Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Bomba Gasolina Electrica

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Rui Gaspar, 12 Mai 2008.

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Rui Gaspar, 12 Mai 2008.

  1. Boas. Há algum tempo adquiri uma bomba de gasolina Facet e um regulador de pressão King para o meu 2002 com o proposito de alimentar os dois Weber DCOE já anteriormente montados. Após a montagem de ambos e seguindo sempre escrupulosamente as instrucções de montagem coloquei o motor em funcionamento, e após alguns instantes verifiquei que a bomba de gasolina electrica nunca desliga. Ainda pensei ser erro na montagem, mas não. A minha duvida prende-se com o facto de: A bomba após por todo o circuito a pressão não deveria de desligar? Só voltado a ligar quando a pressão no circuito baixa-se? Ou o funcionamento da bomba é assim mesmo? Qualquer resposta será bem vinda. Boas curvas.
     
  2. Boas Gaspar, há bombas que nunca desligam(o circuito de gasolina tem tubo de retorno ao depósito). Para carros com carburadores tem de ser com interruptor, que desliga quando fica com a pressão adequada.Tenho um E21 com carburadores duplos e vou colocar bomba e regulador, já esperimentei uma tirada de um alfa, liga-se a chave antes de pôr o carro a trabalhar e ouve-se a bomba a trabalhar até os carburadores estarem cheios e em pressão , depois pára,só volta a ligar quando precisa.
     
  3. Exactamente, o ideal será uma bomba que desligue assim que os carburadores fiquem cheios...

    Já agora Rui, a bomba de origem não era suficiente?

    Cumprimentos
     
  4. boas... as bombas que param são as chamadas tic-tac... estas bombas se nao estou em erro vinham nuns minis, ou do grupo mini... nao tenho a certeza se alguns alfas traziam tb... na minha zona umas +/- ja vi a 75€... e dpx á as k nunca param, tendo nós que aplicar um regulador de pressão, e quando chegar á pressao adequada vai para o retorno, e anda sempre nisto, penso que para carburadores as melhores são as tic-tac... ja montei algumas em carochas, é o ideal, temos o carro parado meses, e é só chegar lá ligar a chave e quando a bomba deixa de dar os tic-tac... é dar a chave e pega á ultima.
    ja tenho andado a pensar tentar inventar um "pressostato" para desligar a bomba, porque na oficina onde trabalho nao faltam bombas de gasolina normais (sempre ligadas) é um desperdicio!!
    abraços
     
  5. Boas. Obrigado a todos pelas respostas. Sr.º Luis Almeida o meu 2002 não tem tubo de retorno ao depósito e a bomba nunca para, mesmo em pressão. Dai a minha duvida. Sr.º Rui Coelho de facto o ideal seria uma bomba que desliga-se assim que os carburadores fiquem cheios mas isso não acontece. Quanto ao facto se a bomba de origem chega ou não, depende, actualmente tenho uns Weber DCOE 40 com a arvore de cames de origem, pistões do Tii e colector de escape do Tii, mas no futuro vou colocar-lhe uma arvore de cames de 292º e uns Weber 45 para tentar "expremer" 150hp por isso estou só a adiantar-me. Sr.º João Santos a bomba que estou a usar é uma Facet, se deveria parar ou não quando atinge a pressão adequada não sei, mas é isso que eu gostaria de saber.
    Será que deveria de ter um tubo de retorno ao depósito? Se sim, em que parte do sistema de alimentação devia de partir esse mesmo tubo? As bombas Facet são de funcionamento continuo ou deveriam de parar com a pressão? Obrigado.
     
  6. Se a bomba estiver montada junto do motor, convém ter um retorno. Se estiver longe das fontes de calor, deve-se omitir a linha de retorno.

    A linha de retorno serve para manter a gasolina em movimento e assim mantê-la fresca para evitar bolsas de evaporação. Com a bomba longe das fontes de calor, não está sujeita a aquecimentos logo é preferível não ter a linha de retorno.

    Eu tenho uma bomba da Huco no meu Spider e esta pára quando atesta o circuito. Como a montei no porta-bagagens junto ao depósito dispensei a linha de retorno, que de qualquer forma o meu Spider não tinha.

    Algumas bombas nunca param de fazer barulho, mas deve ser muito pouco. Convém é ter a certeza que quando os carburadores atestam as cubas ficam fechadas e não inundam. O regulador de pressão está ajustado para que pressão?

    Um abraço!
     
  7. Boas. Sr.º Eduardo Relvas o regulador de pressão foi regulado a "olho", no entanto a carro puxa bem e quando faz longas tiradas a fundo no autoestrada(quando digo longas tiradas falo em 15 minutos seguidos com o acelerador a fundo) nunca dando sinais de lhe faltar a gasolina. A minha preocupação reside no facto de quando estou parado no transito com o motor as 900rpm´s estar continuamente a ouvir o tic-tac da bomba. Não havera uma solução para a bomba desligar quando atinge a pressão? Esta bomba que tenho montada trabalha com uma pressão de 6,5 a 7,0 com um caudal de gasolina de 159 litros hora podendo ser usada em motores com mais de 200hp.
     
