Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Cá está ela... 325i Touring, uma familiar "com pimenta"!

Tópico em 'BMW' iniciado por Eduardo Relvas, 30 Abr 2010.

Tópico em 'BMW' iniciado por Eduardo Relvas, 30 Abr 2010.

  1. Caros amigos,

    Pois é, como já tinha dado a entender noutros tópicos, comprei o meu primeiro veículo não-italiano em mais de 15 anos (!!!), e é nada mais nada menos que... uma E30 Touring!

    100_3575Medium.jpg

    O negócio levou algum tempo a finalizar, e na semana passada finalmente solicitei a recolha ao ACP, e foi-me entregue a menina esta segunda-feira. Desde aí, os meus dias são uma agitação tremenda pois nem que seja por dois minutos, tou sempre roidinho para fazer alguma coisa nela...

    100_3576Small.jpg

    E infelizmente coisas que fazer não faltam! Esta carrinha vinha com uma especificação bastante elevada, pois veio equipada de fábrica com ar condicionado, cruise control, 4 vidros eléctricos, pack de som, estofos em pele... etc etc., o que significa fios e mais fios!

    100_3584Small.jpg

    Felizmente a maioria das coisas funciona bem, e tenho a certeza que outras tantas funcionarão correctamente quando o sistema for todo ao lugar. É que a carrinha foi comprada a um miúdo que não fez nada dela a não ser dar cabo... só idiotices! Além do lindo estado do banco do condutor, tenho o interior cheio de caganitas de bichos, as ocasionais queimadelas de cigarro (se apanhasse o sacan que as fez... :wacko:), e uma data de coisas ou em meio de desmontar ou em meio de montar! Felizmente, apesar disso, a solidez básica fez com que sobrevivesse, embora em má forma.

    100_3578Small.jpg

    A parte traseira... adoro a linha deste modelo, para mim é das carrinhas mais bonitas que alguma vez foram feitas, desde a minha adolescência que as adoro! E ainda por cima a matrícula nem de encomenda tinha saído mais adequada a mim... "QueRo 1 124"! :D:D:D

    100_3583Small.jpg

    Uma coisa que apesar de tudo foi boa é que com a carrinha vieram algumas peças sobressalentes... a porta traseira do lado do pendura tem uma amolgadela jeitosa, mas o tipo lá conseguiu desencantar uma igualzinha numa sucata, bem como um tablier completo para trocar pelo que está todo estalado no topo por causa do sol.

    O porta-luvas tinha o fecho partido, depois de o soltar por trás lá persuadi o fecho a soltar e fui recompensado pelo manual original...

    100_3609Small.jpg

    Enfim... há males que vêm por bem. O motor, por exemplo, não era dela. Foi comprado a um tipo conhecido do puto que desmanchou um 325is (ainda não percebi muito bem se versão USA ou África do Sul), mas era um Fase 1... o que significa que a injecção é das primeiras Bosch Motronic, que não funciona com a instalação da minha Touring (que é de 89).

    Através da E30zone (fórum inglês dedicado especificamente a este modelo), consegui entretanto desenrascar o conjunto completo de sensores e cablagem necessários à conversão do motor... e sorte das sortes, o rapaz também me arranjou uma centralina... remapeada pela Alpina!

    ecu.jpg

    Estou desejoso que isto cá me chegue para ouvir o meu 6 em linha a rugir... :p

    25032010155Medium.jpg

    Entretanto vou-o limpando e dando alguns toques de estética... vou pintar a tampa dos balanceiros. Já removi a cablagem completa e a centralina do motor (se alguém precisar deste material para um 325i fase 1, apite!), pronto para receber as novas peças.

    No interior, segue-se a desmontagem do tablier, e dos bancos para remover a carpete completa para lavagem... está tudo com um ar nojento!

    Acho que ainda me vou divertir com esta carrinha... sempre quis uma Touring, e com este motor vai ser bestial!

    Tenho é de tentar fazer tudo isto rapidamente, por vários factores... para começar, como os vidros ainda não fecham, está a dormir na garagem e o Spider ao relento (este fim-de-semana já conto inverter isso), e além disso é bem maior, portanto mal cabe na garagem e a patroa detesta não conseguir mexer-se lá dentro.

