Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

BMW Bmw E30 320I Touring - Diário De Bordo

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por Eduardo Relvas, 20 Abr 2012.

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por Eduardo Relvas, 20 Abr 2012.

  1. Bem, eis que a menina chegou ao estábulo, e chega-se a hora de a apresentar devidamente.

    Como já referi antes, trata-se de uma 320i Touring de 89, e precisa de alguns miminhos, mas a base está mais que sã, por isso não vou entrar em restauros, vou repô-la em condições e a rolar, e vamos aprumando aos poucos o que fizer falta.

    Hoje finalmente chegou, às costas do reboque do ACP, porque a comprei sem IPO (foi a última vez em 2010, está parada desde essa altura) e a idade da correia de distribuição é desconhecida.

    Foi direitinha para a toca (estava a chover bem), e foi aqui que lhe tirei as primeiras fotos:

    t2.jpg

    (não, não falta o tampão do depósito... fui eu que o tirei para comparar com o catálogo de cores)

    t1.jpg

    t3.jpg

    A seguir de almoço ainda andei uns minutos a explorá-la melhor (e tirar algumas tretas que lá andavam, como uma capa de volante horrível, um ambientador e outro lixo), e experimentar algumas coisas.

    A lista de trabalhos para de imediato é dar um serviço geral, limpeza, e a lista de reparações tem basicamente 4 itens:

    - Correia de distribuição para mudar (e junto com ela, a bomba de água);
    - Limpeza aos injectores (trabalha bem mas com alguma irregularidade, normal de estar parada);
    - Retoques de pintura, tem vários painéis com o verniz a saltar e uns riscos;
    - Tirar as malditas das chapas reflectoras! (as pretas já estão encomendadas)

    Este fim-de-semana já conto avançar com alguns trabalhos desta lista, mas ainda estou à espera do kit de distribuição e do jogo de borrachas para o serviço aos injectores. Vamos a ver o que se consegue avançar.

    A bomba de água é uma medida precaucionária, a BMW recomenda que seja trocada a cada segunda muda de correia de distribuição, porque se falhar entretanto implica aliviar a tensão da correia já que a mola do tensor encosta nela. Esta deve ser a segunda muda da vida dela, por isso é mais que tempo.

    Acima de tudo estou mais que satisfeito, porque esta carrinha está basicamente muito bem de saúde, tem apenas 125,000 km e na generalidade está muito bem preservada.

    Como agora ainda tenho muito trabalho, não deu para muito mais convívio... ficou fechada na toca ao abrigo da chuva. Entretando vou dando notícias.

    Um abraço a todos!
     

    Ficheiros Anexados:

    • t2.jpg
      t2.jpg
      Tamanho:
      63.4 KB
      Visitas:
      0
    • t1.jpg
      t1.jpg
      Tamanho:
      63.8 KB
      Visitas:
      0
    • t3.jpg
      t3.jpg
      Tamanho:
      46.6 KB
      Visitas:
      0
    • t2.jpg
      t2.jpg
      Tamanho:
      63.4 KB
      Visitas:
      0
    • t1.jpg
      t1.jpg
      Tamanho:
      63.8 KB
      Visitas:
      0
    • t3.jpg
      t3.jpg
      Tamanho:
      46.6 KB
      Visitas:
      1
  2. Maquina nova, hem! Uma jovem........clássica :)
    Sempre adorei estas carrinha da BMW, á uns anos estive bem perto de comprar uma.
    Parece em bom estado até por que se não estivesse não a compravas, não é :p
    Estofos em pele, certo? Um bom produto para tratar deles mais uma boa limpeza interior e um polimento exterior e fica ai como nova ;)
    Bons Km´s com maquina !!
     
  3. Essa côr é linda! Na torre do amortecedor esquerdo deves ter um autocolante com o código/designação da côr da carrinha.
    Pelos vistos não tem ferrugem na tampa da mala. Boa! é um dos sítios críticos.
    Isso que se vê são tweeters na parte interior dos retrovisores?
    Depois vê se no fundo da mala está algum autocolante com os códigos de equipamento com que a carrinha foi produzida ( ou eventualmente no livro de revisões, se existir)
    Continuação de bons trabalhos e se te puder valer em alguma coisa, apita!
     
  4. Com um pouco de dedicação fica como nova! Força!!
     
  5. Parece estar no bom caminho Eduardo!

    A touring e30 é daqueles modelos intemporais, a traseira com as saidas de escape para o lado, a cor...excelente compra!

    Que bancos é que trás?
     
  6. Caros amigos,

    Obrigado a todos pelos comentários.

