Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

boas comunidade Do Portalclassicos

Tópico em 'Os Entusiastas do Portal' iniciado por Tiago M Carvalho, 18 Jun 2008.

Tópico em 'Os Entusiastas do Portal' iniciado por Tiago M Carvalho, 18 Jun 2008.

  1. Como já viram sou o Tiago tenho 19 anos e já algum tempo que gosto de clássicos, fico babado sempre q vejo um clássico bem estimado na estrada... já a um mês que ando a seguir uns fiat 127 mk1 para fazer o meu 1º restauro.
    post-12-1206051933.jpg
    vou aproveita este tópico para não criar outro para saber mais informações.
    Gostaria de saber mais sobre o carro em termos de segurança e se o motor é fiável, não encontrei muito informação sobre o motor, se da muitos problemas ou não.
    Já algum tempo q ando a seguir os restauros dos fiat 127 daqui e falam muito bem do motor e que se porta bem.
    Gostaria também de saber se acham q o carro porta se bem para andar no dia a dia?
    Se o motor aquece muito?
    tenho mais perguntas mas isso é depois de conseguir adquirir o carro.

    Obrigado e continuação.
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Bem vindo ao portal.
    Cumprimentos
     
  3. Bem vindo Tiago ao Portal dos Clássicos ;)!! O Fiat 127 é uma boa escolha...força nisso ;)
     
  4. Bem vindo ao portal!

    Daqui a pouco os "Expert`s" em Fiat`s já lhe vão ajudar...

    Abraço
     
  5. Bem-vindo ao Portal, boa sorte para a procura do clássico...

    cumprimentos.
     
  6. Bem-Vindo ao Portal...

    Fiat 127 é boa compra...

    Cumprimentos
    FF
     
  7. Bem vindo ao Portal do Classicos
     
  8. Bem-vindo, Tiago!! Tens um bom gosto assinalável!

    O Fiat 127 é um grande carro! Fiável, robusto e apaixonante.

    Para saberes pormenores específicos, manda uma Mensagem Privada ao Eduardo Relvas (eh eh eh, já o estou a "queimar"...).
    Ele, além de ter um 127, sabe MUITA coisa sobre Fiats.
     
  9. ok ok obgdo vou entao procurar esse membro
    obgdo :D
     
  10. Bem vindo ao grupo!! ;)

    Boa sorte na procura do 127. É uma excelente máquina :huh:

    Cumprimentos ;)


    Nota:
    Tiago, vais-nos fazer uma favor, :D perdes mais uns segundos e escreves sem abreviaturas e com acentuação, pois facilita a leitura de todos os membros ;)
    Já fiz a alteração do teu texto
     
  11. Bem vindo ao cantinho dos clássicos :feliz:
     
  12. Bem Vindo!;)

    Parabéns!! É um belo Fiat!:D
     
  13. pra já tenho dois negócios em vista, um fiat 127 mk1 que anda tds os dias parece q é de um trolha, devo na proxima semana ver o carro so espero que esteja bom de chapa e de motor, se tiver bom pode ser um negocio da china =D
    o outro negocio sao dois carros um q anda e outro para peças por 500€ agora falta saber qual é a serie.
     
  14. Olá Tiago,

    Antes de mais tenho de te dar os parabéns pela escolha, o 127 é um excelente primeiro clássico, porque apesar de simples na sua essência, é um carrinho muito divertido de conduzir.

    Respondendo mais pormenorizadamente às tuas perguntas:

    - O motor é muitíssimo fiável, pois foi concebido para suportar os piores castigos que os italianos pudessem imaginar (e nós também... eu já fiz o meu passar horas a fio na autoestrada aos berros, sem qualquer queixa - se os ouvidos aguentam, o motor também :D). Para ter a certeza que se mantém assim, basta fazer a manutenção a tempo e horas (o manual diz para trocar o óleo cada 10,000 km, eu recomendo no máximo 7,500 e trocar o filtro vez sim vez não) e trocar o anticongelante anualmente. Importante é certificares-te que o motor é Fiat e não Seat, pois os blocos Seat (montados maioritariamente a partir de fins de 77) são muito menos robustos. E isto não se resume aos blocos, as caixas de velocidades vão pela mesma linha.

