Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Bmw E30 Coupe - Novo Projecto

Tópico em 'BMW' iniciado por HUGO NORTON, 22 Abr 2013.

Tópico em 'BMW' iniciado por HUGO NORTON, 22 Abr 2013.

  1. ..........................!!!!!MM.m!.,.m.m.,.,nscancascascasxasgcfu fcecadcace
     
  2. Que grande máquina... lindíssimo! ;)

    Um grande abraço, e força neste projecto, vai ficar muito bom...

    Cá estaremos para acompanhar os desenvolvimentos!!
     
  3. Grande Hugo!! :eek: :D :D :D

    Onde foste descobrir uma preciosidade dessas??
    Espetáculo de carro, está impecável! E de 1/1/83!!!

    Esse merece um videozinho com o 6 cilindros a gritar, aqui só para o pessoal, antes de fazeres a troca de motores... boa? ;) B)

    E por falar nisso, que vais fazer ao motor?

    Abraço, e parabens!
     
    Paulo Sergio Carvalho gostou disto.

  4. Obrigado Luís!


    Bem, será o meu primeiro projecto de raiz já que os outros charutos estavam todos em óptima condição que evitavam estes duros trabalhos
    Vou tirar algumas fotos mas até tenho pena do estado de algumas coisas. Não me vou queixar pois vou ressuscitar um E30 com trinta anos feitos!

    Agora estou a avaliar tudo..o que precisa, o que vai ser restaurado e o que vai para o lixo ( tablier, bancos, consolas, tampa da mala, e pouco mais)
    A primeira fase é a desmontagem completa e , em principio vou mantê-lo o mais original possível à excepção da mecânica que vai levar que tem obviamente outros atributos que este nem sonha..pois o sentido é manter a coisa com material do E30 sempre, mas com tudo o que de melhor tem os seis cilindros m20, sejam travões, konis ou bilstein, LSD curto para grande divertimento e máximo controle, pneus a condizer, acertos rigorosos de suspensão para acabar com o conforto que ele tem de série, etc..

    Já tenho toda a mecânica e o autoblocante está todo revisionado, feito à medida, na minha frente durante umas boas 2 horas. Pedi um 3.91 pois é o melhor compromisso para o que gosto nos E30, e um acerto de bloqueio na ordem dos 40% para que a perícia e aproveitamento do motor esteja em pleno.


    A ordem dos trabalhos vai ser esta:

    Desmontar, ver o que se aproveita nesta fase.
    Tratar chapa nos pontos críticos - mala, atrás da roda direita traseira, chapa da bateria, e não vi mais nada..aparentemente!
    Aparelhar muito bem.. Primários à maneira e tratamentos de anti-corrosão
    Pintar apenas o poço do motor e deixar o carro aparelhado para a montagem de alguns componentes
    Colocar mecânica, motor, caixa, novo radiador adaptado para a potência, mangas de eixo, braços, tabliers e instalação eléctrica, etc
    Pintura final e muito bom verniz pois, não vou limitar os euros neste aspecto
    Montar com muita calma, inclusive os tócolantes de série que já tenho em casa..
    Eventualmente uns reforços no charriot nos pontos de apoio para nunca me preocupar..e eventualmente um material m-tech ou alpina para envenenar.

    Fazer tudo com calma, paciência e muito bem documentado.

    Uma coisa é certa..os limpa lava faróis irão ficar!

    Inicialmente pensei em fazer uma replica de Alpina 2.7 pois tenho ainda hipótese para isso ( tenho o que é preciso mecanicamente)

    A ver vamos..
    .
     
  5. Boas Miguel!

    Foi um achado! Demorei eternidades e no inicio só me apareciam 316 coupes... Em óptimo estado é certo mas...sem serem o que pretendia, um verdadeiro seis cilindros bem documentado e low cost...muito low cost! Nem digo quanto pois vão me mandar pró inferno!

    No inicio dos meus pensamentos para ter outro E30 na garagem começou com a ideia do carro de corridas dissimulado, ou seja, Tinha uma mecânica 325i m50 de 192 cv preparada para um coupe de 1990 que não precisava de nada..mas, a historia da originalidade, a policia, as IPO e saber que andaria totalmente à margem da lei, psicologicamente não tinha encaixe em mim. E carro apenas para corridas..talvez se faça qualquer coisa para as 6 horas de resistência!

    Este é diferente...vai ser o carro que não se vai privar de levar calor a sério..pois é uma coisa que sempre me incomodou no Porsche por motivos de preservação lógicos. Nunca o coloquei em modo 100% race...e sempre evitei o desgaste e o risco de acidentes.

    Penso valorizá-ló x10 quando acabar o projecto. Mas sei que vai demorar uns bons tempos!