    José, sim, tem estofos em pele. Esta já é uma máquina bem equipada, e essa é uma das opções.

    António, obrigado pelas dicas. A côr é o Royalblau Metallic (198), já tinha visto quando a fui ver, porque me chamou a atenção, é uma tonalidade linda. Quando se vê assim parece escuro, mas quando lhe dá o sol fica muito mais clara, é um efeito fantástico.

    Quanto ao autocolante dos códigos, tenho de ver... livros é que já não há nada. Eu ainda tenho aqui algures os manuais da outra, mas esta só traz os papéis de IPO's, selos, e mais nada além dos documentos. Uma coisa que também não tem e vou ter de arranjar são os tampões (mais a chave respectiva) para as BBS.

    Sim, tem os tweeters em cima, mas entretanto já lhe enxertaram um rádio manhoso com mais colunas (furaram os painéis das portas da frente, e tem mais dois nas laterais da mala).

    Na globalidade, estou absolutamente deliciado com ela. Estive a pô-la a trabalhar outra vez, e dá ideia que falha um bocado por causa da gasolina, o anterior dono já não mexia nela há bastante tempo porque consumia muito para as voltas dele, e passou a andar só nos diseasel. Deixou um pivete descomunal a gasolina podre, provavelmente é a principal causa de ela trabalhar tão mal. Amanhã já lhe dou uma dose de trotil fresco para ver se arrebita! :D

    O equipamento eléctrico está todo a funcionar, excepto o tecto de abrir que está muito preso (é o único painel com corrosão), mas mesmo esse o motor responde, só que aquilo deve precisar de ser limpo. Mesmo a ventoinha da ventilação funciona nas velocidades todas (uma maleita comum de todos os BMW desta época), o AC liga... parece tudo em ordem.

    A única falha a nível eléctrico é o conta-rotações, que só vai dando uns tremores... alguma ideia de onde possa estar a causa? Será a pilha do quadrante? Os outros instrumentos parecem estar todos em ordem.

    Entretanto já fui buscar umas latinhas de verniz, a ver se este fim-de-semana me ensaio a dar-lhe uns retoques nas zonas piores, depois da limpeza, que vai ser a primeira fase dos trabalhos.

    Um abraço a todos!

    P.S.: Os estofos estão muito secos, alguém tem dicas sobre produtos bons que se vendam por cá para os reavivar? A ver se não tinha de mandar vir mais nada do Reino Unido...
     
  7. Para os bancos dá uma olhada neste link:

    http://miatamania.yuku.com/topic/3192

    Podes encomendar daqui:

    http://www.detailspot.com/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.browse&category_id=23&Itemid=55
     
    Paulo Sergio Carvalho gostou disto.
  8. Hoje começaram os trabalhos a sério. Comecei por puxar a menina para a rua, para ver melhor o estado geral. A aparência não é má, apesar de depois os detalhes precisarem de ser vistos.

    100_6947Small.jpg

    Vista assim, nem parece muito mal, tirando a falta dos tampões... que entretanto até já me arrepiei com os preços que pedem por eles, por isso não vai ser algo que corrija de imediato... há outras prioridades.

    100_6948Small.jpg

    Quando passamos para este lado, começa-se a ver o mal:

    100_6949Small.jpg

    Há grandes falhas a nível do verniz da carroçaria. Segundo o anterior dono, um dia mandou-a polir, e ficou muito bem, mas passado pouco tempo começou a levantar o verniz... desconfio que deve ter havido entusiasmo excessivo com a força nestes sitios e queimou a superfície.

    100_6950Small.jpg

    Com muita paciência, removi todas as carapelas de verniz esbranquiçado. Deu logo outro aspecto. Em breve prepararei os painéis para levarem uma nova camada, por enquanto não há budget para trabalhos mais rigorosos, vai ter de ser resolvido assim.

    Entretanto, quando a pus a trabalhar, notei um pivete imenso a gasolina podre, por isso drenei alguma da que consegui tirar (também não era muita) e enfiei-lhe gasosa fresquinha, com um bocadinho de produto de limpeza de injectores à mistura. Como o ângulo não é favorável para o uso do jerrycan, lá fui inventar um pescoço de enchimento novo:

    100_6951Small.jpg

    Entretanto dei uma volta com ela pelo bairro, ainda não trabalha bem certo, mas já se nota diferença. Deixei-a aquecer e estabilizar a temperatura, está tudo a funcionar lindamente. O rugido do motor de facto é viciante, mas tem um som demasiado pronunciado, desconfio que a panela central está rota.

