boas comunidade Do Portalclassicos

Tiago M Carvalho

Patinho Feio
Como já viram sou o Tiago tenho 19 anos e já algum tempo que gosto de clássicos, fico babado sempre q vejo um clássico bem estimado na estrada... já a um mês que ando a seguir uns fiat 127 mk1 para fazer o meu 1º restauro.
post-12-1206051933.jpg
vou aproveita este tópico para não criar outro para saber mais informações.
Gostaria de saber mais sobre o carro em termos de segurança e se o motor é fiável, não encontrei muito informação sobre o motor, se da muitos problemas ou não.
Já algum tempo q ando a seguir os restauros dos fiat 127 daqui e falam muito bem do motor e que se porta bem.
Gostaria também de saber se acham q o carro porta se bem para andar no dia a dia?
Se o motor aquece muito?
tenho mais perguntas mas isso é depois de conseguir adquirir o carro.

Obrigado e continuação.
 

Anexos

  • post-12-1206051933.jpg
    post-12-1206051933.jpg
    43 bytes · Vistos: 0
  • post-12-1206051933.jpg
    post-12-1206051933.jpg
    43 bytes · Vistos: 0
  • post-12-1206051933.jpg
    post-12-1206051933.jpg
    43 bytes · Vistos: 0

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Bem-vindo, Tiago!! Tens um bom gosto assinalável!

O Fiat 127 é um grande carro! Fiável, robusto e apaixonante.

Para saberes pormenores específicos, manda uma Mensagem Privada ao Eduardo Relvas (eh eh eh, já o estou a "queimar"...).
Ele, além de ter um 127, sabe MUITA coisa sobre Fiats.
 
OP
OP
Tiago M Carvalho

Tiago M Carvalho

Patinho Feio
João Luís Soares disse:
Bem-vindo, Tiago!! Tens um bom gosto assinalável!

O Fiat 127 é um grande carro! Fiável, robusto e apaixonante.

Para saberes pormenores específicos, manda uma Mensagem Privada ao Eduardo Relvas (eh eh eh, já o estou a "queimar"...).
Ele, além de ter um 127, sabe MUITA coisa sobre Fiats.

ok ok obgdo vou entao procurar esse membro
obgdo :D
 
Bem vindo ao grupo!! ;)

Boa sorte na procura do 127. É uma excelente máquina :huh:

Cumprimentos ;)


Nota:
Tiago, vais-nos fazer uma favor, :D perdes mais uns segundos e escreves sem abreviaturas e com acentuação, pois facilita a leitura de todos os membros ;)
Já fiz a alteração do teu texto
 
OP
OP
Tiago M Carvalho

Tiago M Carvalho

Patinho Feio
pra já tenho dois negócios em vista, um fiat 127 mk1 que anda tds os dias parece q é de um trolha, devo na proxima semana ver o carro so espero que esteja bom de chapa e de motor, se tiver bom pode ser um negocio da china =D
o outro negocio sao dois carros um q anda e outro para peças por 500€ agora falta saber qual é a serie.
 

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Olá Tiago,

Antes de mais tenho de te dar os parabéns pela escolha, o 127 é um excelente primeiro clássico, porque apesar de simples na sua essência, é um carrinho muito divertido de conduzir.

Respondendo mais pormenorizadamente às tuas perguntas:

- O motor é muitíssimo fiável, pois foi concebido para suportar os piores castigos que os italianos pudessem imaginar (e nós também... eu já fiz o meu passar horas a fio na autoestrada aos berros, sem qualquer queixa - se os ouvidos aguentam, o motor também :D). Para ter a certeza que se mantém assim, basta fazer a manutenção a tempo e horas (o manual diz para trocar o óleo cada 10,000 km, eu recomendo no máximo 7,500 e trocar o filtro vez sim vez não) e trocar o anticongelante anualmente. Importante é certificares-te que o motor é Fiat e não Seat, pois os blocos Seat (montados maioritariamente a partir de fins de 77) são muito menos robustos. E isto não se resume aos blocos, as caixas de velocidades vão pela mesma linha.

