  14. Nao inventem!!! Caixa automatica e para guiar nao e para conduzir!!!


    Manual, Manual, Manual .... B)
     
  15. Amigo Milagre
    sobretudo num Mercedes opte sempre pela caixa automatica, as caixas manuais são muito desagradaveis em particular a desta marca!(ja fiz a amarga experiencia)
    As caixas automaticas podem acontecer de avariar tal qual como as manuais mas as automaticas teêm uma manutenção quase nula.
    O conforto é bastante mais acrescido em qualquer automatico, mesmo antigo.
    Ponto muito importante, na opção de compra de um qualquer automovel de ocasião, os equipados com caixa automatica mecanicamente à partida devem estar muito mais bem conservados, isto porque o sistema automatico não permite ao condutor fazer red line por exemplo , o motor trabalha sempre na melhor margem da força, é quase impossivel partir um motor ligado com uma caixa automatica, tudo o que é ligado a tração tambem não sofre os choques dos arranques forçados.
    Acho que o unico senão do automatico é que conssome um pouco mais, mas depende muito da condução.
    Repare que a maioria dos Taxi no mundo são Mercedes, 95% são automaticos.
    E verdade que é preciso uma pequena adaptação e compreesão do automatismo, mas é tão segura como as manuais e até mais segura porque é mais rapida nas mudanças de regime sem perca de tração.
    E para os mais septicos e desportivos, experimentem um 911 turbo ou qualquer outro grande desprtivo automatico e comparem-no ao mesmo modelo manual e sejam francos.
    Pessoalmente à muitos anos que os meus carros diarios são automaticos, o meu Irmão meu Socio igualmente e numca tivemos problemas com os motore nem caixas ao contrario dos manuais. o meu actual Vito vai com 237000Km e numca levou um parafuso!
    Automatico sem esitar.
     
  16. Quem diz que a cx automática não reduz? E que tem de fazer uma descida só com utilização do travão?
    Automática.
     
  17. Para mim caixa aut pilotada, ou se escolhe aut ou manual, dá para todas as situações e para todos os estados de espirito.
     
  18. Sou bastante suspeito mas prefiro de longe a automática.
    Aprendi a conduzir num automático, desde que me conheço que me lembro de todos os carros do meu pai (e ainda hoje) serem automáticos.
    Os que tenho manuais sinceramente, sao-no porque nao havia cx-auto disponivel.

    Automática para cima sem hesitações. Quem diz mal das caixas auto ou pura e simplesmente nao gosta ou nunca conduziu uma
     
  19. É de salientar que quase sempre, só se consegue gostar da caixa auto quando esta está associada a motores com cilindradas já consideráveis ou potencias já acima da média;)
     
  20. Para mim carro de dia-a-dia pode ser automático, agora carro de prazer... É sempre manual (ou semi-automática com 2 embraiagem, e patilhas F1).
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página