    Ainda não pude fazer o serviço de óleo porque me falta o filtro (não havia na loja, só segunda é que o tenho). Também ainda estou à espera do jogo da correia e tensor da distribuição, e do kit de revisão dos injectores, por isso os trabalhos mecânicos estão em stand-by.

    Aproveitei então para avançar com a limpeza. Dei-lhe um valente banho, com a máquina de alta pressão, e fez uma boa diferença...

    100_6952Small.jpg

    100_6953Small.jpg

    A limpeza interior começou mas ainda não terminou, tirei um saco cheio de lixo lá de dentro. Num dos compartimentos traseiros encontrei as chapas pretas originais, são daquelas com moldura cromada, as letras em relevo com a frente dos algarismos pintada a cromado também, e a chapa é em metal, não é em plástico. Infelizmente uma delas está amolgada (um toque pequeno, mas bateu), mas ainda era recuperável. No entanto, desconfio que não terá sido por causa disso que as tiraram. Será que este tipo de chapa não é homologado e não passa na IPO? Alguém sabe? Não tirei fotos porque fiquei sem bateria na máquina.

    Adorava poder voltar a pôr-lhe estas chapas, mas desconfio que não sejam aceitáveis... se me souberem esclarecer, agradeço a ajuda.

    Amanhã continua a lavoura, depois ponho fotos das chapas.

    Um abraço a todos!
     

    Ficheiros Anexados:

    Francisco Lemos Ferreira gostou disto.
  9. Lavadinha já parece outra coisa.

    Isso do verniz, já tive casos em que isso aconteceu depois de um banho de pintura menos bom...tens a certeza que a pintura é a original?

    as BBS são 15" ou 14" ?

    Pelo que dizes as chapas devem ser iguais às do meu cabrio: beira cromada e letras/numeros brancos com risca cinza ao meio e tanto a chapa como os caracteres são de tamanho inferior ao normal. Se fôr assim faz como eu: ando com elas e troco pelas outras quando vou à IPO...a polícia nunca me chateou...

    No quadrante é só o conta-rotações que está esquisito? Desmonta-o, dá-lhe uma limpeza e às fichas e vê se as pilhas estão babadas. Se as pilhas tiverem bom aspecto, pode ser que com a limpeza se resolva...
     
  10. António,

    Ela não tem ar de ter sido repintada, mas nunca se sabe. O dono anterior disse-me que na mão dele nunca tinha sido pintada, mas que há coisa de 3 anos a tinha mandado polir, e que ficou muito bem naquela altura, mas depois escamou. Como foi quando ele a encostou por causa do consumo, nunca mais lhe ligou e pronto. Por isso é que desconfio qe terá sido daí.

    As minhas BBS são 15".

    Quanto às chapas, eu de qualquer maneira já encomendei umas pretas normais iguais às que tenho do 124, mas estas com moldura cromada são bem mais bonitas. A chatice é o tamanho dos caracteres? Pensei que fosse a pintura cromada no meio, se fosse isso eu limpava tudo e pintava de branco. Assim não tem safa... enfim!

    O quadrante tem dois problemas, o velocimetro está completamente morto (e junto com ele o conta-km) e o conta-rotações e o indicador do consumo funcionam de forma intermitente. Hoje quando terminar a limpeza do interior já o desmonto para ver.

    Um abraço e obrigado pelas dicas! ;)
     
    Francisco Lemos Ferreira gostou disto.
  11. Mais um tópico para subscrever. Essa carrinha tem muita pinta e com esse motor deve ser a cereja no topo do bolo. :)
     
  12. Eduardo,

    Os caracteres têm um tamanho legal. Os da chapa da frente são mais pequenos que os da chapa de trás. Também podem implicar com as cores dos caracteres. Por lei, as letras têm de ser todas brancas...Mas nestes anos todos nunca fui chateado por ninguém, apenas na IPO fui alertado que com aquelas não passava...

    Da pintura a experienia que tenho leva-me a pensar que ela tenha levado um banho de pintura e o verniz tenha sido mal dado. Mas se mostrares isso a um pintor bom, ele diz-te logo...

    Se o velocímetro e o conta kms não dão, a par da limpeza do quadrante dá uma olhadela ao diferencial. Tem lá a ficha eléctrica que dá a info para os kms. Anda há 1 mês tive que substituir a do meu.
     
    Francisco Lemos Ferreira gostou disto.
  13. Uma carrinha que aprecio muito e no passado já estive tentado a comprar uma :lol:

    Pelo que descreves essas matriculas não estão homologadas pelo que na IPO podem implicar com isso.

