Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

BMW E30 320is

Tópico em 'BMW' iniciado por João C Ferreira, 1 Out 2015.

Tópico em 'BMW' iniciado por João C Ferreira, 1 Out 2015.

  1. Bom dia,

    Depois de alguma procura acabei por comprar um exemplar E30 320is da marca bávara.

    Para quem conhece este modelo entenderá certamente a aplicabilidade perfeita do adágio popular "lobo em pele de cordeiro". Não me irei alongar (para não entendiar ninguém) muito sobre o aspecto histórico bem como a importância deste modelo para o mercado nacional e italiano. Para quem não conhece, e seja curioso, a história está disponível em qualquer busca nesse imenso (e com informação interessante) mundo virtual.

    O meu 320is foi produzido em Maio/1989. Já foi alvo de uma intervenção ao nível de chapa (de resto normal num carro com esta idade) e o motor foi também integralmente revisto há relativamente pouco tempo. Como em todos os projectos é necessário algum acompanhamento dos trabalhos por forma a evitar que o detalhe se perca e consequentemente a originalidade do projecto. No meu caso, e infelizmente, isso aconteceu. A côr não é a original e perdeu o kit aerodinâmico "M-Tech II" que era de origem neste modelo. Tem actualmente uma réplica do kit (muito fácil de encontrar no mercado).

    Com o tempo é minha intenção recuperar a originalidade do modelo tendo presente alguns detalhes específicos do mesmo. A comunidade "E30 / 320is" tem uma expressão interessante (leia-se proprietários) e é possível perceber que há alguns exemplares que ainda são bem mantidos pelos seus proprietários.

    Neste momento estou comprador de um kit aerodinâmico OEM para o 320is. Esta aquisição constitui um "milestone" no meu projecto na medida em que irá dar continuidade ao projecto e em complemento ao trabalho de pintura da carroçaria na côr original (Dolphin Grey). No entretanto já estou à procura de todas as borrachas e frisos (na sua maioria os originais) para substituir aquando do trabalho de bate-chapa.

    Deixo uma foto do carro em anexo.

    Irei dando novidades.

    Obrigado.

    João
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Excelente... Tenho um amigo que tem um igual em cinzento... Manuel Ferreira (mecanico BMW)

    Estime esse menino... Cotação sempre a subir...
     
  3. Muito bom, adoro esta série, design intemporal! Entretanto o OLX está cheio de tentações, pode ser que esta 6ªF seja banhado pela sort€... not!

    Que esse projeto não perca fulgor, é preciso manter estes carros na estrada ;)
     
  4. No que depender de mim, e enquanto o puder, certamente que o irei manter. Mais que isso....recuperá-lo para uma condição próxima daquela que teve há 26 anos :)
     
  5. Tenho para mim que os projectos de restauro são marcados por momentos de felicidade e outros tantos de frustração. Projectos em que não há dissabores...não serão projectos a sério!

    Irei empenhar-me para que o projecto decorra dentro da normalidade! E tentar com que este exemplar seja bem mantido e fiel ao original! ;)
     
    HugoSilva gostou disto.
  6. Uma bela máquina!
    Adoro esse modelo tanto em 2, como em 5 portas.

    Boa sorte na recuperação à originalidade, acho que é a atitude mais correta e que acaba por dar mais valor ao carro.


    Abraço
     
  7. Obrigado, Hugo.

    Há várias formas de restaurar um veículo. A minha será eventualmente a mais morosa na medida em que envolve estudo, discussão com entendidos e conhecedores da marca / modelo para ter um resultado final próximo do meu objectivo: originalidade. Só assim faz sentido e pessoalmente entendo que é perpetuado o aspecto singular deste modelo da marca bávara! ;)

    Um abraço!
     
    Hugo Albuquerque gostou disto.
  8. E então? Não ha mais nada a dizer sobre o carro?
     
  9. Há alguns desenvolvimentos, sim. "Mea culpa" não ter vindo aqui partilhá-las convosco! As minhas desculpas desde já!

    Estou neste momento a reunir cotações para a pintura do carro. Mantendo a mesma linha de pensamento inicial, pretendo que o carro recupere a sua condição original.