    Ainda não decidi se estofo tudo de novo (detesto a típica monotonia do preto com preto que deprimentemente os compradores de BMW da altura pareciam quase exigir de forma uniforme) para mudar a cor para um creme ou vermelho, ou se simplesmente trato os bancos em melhor estado com produtos para reavivar o couro e mando só reparar os estragados... logo se verá!

    Estou com aquele entusiasmo de miúdo com brinquedo novo... consegui juntar tudo o que queria. O interesse dos BMW veio da alergia a carros com tracção dianteira e a necessidade de arranjar um carro moderno decente para a patroa (neste momento um E39 525i), e o som do 6 em linha ficou-me cá dentro... ainda por cima consegui casar essa motorização bestial com a forma do E30 que sempre quis!

    Apesar de continuar entusiasticamente agarrado aos Fiats, estou a gostar de ter uma BMW! B)

    Mais notícias em breve! Um abraço a todos!
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Um não, uma... é uma menina! :D

    Sim, João, nem só de Fiats se faz a minha frota... e se houvesse mais finanças, mais clássicos não-Fiat haveria... ainda um dia hei-de ter um hot rod baseado num Ford B de 32...

    Mas não te preocupes que os Fiat não vão ficar esquecidos... bem pelo contrário! Esta menina serve para poder dar a reforma completa ao 127 e pô-lo na calha dos restauros... convenhamos que já merece! Assim esta vai passar a ser a daily driver quando o tempo não está favorável ao 124 Spider...

    Um abraço!
     
  3. Parabéns pela aquisição...e bem vindo ao maravilhoso mundo dos BMW!

    A e30 touring tem como ponto fraco a infiltração no portão traseiro. é preciso monotorizar esse aspecto com borrachas no ponto.

    Pelo aspecto não creio ser um motor de um 325IS...pois estes são 2.7! muiito raros de se verem. E possivelmente valeria bem mais do que todo o conjunto...

    Parece-me um motronic m20b25 pela localização do vaso de expansão, por exemplo. Mas com precisão basta ver o número do motor e tirar as dúvidas e saber de que modelo era oriundo.
    Quanto aos interiores, a BMW quer-se sobria e nada melhor do que o conjunto de origem com carpetes cinza. Bancos, na minha opinião nada melhor do que os Recaro em pele desportivos, existentes em opção. Em vermelho....bah! Na minha opinião não é carro para isso.

    Volante...sem dúvida um M-tech...esse saltava fora!
    Mas pelo estado das fotos...acho que terás aí muiiiitoooo trabalho. Spoiler frontal com os faróis de nevoeiro (raros nos dias de hoje), carpetes novas (se têm furos de cigarros...), estofos..pintura, etc.
    Conheço bem esses carros por dentro e por fora...e é um excelente automóvel, muito bem construído em todos os aspectos. Bem estimados duram uma vida como se está a provar.

    Mais uma vez parabéns!

    PS: Ainda ontem tive o prazer de assistir a uma excelente compra de um amigo meu. Foi buscar a Lisboa uma raridade e exclusividade...um carrito....um puro e original 325i cabriolet NACIONAL já com ABS, recaro, etc...de 1987! alpinweib2...fantástico!
    Quando saímos da primeira lavagem...uma atravessadela só para comprovar os 171Cv...antes de ir para o car-care..aquilo anda bem mesmo desafinado!

    E a caravana dos E30 aumenta...

    Neste momento já existe um fórum E30 no norte por isso...
     
  4. Caro amigo,

    Este é um 2,5, por isso suspeito que seja um 325is versão USA, que era mesmo 2,5. Os 2,7 eram os da África do Sul, e tinham mais potência. E sim, a injecção é Bosch Motronic, estou a terminar de retirar a instalação agora para trocar pela versão adequada à Touring.

    De qualquer forma, o que me interessa agora é pô-la a trabalhar... depois disso, virá a estética com calma... também me inclino para restaurar o couro original, para não ter demasiado trabalho de momento.