    Boa sorte com ela ;)
     
    Francisco Lemos Ferreira gostou disto.

  14. Mudei as minhas já foi ao IPO não houve problema nenhum,troca isso Eduardo,mas porque raio metem o suporte do telemovel na consola do travão de mão :angry: mania de fazer furos á balda nos carros :angry:
     
    Francisco Lemos Ferreira gostou disto.
  15. Bem, como já tinha dito, hoje foi dia de limpeza e detalhe. Havia muito que limpar, foram horas de trabalho de cão, que ainda não terminou, mas já se nota bem os resultados:

    100_6954Small.jpg

    Muita porcaria dali saíu, isso vos posso garantir... mas agora está limpa e cheira a condizer!

    As chapas que tinha referido são estas:

    100_6955Small.jpg

    Por baixo podem ver algumas das peças da carpete, que foram passadas com produto de limpeza a seco. Este é daqueles passos essenciais para garantir que os cheiros do habitáculo desaparecem.

    Outra coisa que já comecei foi a parte das pinturas. As grelhas da ventilação da base do pára-brisas, as capas dos parafusos dos braços das escovas, a escova traseira, e mais umas coisitas, levaram uma limpeza, primário de plástico e tinta preta...

    100_6956Small.jpg

    As diferenças começam a notar-se:

    100_6960Small.jpg

    O interior também já foi objecto de umas boas horas de limpeza, e começa-se a notar o resultado. Ainda falta resolver os bancos descosidos, mas em breve trato disso, vou ver se consigo tirar as capas de baixo e levá-las ao estofador.

    100_6957Small.jpg

    O compartimento da mala também já começa a estar apresentável:

    100_6961Small.jpg

    De resto, dei uma limpeza também no compartimento do motor, mas ainda nada de mais, só mesmo tirar o lixo solto. O motor está todo coberto de poeira, dá ideia que esteve no deserto, tá tudo amarelo. Estou a pensar dar uma lavadela naquilo tudo, mas tenho de ver com calma, para não causar chatices. Também tirei as velas, e estão com um ar velho. Limpei-as com um escovilhão antes de as voltar a colocar, mas vão ter de ser trocadas. O motor ficou a trabalhar mais certinho, por isso a sujidade também não estava a ajudar.

    A ver se amanhã se junta mais algum material, mas não sei se terei tempo de adiantar mais alguma coisa... vou dar um teste amanhã, e outro na terça, entre todos deve rondar os 150 testes para corrigir... :wacko:

    Um abraço a todos!
     

    Ficheiros Anexados:

    Francisco Lemos Ferreira gostou disto.
  16. Eu sei que esta carrinha vai ficar impecável!!!

    Diário de bordo a seguir com toda a atenção!!!
     
    Francisco Lemos Ferreira gostou disto.
  17. Eduardo dá uma vista de olhos no episodio dos "Wheeler Dealers - bmw e30 320i" no youtube, pode ser que ajude nalguma coisa :)
    (é da Discovery mas nao passa em Portugal)
     
    Francisco Lemos Ferreira gostou disto.
  18. Marco, já vi todos os episódios dos Wheeler Dealers, e há bastante tempo que sigo a série. A mim as tv's portuguesas dizem-me pouco, mas outro dia acho que vi uns episódios disso no Discovery Turbo.

    A que eles arranjaram era uma 325i Touring, também com as BBS iguais às minhas, e um azul muito parecido. O interior é que era bem mais bonito, com a pele em tom claro, mas não se pode ter tudo...

    Um abraço!
     
    Francisco Lemos Ferreira gostou disto.
  19. Eduardo,

    Bom trabalho! Com o calibre experts aqui do Portal só posso dar uma dica;
    Para as alcatifas uso "karpex" liquido e esfrego com uma saco de batatas daqueles tipo rede vermelha todo emaranhado tipo bola/esfrgão. Se não tiver nodoas muito dificeis fica bem.


    nuno granja
     
    Francisco Lemos Ferreira gostou disto.
  20. Eduardo,
    Pela côr do revestimento do chão, do revestimento da bagageira e da chapeleira da tua touring, digo-te que ela trazia de origem os estofos em cinza claro(em pele ou tecido de veludo?). Alguém aplicou mais tarde esses estofos e quartelas e os tapetes mais escuros.
    Com paciência encontras as quartelas cinza de um 4 portas que são iguais. O problema é encontrar o banco traseiro nessa côr.
    No forum E30.pt às vezes aparecem coisas giras...
     
    Francisco Lemos Ferreira gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página