    Consegui encontrar (e já comprei) um jogo de jantes originais BBS (RZ, 15", 4x100). Este era sem dúvida uma das alterações que tinha em mente. O jogo de jantes originais (4) tem também os respectivos centros. Para quem não sabe, os centros são raros (e por isso mesmo caros). Foi um bom negócio. A seu tempo (eventualmente quando o carro fôr para a pintura) irão ser recuperadas no Norte de Portugal.

    Tenho solicitado cotações para material diverso tendo em vista a sua originalidade. Um dos aspectos é (continua a ser) a (in)disponibilidade do "M-Tech II".

    Não há cá em Portugal quem tenha para venda um kit OEM completo (3 partes dianteiras, laterais, 1 parte traseira e 2 ailerons). Neste momento posso adiantar que aguardo uma resposta de um contacto no estrangeiro que me informou positivamente quanto à disponibilidade de um kit completo. Veremos se se concretiza e quais os custos associados ao transporte do mesmo para Portugal.

    Uma das questões que me estava a preocupar um pouco era a sonoridade da linha de escape que está neste momento instalada. Não estou habituado. E é sem dúvida uma linha de escape que tem uma sonoridade bastante audível. Desloquei-me à oficina de um contacto que entretanto obtive e percebi que a linha de escape é em tudo igual à linha de escape que o carro deste contacto (também um E30 320is) tem instalada. E não é mais que uma cópia de um "Supersprint": mesmas secções, panelas iguais, tudo. O antigo proprietário assim quis e foi o que foi fabricado utilizando como molde uma linha de escape original da "Supersprint". A sonoridade é igual. Para já, fica instalada. Vou pensar se a tiro ou não. Tenho tempo.

    Tenho mantido algumas conversas com pessoal envolvido em restauros deste modelo específico/motorização. Um dos aspectos que irei ter em consideração aquando da pintura da carroçaria são as borrachas e frisos do carro. Porquê? Porque alguns dos que estão instalados são originais. Durante a desmontagem é normal que se fracturem pelo que, se antecipadamente conseguir encontrar este material, seguirá com o carro quando fôr para o tratamento da chapa/pintura. Poder-me-á evitar atrasos. O processo de pintura / correcção de eventuais discrepâncias em termos de chapa demorará cerca de 1 mês. E conto que tenha início em meados de 2016

    Até lá...é gozar o carro. E que gozo dá...smile.gif

    Qualquer questão ou dúvida não hesitem em colocar!
     
  10. Antes de mais nada Parabéns pela aquisição , tenho vários BMWs entre eles alguns E30s e um 320is há alguns anos , realmente é um carro pouco conhecido pela maior parte do pessoal e como se diz um verdadeiro "lobo em pele de cordeiro" , dá muito gozo conduzi-lo mas requer habituação ou um bom "kit de unhas" para tirar partido de todas as suas potencialidades , o meu também trouxe de origem os silenciosos da Supersprint e tem também a cortina de vidro traseiro electrica original .
    Se precisar de alguma ajuda diga tenho alguma material de reserva tanto desse como doutros BMWs .
    Votos de muitos Klms de prazer ao volante dessa máquina .
     
  11. Tomei agora conhecimento deste projeto e gostava de saber mais desenvolvimentos.
     
  12. Contactos positivos, a ultrapassar alguns obstáculos, consensos, batalhar na ideia, solicitando cotações, trabalhando no assunto, sonoridade audível (pudera), eventualmente moroso, constitui um "milestone" (o que é isso?), condição próxima, tenho mantido conversas, processo de pintura/correcção.. tudo palavras bonitas, mas.... ESTÃO A FALTAR FOTOS!!!! ;)
     
    #12 Pedro Pereira Marques, 29 Nov 2016 às 23:29
    Última edição: 29 Nov 2016 às 23:39
    Francisco Anadia gostou disto.
  13. Apoiado e as fotos!!!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página