Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Bombas de Gasolina Electricas ?

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Alexandre Sequeira, 11 Mar 2010.

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Alexandre Sequeira, 11 Mar 2010.

  1. Mas afinal qual é a finalidade ? o_O
    Se colocar num motor com bomba mecanica pode-se vir a notar alguma coisa ?
    Ilucidem-me amigos :huh:
     
  2. Claro que se nota diferença. A mecânica é movida pelos braços da cambota. Se colocar uma eléctrica além de de poupar um pequeno esforço do motor, mantém a gasolina com um débito regular. Coloquei uma no meu Mini e considero excelente. O motor tem outra vida. No entanto, há quem diga que a mecânica não deixa ninguém "apeado" é só dar um empurrão ao carro... e lá vai ele...
     
  3. António , andei a penssar em colocar umas destas bombas facet Resultados da pesquisa de http://minishop-portugal.com/loja/images/0101B261%20E%200101B0262.JPG no Google
    Mas e depois ? Nao existem umas com grandes debitos e outras com pequenos ?
    Isto chegava para o meu motor ? m10 (1800cc)
     
  4. O melhor é ir a foruns tentar saber se alguém já tentou essa alteração, ou ao site da FACET (excelentes bombas de gasolina, também tenho uma e nada a dizer), e saber se fabricam algum modelo aconselhado para esse motor.
    Outra vantagem que eu sinto na bomba eléctrica, é que num clássico que não circule tantas vezes como um recente, a bomba eléctrica enche as tubagens de gasolina mesmo sem esforço do motor de arranque, logo o motor vai pegar mais facilmente e até a bateria se preserva.
     
  5. Uma coisa que eu noto é ele ficar sem bateria , isto se nao lhe mexer no minimo em 2 ou 3 semanas..
    Por acaso nao me importava nadinha de lhe por uma , mas o pior é depois arranjar uma peça para tapar o sitio da bomba :))
    Obrigado pelas respostas :p
     
  6. Sobral,por isso é que há malta que monta duas bombas electricas...quando avaria uma é só trocar tubos e fios electricos...;)
     
  7. Num MINI existe a, e passo a citar "petrol pump blanking plate" em bom português 'placa para tapar o buraco onde estava a bomba de gasolina'. Procura por este nome com o nome do teu carro ou com a série do motor, se for de um automóvel antigo, os ingleses têm, mesmo que não seja inglês.
     
  8. Boas Alexandre, isso da junta cega qualquer mecânico lha faz, ou como disse o António e bem manda vir pela net.;)
    Em relação ao tipo de bomba a Facet tem vários modelos dependendo da potência do motor, de modo que é facil a sua escolha.

    Um abraço.
     
  9. É um motor 1800cc a carburador e 96cv acho eu ..
    Gostava de uma bomba que dê para o dia-a-dia , mas quando me apetece-se carlcar o pedal ela nao fuja há regra eheh
    qual escolhiam voces ?
     
  10. Meta esta bomba:
    FUEL PUMP FACET SILVER TOP FAST ROAD UP TO 150 BHP NEW on eBay (end time 30-Apr-10 20:19:36 BST)

    Não se esqueça de um regulador de pressão(embora esta bomba tenha pouca pressão), se não o carburador até se espuma pela boca!!!:D:D:D

    FUEL REGULATOR FILTER KING 85mm ALLOY BOWL + GAUGE NEW on eBay (end time 15-May-10 20:53:00 BST)

    E a pressão para o carburador deve andar por volta dos 4 psi no caso dos weber um pouco abaixo 3-3.5psi. Nos carburadores o que interessa é o caudal e não a pressão.;)
     
  11. Por que preço que ficaria esta brincadeira ?
    Já agora , aonde ficaria aquilo tudo montado ? :p
     
  12. Alexandre não procures todo o tipo de respostas aqui no Portal, cada mecanico trabalha com a sua tabela o que fazes melhor é começares a visitar diferentes mecanicos e pedes diferentes orçamentos, perguntar não custa nada...
     
  13. A outra hipótese e investigares nos sites dos E30 e veres o que está feito, montar a bomba não tem ciência por aí alem. Apenas tens de escolher o sitio e ligar tubo e fios.
    Faz o trabalho de casa, hoje a net é uma maravilha e só não dá cafés, ainda, suja as mãos e diverte-te. deixa para os mecânicos o que é realmente difícil.
     
  14. A minha bomba de gasolina eléctrica da FACET tem o regulador incluido. Quando as cubas enchem, a bomba entra em auto-retorno até sentir falta de pressão no tubo que vai da bomba até aos carburadores.
    Quanto ao resto como o Jorge Faustino já disse, é fixar a bomba perto do depósito, passares um fio eléctrico para alimentação até a um interruptor no tablier e do tablier à caixa de fusíveis, e em seguida esvaziares o depósito de gasolina ao máximo, desligares o tubo que sai do depósito e ligar-lo à saída da bomba, e pôr um tubo desde o depósito até à entrada da bomba, cá á frente, desligas o tubo que vai da bomba antiga (mecânica) até aos carburadores e o que vem do depósito até à bomba antiga (mecânica), desmomtas a bomba mecânica (antiga) colocas a "petrol pump blanking plate", não esquecer a junta, e, se os tubos estiverem em bom estado, pôes uma união em tubo de latão ou inox, plástico não, se os tubos tiverem já coçados substituis, voi lá.
     
  15. A bomba so é acionada quando se dá a chave ou fica sempre a trabalhar ?
    Obrigada a todos peloas suas respostas
     
  16. O botão que fica no tablier é para controlo da bomba. Deverás ligar-lo a um fusível que só tenha corrente com a chava na posção intermédia antes da ignição (rádio, vidros etc.), o botão serve para ligares a bomba sem forçares os outros sistemas de ignição e encheres as cubas dos carburadores antes de dares à chave para o motor de arranque, e fica sempre ligada enquanto o motor do carro estiver ligado.
     
  17. Alexandre,

    Como já foi dito e bem, há tampões para fechar a zona de montagem da bomba mecânica, ou fazem-se com facilidade, se agarrares numa junta da bomba e levares a um torneiro ele faz-te uma tampa em três tempos.

    Eu montei uma bomba eléctrica no meu 124 Spider, e é um descanso... nunca mais tive de dar à chave uma eternidade até puxar gasolina quando tá parado muito tempo, para mim esse é o maior ganho. De resto em andamento pouco ou nada se nota, tirando talvez se o motor aquecesse muito que poderia causar bolhas de vapor com a mecânica, e esta montada na traseira nunca aquece a tal ponto.

    A minha instalação eléctrica teve em conta a questão da segurança, e assim fiz um circuito de alimentação com dois relés para só ligar a bomba quando tenho a ignição ligada e o motor tem pressão de óleo (um relé é activado com a ignição e o outro quando a luz da pressão apaga). Para atestar a bomba a frio com o motor parado, tenho um interruptor de pressão (tipo botão de campainha), assim atesto-o e só depois dou à chave.

    Se quiserem depois ponho aqui o esquema.

    Um abraço!
     
  18. Eduardo,

    gostava de ver esse esquema. Estou para por uma no meu Manta e gostava de ter essas seguranças...

    Obrigado desde já.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página