    - Em termos de uso diário, o 127 é a minha recomendação pessoal como clássico ideal, porque tem consumos baixos, é muito fiável e simples de manter, e as peças ainda se arranjam com muitíssima facilidade (o motor andou anos e anos nos Pandas, Unos e Cinquecentos e afins) e a bons preços. Não há muitas maneiras de nos deslocarmos mais baratas que um 127!

    - Em termos de segurança, o 127 é dos melhores da sua época. Nesta altura a Fiat já fazia pesquisa sobre carroçarias com zonas de deformação programada (um programa estreado com o antecessor 128), e tinha já muitos pormenores perfeitamente modernos como as colunas de direcção articuladas que recolhem com o impacto (basta ver que até as 4L mantiveram até ao fim da produção já na década de 80 uma coluna rígida, o que garante uma experiência dolorosa em caso de impacto frontal). A segurança activa passa por um excelente chassis com suspensão independente às 4 rodas e um comportamento excelente em estrada. Aqui para melhorar a estabilidade e travagem, posso recomendar a montagem de umas jantes de liga com pneus 155/70 R13 (e não mais que isto, senão começa a perder qualidades, e esta medida ainda é fácil de arranjar e baratíssima).

    - Se o motor aquece, é sinal que foi mal cuidado. Os motores Fiat exigem mudanças anuais de anticongelante devido à protecção anti-corrosiva que este oferece. Se se deixa degenerar a qualidade dele, vai haver um fenómeno chamado de corrosão electrolítica devido ao contacto de dois metais diferentes (a cabeça é de alumínio e o bloco de ferro), e quem vai sofrer é o sistema de arrefecimento que fica cheio de detritos de alumínio oxidado e mais tarde será a junta da cabeça que queima. Qualquer carro que vás ver, abre a tampa do radiador (com o motor frio...) e vê a aparência do líquido, deve notar-se a côr (azul ou verde), se fôr castanho há muita ferrugem na água e é sinal de maus cuidados. Também podes verificar o aspecto do líquido no vaso de expansão (pequeno depósito suplementar de água ligado ao radiador, no 127 MkI fica no canto frontal direito (lado do pendura), e é ligeiramente arredondado.

    - De resto é analisar a carroçaria. Locais comuns de problema são os cantos atrás do capot, na base do pilar do pára-brisas, que corroem de dentro para fora, porque eram mal protegidos de fábrica. Também é comum haver uma ligeira fractura de stress na base do pilar B (ou seja, junto à porta à frente das janelas laterais traseiras). De resto verificar embaladeiras, arcos de rodas e as zonas envolventes do pára-brisas e óculo traseiro. Trabalho de chapa é pior e muitas vezes sai mais caro que a mecânica.

    - Falhas habituais na mecânica são os sincronizadores (nota-se um "arranhar" nas passagens de caixa, costuma falhar especialmente na segunda ou terceira), ou em motores mal tratados pode haver emissão de fumos devido a desgaste dos segmentos. Na trasmissão podem falhar as coroas de rolamentos no interior dos semi-eixos (difícil de perceber mas raramente problemático) ou as juntas homocinéticas, especialmente em carros com pneus mais largos, pois estas sofrem bastante em manobras de carro parado. O sinal de homocinéticas em mau estado é um baque surdo e repetitivo (tac tac tac) quando se arranca com o volante todo virado para um lado, ou ao descrever uma curva lenta com a direcção muito fechada para um dos lados.

    No entanto, nenhum destes problemas é muito sério de resolver (mesmo que se tenha de trocar um órgão completo, ainda se arranja tudo a preços ridículos) e não implica grandes despesas, pode é servir como base de regateio.

    Espero ter ajudado, se tiveres mais questões diz! Um abraço!
     
  15. Boas Tiago,B)

    Bem Vindo ao Portal...
     
  16. obgdo pelo esclarecimento, muito util. Ja vi que temos aqui um craque em 127 :D
    Mais pergt tenho a certeza q vao surgir quando tiver o carro X)

    mais uma vez obgdo pela ajuda
    cumprimentos
     
  17. Bem vindo ao portal.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página