    E como é raro na cor, nos extras e no ano.. Apaixonei-me logo! Até a matrícula é gira...RennSport..

    Abraço
     
  6. Ainda penso no stroker 2.7 com 190/200 cv que dá para fazer com o mix do 2000 + 2500 juntos.. Era feroz! E com esta cor graffite dos Alpina C2 ou B3 era ideal para uma perfeita replica de um Alpina! Gostava...e teria que gastar imenso nas jantes alpina 16, nos bancos com o padrão verde/azul da alpina, volante, manómetros, aileron específico, spoiler frontal, e outras mariquices. Claro que ainda vou a tempo... ;)

    Mas os custos nao se justificam tanto.. E com um perfeito m20b25 a festa já vai no limite da perfeição! E obter mais 25cavalos por mais de 2000 euros estimados não se justifica.
    Apesar de ter um 2500 em excelente estado, vou colocá-lo novo de tudo..segmentos, juntas, relas, limpar culassa, bronzes, pintura total, jacto areia, etc quero meter um motor completamente novo no carro pois assim sei o que tenho. Ainda estou a ponderar uma schrick 260 para ver o carro numa rotação em jeito de corrida mas...com calma!

    Mas em princípio mantenho o motor original (L-jetronic) por ser raro e vendo outro m20 320i completo que tenho com 54000 Km (também guardado). Tenho 3 Getrag ao dispor..

    Depende das propostas pois sei que para os 2002, E21, estes 320i são bem agradáveis...e com um Turbocompressor aquilo pega fogo!
     

    Ficheiros Anexados:

  7. Parabéns pela compra Hugo.
    De facto fizeste uma excelente busca no mercado para desencantares esse carro.
    Tens extras fantástico, a começar logo pelos lava faróis que é daqueles extras que me deixa a babar :)

    Tenho a certeza que vai ficar 5 estrelas esse projecto.

    Um tópico a acompanhar ;)
     
    HUGO NORTON gostou disto.
  8. Cá vai alguma da porcaria que tenho que resolver mas nada de complicado.
    Isto serve de lição em algumas compras de E30.

    A primeira coisa que se deve ver são os números.

    1. Conjugar livrete ou DU com número de chassis que fica junto ao parabrisas na chapa do meio e na chapa gravada de fábrica junto ao plástico do farol direito
    2. Verificar o VIN code (últimos 7 números) para ver o que o carro tinha de série e se corresponde ao real ( ir ao BMW FANS)
    3. Nos fase 1 é normal a ferrugem na secção traseira e, nomeadamente junto ao pneu, farolins, cava e fundo do lado direito onde os 325 levam a bateria ( ver também na junção das borrachas e levantar a carpete da bagageira)
    4. Ver muito bem os tectos de abrir e os pilares A
    5. Dar uma vista de olhos aos fundos e levantar carpetes onde for possível
    6. Verificar os pontos de fixação da estrutura dianteira para ver se existem marcas de acidentes
    7. Bateria frontal, verificar o estado da chapa e perceber até onde vai a ferrugem

    E isto é válido para todos os E30 mas os fase 1 tem falta de galvanização de fabrica em relação aos fase 2, sobretudo na secção posterior.

    O resto são peanuts!

    A mecânica é o mais fácil nestes carros onde tudo é praticamente plug And play, excepto na questão dos quadrantes de 4 para 6 cilindros!
     

    Ficheiros Anexados:

    Carlos Alberto Meneses gostou disto.
  9. Quanto aos LSD, mais tarde posto imagens e explicação especifica.
    Mas é um tema interessante e qualquer E30 devia ter autoblocante! A condução é outra!
     
  10. Parabens Hugo pelo E30 para alem de ser um achado parece estar num excelente estado,força nisso boa sorte mas estou com o Miguel um video para ouvir esse SIX era ouro sobre azul

    Abraço
     
    miguelcristovao e HUGO NORTON gostaram disto.
  11. Amanha pego no iPad e vou filmar para V.exas verem a bela sonoridade destes M20! Prometo!
    Aproveito para tirar mais fotos para me recordar do engaço e da trabalheira que vou ter..
     
  12. Olá Paulo!
    Excelente nao está mas passou na IPO com amortecedores a 75% ( não me perguntem como..depois de um ano parado), tem muitas mazelas na pintura..todos os painéis tem riscos e mossas (nada de complicado para quem vai pintar e aparelhar) mas ao nível de interior temos tablier partido, e algumas cenas que fazem lembrar os carros em Marrocos...

    O principal é que todos os painéis são do carro...nunca bateu e está ainda por mexer! Ainda tem o aparelho de origem...vejo nas mossas!

