Buick Streamliner restaurado

Helder Manuel Oliveira

Pre-War
Premium
Portalista
Num tempo em que a voluptuosidade imperava e as curvas eram um dos traços mais importantes em variadas áreas, Norman E. Timbs criou, em 1948, um dos ícones supremos do mundo dos carros clássicos, o Buick Streamliner. Por mais de sessenta anos caído no esquecimento, eis que teve o merecido restauro às mãos de Dave Crouse.

Curvas como estas abandonaram os carros que circulam nas cosmopolitas cidades de hoje mas, clássicos como o Buick Streamliner de 1948, criado por Norman E. Timbs e agora restaurado por Dave Crouse mantêm viva a voluptuosidade de outros tempos.

Engenheiro mecânico, Timbs levou mais de dois anos a terminar este elegante roadster, assegurando a qualidade do seu trabalho a capa da revista Motor Trend, além de artigos noutras importantes edições como a Mechanix Illustrated, Popular Mechanics ou a Motor Life. Composto por um chassi de aço e um corpo em alumínio trabalhado à mão, o Streamliner teve um custo de 10,000 USD, dos quais 8,000 representam a grande fatia do orçamento e que foram investidos no distinto e curvilíneo corpo do veículo.

O design de Norman distanciou-se dos cromados excessivos e das enormes barbatanas traseiras que dominavam o mundo automóvel da América. Ainda hoje um dos carros mais raros do mundo, único, já nos anos quarenta o Buick Streamliner era uma raridade para os americanos, e talvez tenha sido ele mesmo o grande ícone e o modelo seguido no pós-guerra.


Depois de uma restauração completa, fiel e exigente, 2010 foi o ano em que este magnífico clássico reapareceu ao mundo no Amelia Island Concours d'Elegance, concorrendo na categoria Motor Trend Cover Cars, da qual não saiu vencedor, infelizmente.

Não só é improvável que esta pequena maravilha seja vista de novo na estrada, como também que torne a ser visto em leilão: mais que raro, é único, e incomparavelmente belo, pelo que é difícil que qualquer que seja o seu proprietário o queira perder, independentemente do preço que possa atingir. Mas mais que estas questões práticas, é realmente uma pena que veículos que transportam um legado como este o encerrem em si, e que o Buick Streamliner não torne a inspirar uma revolução automóvel como fez no passado século.
 

Anexos

  • ZZ5B11C3CE.jpg
    ZZ5B11C3CE.jpg
    52.3 KB · Vistos: 12
  • ZZ5D45B17E.jpg
    ZZ5D45B17E.jpg
    54.7 KB · Vistos: 11
  • ZZ77AE254F.jpg
    ZZ77AE254F.jpg
    75.5 KB · Vistos: 10
  • ZZ107CD8BB.jpg
    ZZ107CD8BB.jpg
    61.3 KB · Vistos: 10
  • ZZ1646F25B.jpg
    ZZ1646F25B.jpg
    92.7 KB · Vistos: 10
Topo