  8. A minha bomba Facet Dourada, vai reduzindo o Tic-Tac à medida que as cubas enchem, mas nunca pára e nunca verteu gasolina por lado nenhum. Acho que o circuito de retorno será interno dentro da própria bomba que sente a pressão do tubo que vai para a frente (carburadores) e internamente faz o retorno daí que o Tic-Tac da minha Facet fique mais baixo, sendo este o sinal de que o circuito estárá na pressão desejada.
     
  9. Boas , o amigo barbosa tem razão a bomba pode não parar e fazer circuito interno , e no seu bmw a bomba esta a funcionar bem caso contrario ou não fazia tiradas a fundo ou quando parasse afogava os carburadores o que é muito fácil acontecer, continue assim que está a ir bem, se dá gaz é porque está bom:laugh:
     
  10. Ui Ui... se não fosse o regulador de pressão já tinham aparecido os problemas :sorry: os carburadores precisam de caudal e pouca pressão. como sou um cabeça de abóbora não me lembro ao certo os valores mas são bem a baixo dos 6. Convem ver a pressão que o regulador está a dar porque em termos futuros eles começam a queixar-se
     
  11. Olá a todos,

    sim, com dois carburadores a pressão máxima deve rondar os 2-4 bar dependendo da especificação, mas acho que as agulhas das cubas só aguentam no máximo 4,5 a 5 bar.

    Para aplicações mais extremas tem de se substituir as agulhas por outras utilizadas em aplicações de motores turbo, que aguentam mais de 6 bar. Não sei se todos os fabricantes dispõem destas agulhas, sei que a Dellorto tinha.

    Num motor fast-road funcionará perfeitamente com 2,5 bar de pressão máxima, julgo eu.

    Um abraço a todos!
     
  12. Tá tudo doido??

    2 a 4 Bar era pra fazer dos carburadores pipocas!

    A pressão ideal deve situar-se entre os 2 e 4 PSI

    Se o regulador de pressão estiver na mala, a pressão deverá se aproximar dos 4.... se estiver no compartimento do motor deverá ser perto dos 2... é preferível menos pressão do que demasidada.....
     
  13. Boas.
    Eu montei uma bomba eléctrica no meu celica que é de 1975 com dois carburadores duplos,liguei as mangueiras no seu sitio certo,os fios et voilá tudo correu e corre ás mil maravilhas,mas não entendi muito bem o teu problema por norma isto funciona assim:
    Ao meter a chave na ignição rodar a chave no ponto 1 ele liga automácticamente a bomba depois é só rodar até ao ponto 2 para ligar o motor.
    P.S. Ao ligar ao ponto 1 fica o circuito em carga mas a bomba sempre em funcionamento.
    O meu funciona assim.;)
     
  14. Ainda bem que viste... só me ocorreu já depois de ter desligado o pc e tar no meio da aula, porque quando escrevi aquilo tava a meio de um exercício de termodinâmica com uns alunos e baralhei-me todo... :D

    Um abraço!
     
  15. Vivam
    Conheço dois tipos de bombas da Facet. Já tive das duas. Ambas fazem sempre barulho. Mais forte quando estão a encher as cubas e mais ligeiro depois. Nenhuma usa tubo de retorno. (Logo deve ser interno).
    Só duas coisas:
    Para Weber manter a pressão abaixo de 3,5 psi.
    Prefira uma montagem que "empurre" a gasolina ao invés de a "chupar".
     
  16. webers maximo 3.5 PSI solex 2.5psi .a bomba Facet tem uma valvula de descarga no interior e esta desenhada para empurrar e nao chupar.Montar ao pe do tank de gasolina.carros de carburador na necessitam retorno. a bompa facet pode trabalhar entre 1.5 psi e 7.5psi.
     
  17. Luis Miguel Almeida

    De que carro era?

    33 ? cilindrada?

    Ou ainda como adicional a referência da bomba.

    Agradecido
     
  18. Olá !
    Estou a montar um weber dcoe 40 em conjunto com uma solid state , regulador de pressão e filtro King.
    Contudo ,não sei se será melhor optar por um carburador 34 dmtr que equipava o Fiat 124 -1600 rally, dado que o dcoe 40 depois de assente na falange , esta joga directo em cima da culassa e a tampa de valvulas abarth que tenho, tem a admissão do carburador em conjunto,logo ou teria de cortar a admissão ou, colocar outra tampa de valvulas.
    Além disso ainda tenho o problema do dcoe não encaixar na tampa do filtro de ar.
    Bom , mas segundo o que entendi, para montar o sistema de alimentação de gasolina , e , como coloquei a bomba de gasolina perto do depósito, não vou enão necessitar da linha do retorno.
    Estou a pensar fazer da seguinte forma, sai o tubo de alimentação do depósito da gasolina, passa por um filtro entra na bomba de gasolina e sai desta entra no regulador e sai e sai até ao carburador.
    Como é que eu faço depois com a outra linha no carburador , vai ligar na outra entrada do regulador é isso??
     
  19. O DMTR " series" so foi instalado em motores montados transversalmente.
     
  20. Então quer dizer que não dá o do 124 RALLY-1600!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página