    Melhor assim do que pintado e repintado, mexido e remexido... Pois pareçe quase virgem, apesar de se notar uma pintura de merda superficial (fuminho à Cardoso...)

    A base é óptima mas em pormenor está uma lastima principalmente comparado com o meu cabrio.. Anos-luz..
    Quero ver se ainda vai ao encontro dos E30!
    Abraço!
     
    Paulo Sergio Carvalho gostou disto.
  13. Estou com a lista /balanço financeiro na mão... E espero não ultrapassar o valor de um bom coupe 325i nacional!
    Mas já sei que me vou entusiasmar...não tinha o carro mas já tinha o motor, caixa, centralina, instalação e LSD..vejam lá a maluquice!

    Faltam uns bons bancos recaro..m-technic, volante alpina (4bracos de época ) ou m-tech1 como o meu do cabrio.
    Suspensões bilstein ou koni Sport ...logo vejo este aspecto!
    Ponte traseira de discos que virá em breve..
    Revisão total ao motor e caixa..pois o LSD já está!
    Eventualmente umas BBS 15 RS, alpina 16 ou BBS 15 "normais" dos E30 se quiser manter o budget mais barato. Ou arranjo umas BBS 15 para o cabrio e espeto aqui as BBS RS003 que tenho no cabrio com os vredstein.

    Bem..as jantes é a ultima coisa...pois a coisa com 170 cavalos, LSD e jante 14 deve ser de outro mundo a acelerar...deve patinar em terceira!
     
  14. Muitos parabéns pela excelente aquisição!Há uma coisa que para mim não poderia mesmo faltar...embora já tenhas referido que será a ultima coisa,penso que umas BBS RS(ou RM que são mais em conta) com umas brutas abas de inox de 2,5" ou 3"e com pneus bem esticados, faria chorar de satisfação á sua passagem!!!Adoro o seu carro!cumprimentos
     
  15. Bem Hugo, quanto ao carro não há muito a dizer, quanto ao projecto vou acompanhar de perto, ai vou vou :)
    PS: Isso está cá por Braga?! :) :)
     
  16. Muito perto de Braga (12km...) e podes vê-lo se quiseres.

    O carro ainda" está um bom charuto..por assim dizer. Já andam a tentar baptizá-lo de "marrocco RennSport".. ;)

    Se há coisa que me incomoda solenemente são os podres... Mas tenho que ser positivo pois a coisa é inteiramente reparável sem grandes dificuldades.

    Qualquer chapeiro pega nisto a brincar:

    A chapa na traseira da cave de roda é cortar e fazer uma nova, devidamente zincada e melhor que a original. É um quadrado.
    A mala tem podre junto à borracha, por cima do farolim esquerdo mas, está sem podres curiosamente junto ao pneu e no fundo. Óptimo!
    Tampa da mala nova! Nao vale a pena tapar 4 buracos feitos por um artista desconhecido que já chamei muitos nomes..quem souber de uma mala em bom estado limpinha apite que eu compro!
    A tampa da bateria no compartimento do motor, provavelmente compro uma nova na BMW para nao andar com invenções e perda de tempo. Já vi que se arranja de origem que é melhor do que a chapa da concorrência.
    O capot e tecto são o melhor do carro. Muito bons para 30 anos e praticamente sem nada a nao ser pintar!
    O resto é pintar, desamassar, tirar imperfeições, etc...
     
    Nelson Rocha gostou disto.
  17. Isso vai ser para segundas núpcias mas...tenho varias opções na cabeça.

    BBS RM nem pensar...detesto nos E30 pois isso é jante para VW.
    Prefiro mil vezes as BBS 14 que tenho ou mesmo as carica originais do que as RM.
    BBS RS isso sim...mas custam fogo! Só se fosse gamá-las ao branquinho que tenho...mas acho que ele ia ficar danado e ia dizer-me logo para o compor com algo de muito credível..
    As 16 são de preços proibitivos...tanto em BBS RS como em Alpina. Quanto às 15 vamos ver.

    Em alternativa já ficava muito bem com umas alpina 15 ou umas simples BBS 15 de raios cruzados equipamento de série.

    German Style é giro...é possível! Assim como ainda é possível fazer algo tipo "rat Style" ..ainda tenho podres!
     
  18. Conforme prometido para os amigos...liguem o SOM bem alto!

    http://youtu.be/7lnIPrPtwRo
     
  19. Obrigado Hugo, adorei!!! :wub: :wub: :wub:
    És um fixe!! :D :lol: :lol:
     
  20. Parabéns Hugo!

    Os E30 fase 1 são os meus preferidos. E esse tem aquele must de ser da 1ª "fornada".

    Tens PM
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página