    O sistema eléctrico é a primeira parte que vou rever com calma, não quero montar tudo no sítio sem ter a certeza que funciona. O tablier vai sair em breve também, é uma oportunidade única...

    Em termos de brinquedos, o volante Mtech 1 virá um dia destes. Como tem o pack de som, já tem os tweeters incorporados no topo da porta (na traseira dos retrovisores) e na zona traseira. Falta agora é arranjar um rádio decente, por enquanto quando estiver pronta vai levar com o moderno que anda no Spider e para esse ou meto um antigo ou compro um RetroSound. Ainda não decidi é as jantes... como nem sequer tenho uma sobressalente, sou capaz de me virar para umas BBS... logo se verá.

    Uma coisa que não sei se resistirei é a montar uns colectores tubulares de escape em inox... :p

    Agora falta encontrar as pecinhas infindáveis que faltam... a lista não pára de crescer!

    Um abraço!
     
  5. Bem concordo.... essas são das carrinhas mais bonitas que sairam mesmo comparando com as actuais, gosto muito dessa carrinha e desse motor então... nem falo.

    Venha a recuperação... força!
     
  6. Hehehe welcome to the dark side of the force ;)
     
  7. Parabéns pela fantástica aquisição e boa sorte no restauro para levar essa menina a dar-te o Prazer de Conduzir um E30 :D .
    Quanto aos vidros que precisas de subir podes sempre tirara a forra da porta e ir directamente á ficha do motor com duas pontas de fio + uma bateria e conforme a posição em que encostares os fios á ficha o vidro sobe ou desce .
    Quando precisares de alguma ajuda ou material para ela diz que eu ajudo no que puder.
    E obrigado por salvares essa máquina de um mau fim .
     
  8. Já sabia há algum tempo, mas mesmo assim, parabéns!

    Não te esqueças dos Fiat! :huh::huh:
     
  9. Parabéns Eduardo, vai sair daí um bom estradista com "nervos" suficientes para umas brincadeiras, eu pessoalmente gosto mais da E34 mas essa não fica atrás excepto em tamanho:D, boa sorte com essa aventura.
     
  10. Parabéns pela aquisição;)
    Quando olhei para os interiores até me deu um baque, como é que alguém faz uma coisa dessas, será que quem fez pensou da seguinte forma, és minha e de mais ninguém:D:gear_sad2:
    Há uns 20 anos viam se muitas agora já mal se vêem, vi à umas semanas uma com o volante à direita;)
    Ver anexo 167055
     

    Ficheiros Anexados:

  11. Eduardo, parabéns pela Touring. A fileira E30 do portal a engrossar...:D

    É uma mana mais nova do meu 320i cabrio (também QR).

    A traseira das 3' touring é sem dúvida das mais bem conseguidas esteticamente, e não tem nada a ver com outros modelos que mais não são do que "berlinas com um acrescento". A 3' touring tem personalidade própria, qualidade de construção e é liiiinda...mas convém ficar pelas de 6 cilindros...

    Tive várias(carro de função) mas a que me encheu as medidas foi uma 325 ix que não foi minha :(-

    Se calhar já tens, mas encontrei no meu arquivo um catálogo da época e deixo umas fotos.
     

    Ficheiros Anexados:

  12. Parabens pela compra! Força ai com esse projecto!!!
     
  13. Há ai muito a fazer mas nada que não se resolva.

    e o motor original?
     
  14. Parabéns Eduardo!!! Essa era uma das carrinhas que adorva ter... Ou uma E30 ou uma MB W123 Touring...
    Agora coragem para o trabalho que tens pela frente amigo!!!
     
  15. Parabéns Eduardo! É bom saber que nem só de Fiats se fazem os teus gostos. Agora é pôr essa loura alemã a cantar.

    Excelente aquisição ;)
     
  16. Os gatos arranharam os bancos ???
     
  17. Tens aí trabalhinho para te entreteres durante uns tempos, mas vai valer cada segundo...

    Parabéns pela compra.
     
  18. Ai está o bicho ! Que linda , acho que tenho ganho um fraquinho por estas Touring , porque sao mesmo bonitinhas , quem sabe um dia até quando tiver familia é diversao para todos B)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página