- Em termos de uso diário, o 127 é a minha recomendação pessoal como clássico ideal, porque tem consumos baixos, é muito fiável e simples de manter, e as peças ainda se arranjam com muitíssima facilidade (o motor andou anos e anos nos Pandas, Unos e Cinquecentos e afins) e a bons preços. Não há muitas maneiras de nos deslocarmos mais baratas que um 127!

- Em termos de segurança, o 127 é dos melhores da sua época. Nesta altura a Fiat já fazia pesquisa sobre carroçarias com zonas de deformação programada (um programa estreado com o antecessor 128), e tinha já muitos pormenores perfeitamente modernos como as colunas de direcção articuladas que recolhem com o impacto (basta ver que até as 4L mantiveram até ao fim da produção já na década de 80 uma coluna rígida, o que garante uma experiência dolorosa em caso de impacto frontal). A segurança activa passa por um excelente chassis com suspensão independente às 4 rodas e um comportamento excelente em estrada. Aqui para melhorar a estabilidade e travagem, posso recomendar a montagem de umas jantes de liga com pneus 155/70 R13 (e não mais que isto, senão começa a perder qualidades, e esta medida ainda é fácil de arranjar e baratíssima).

- Se o motor aquece, é sinal que foi mal cuidado. Os motores Fiat exigem mudanças anuais de anticongelante devido à protecção anti-corrosiva que este oferece. Se se deixa degenerar a qualidade dele, vai haver um fenómeno chamado de corrosão electrolítica devido ao contacto de dois metais diferentes (a cabeça é de alumínio e o bloco de ferro), e quem vai sofrer é o sistema de arrefecimento que fica cheio de detritos de alumínio oxidado e mais tarde será a junta da cabeça que queima. Qualquer carro que vás ver, abre a tampa do radiador (com o motor frio...) e vê a aparência do líquido, deve notar-se a côr (azul ou verde), se fôr castanho há muita ferrugem na água e é sinal de maus cuidados. Também podes verificar o aspecto do líquido no vaso de expansão (pequeno depósito suplementar de água ligado ao radiador, no 127 MkI fica no canto frontal direito (lado do pendura), e é ligeiramente arredondado.

- De resto é analisar a carroçaria. Locais comuns de problema são os cantos atrás do capot, na base do pilar do pára-brisas, que corroem de dentro para fora, porque eram mal protegidos de fábrica. Também é comum haver uma ligeira fractura de stress na base do pilar B (ou seja, junto à porta à frente das janelas laterais traseiras). De resto verificar embaladeiras, arcos de rodas e as zonas envolventes do pára-brisas e óculo traseiro. Trabalho de chapa é pior e muitas vezes sai mais caro que a mecânica.

- Falhas habituais na mecânica são os sincronizadores (nota-se um "arranhar" nas passagens de caixa, costuma falhar especialmente na segunda ou terceira), ou em motores mal tratados pode haver emissão de fumos devido a desgaste dos segmentos. Na trasmissão podem falhar as coroas de rolamentos no interior dos semi-eixos (difícil de perceber mas raramente problemático) ou as juntas homocinéticas, especialmente em carros com pneus mais largos, pois estas sofrem bastante em manobras de carro parado. O sinal de homocinéticas em mau estado é um baque surdo e repetitivo (tac tac tac) quando se arranca com o volante todo virado para um lado, ou ao descrever uma curva lenta com a direcção muito fechada para um dos lados.

No entanto, nenhum destes problemas é muito sério de resolver (mesmo que se tenha de trocar um órgão completo, ainda se arranja tudo a preços ridículos) e não implica grandes despesas, pode é servir como base de regateio.

Espero ter ajudado, se tiveres mais questões diz! Um abraço!
 
OP
OP
Tiago M Carvalho

Tiago M Carvalho

Patinho Feio
Eduardo Relvas disse:
Olá Tiago,

Antes de mais tenho...Espero ter ajudado, se tiveres mais questões diz! Um abraço!

obgdo pelo esclarecimento, muito util. Ja vi que temos aqui um craque em 127 :D
Mais pergt tenho a certeza q vao surgir quando tiver o carro X)

mais uma vez obgdo pela ajuda
cumprimentos
 
Topo