Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

BMW Bmw E30 316i '90

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por André_Rebelo, 11 Out 2016.

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por André_Rebelo, 11 Out 2016.

  1. Quero apresentar o meu bolide, um BMW E30 316i de Setembro de 1990. De 4 portas, cor verdinha, jantes carica e parachoques em plástico não pintado (algo que planeio mudar!).

    IMG_20161011_175223.jpg
    (lembrando o passado aeronáutico da BMW)

    O carro veio parar às minhas mãos após ter feito uma troca directa. Troquei um Peugeot 206 1.4 (1999) por este bimmer.
    Tudo começou quando o meu pai me chamou à atenção para um BMW que se encontrava parado já há algum tempo na oficina da esquina da minha casa. Tanto eu como ele fomos perguntar o que se passava com o carro e a sua história. Fiquei a saber que pertencia a um senhor que era proprietário de umas lavandarias da zona de Carcavelos. Ele trouxe o carro novo da Baviera no Porto e era o seu carro para as voltinhas. Quando chegou a altura de ele trocar de carro era para dar este para retoma. Para sua surpresa disseram no stand que devido às leis arcaicas do nosso país, o stand não ia fazer dinheiro com o carro e até ia perder (pelo que percebi o stand tinha que dar um X ao Estado - valor do qual era superior ao valor do E30). Então o senhor vendeu o E30 à oficina da esquina da minha casa (o dono da oficina/stand é de confiança, logo era lógico este passo).
    Regressando à minha parte da história, fiz um test drive após o carro ter sofrido uma revisão (desempenar os travões, repor os fluidos, etc...) e constatei que era uma evolução no prazer de condução relativamente ao 206.
    E pronto, o carro passou para mim em Fevereiro de 2016!

    Desde essa altura já arranjei bastantes coisas (algumas delas com a ajuda do meu pai - visto ele ter um maior conhecimento de mecânica que eu).
    Irei dividir em vários posts de forma a não criar um único post longo. Peço compreensão se errar nalgum nome ou procedimento, erros de quem sabe ainda pouco =D
     
    #1 André_Rebelo, 11 Out 2016
    Editado por um moderador: 9 Nov 2016
  2. - Fuga de combustível numa tubagem que vai dar aos injectores do motor - cheirava sempre a gasolina com o carro em andamento - (primeira vez que vi um colector fora do bloco), aproveitei e dei uma limpeza ao corpo da borboleta:
    IMG_20161011_173244.jpg
    IMG_20160820_151203.jpg

    - Fuga de combustível vinda de um tubo com um rasgo (a tubagem que sai do filtro da gasolina após o depósito e que vai dar ao compartimento do motor)

    - Reparação das engrenagens do odómetro (recebi o carro com 198500 km, por isso não sei quando mais ele andou sem o odómetro contar os km's):
    IMG_20161011_173957.jpg


    - Reparação do botão de ajustamento dos espelhos retrovisores (WD40 resolve "quase" tudo):
    IMG_20161011_174816.jpg

    - Instalação das chapas da época. Recebi o carro com três matriculas de fundo branco mas ainda sem as barras amarelas. De qualquer das formas achava piroso o carro ter essas. Voltei a por chapas de fundo preto.
     
    #2 André_Rebelo, 11 Out 2016
    Última edição: 11 Out 2016
  3. - Redução do ralenti instável tanto a frio e a quente (encaixei tanto o tubo que capta o ar da grelha frontal - estava com uma pequena folga junto à caixa do filtro - e a tubagem que vai do filtro para o corpo da borboleta):
    IMG_20161011_174424.jpg
    IMG_20161011_174428.jpg

    - Troquei o "Roundel" do capot por um novinho (vinha ainda dentro do plástico - cortesia do antigo dono).

    - Instalei uma antena interior a qual foi colocada junto às saídas da sofagem

    - Decidi recuperar a antena que ele já trazia, o cromado estava "comido" com uma espécie de ferrugem. Esta antena supostamente devia de ser elétrica. De facto é mas para minha surpresa quando retirei a cobertura do painel da mala vi que apenas tinha o mastro e a parte eléctrica estava em falta (deduzo que esta antena foi retirada de um ferro velho) além do cabo da antena para o rádio estar desligada, mesmo assim a cablagem da alimentação estava intacta (terei que encontrar uma Hirschmann usada...) :
    IMG_20161011_174323.jpg

    - Jantes da dianteira polidas e rectificadas:
    IMG_20161011_173143.jpg
     
    #3 André_Rebelo, 11 Out 2016
    Última edição: 11 Out 2016
  4. - Troquei o fole das mudanças. Não arranjei melhor para o preço (isto de estudar e não trabalhar é difícil). O substituto é para um E36 mas no final de contas, com a ajuda da minha avó ao me ter cosido uma linha branca para ter algum destaque em tanta peça preta, penso que ficou porreiro:
    IMG_20161011_174117.jpg

    - Mijas do limpa vidros. Quando ligava a manete dos limpa vidros o liquido escapava todo para a base do vidro e do capot. Culpado? A peça em T que divide o fluxo do liquido para os dois esguichos com fugas. Solução para não pagar por uma peça da marca? 2 euros por um T em plástico juntamente com umas braçadeiras que funciona às mil maravilhas:
    IMG_20161011_174407.jpg

    - Instalação de um rádio USB/SD (mas ainda possuo o original que veio de fábrica - não recordo agora o modelo...):
    IMG_20161011_174121.jpg

    - Pipos dos pneus com o logo da BMW. Inicialmente eles tinham umas porcas de segurança mas tive que as retirar porque enferrujaram e era difícil desapertar cada vez que queria encher os pneus:
    IMG_20161011_173209.jpg
     
  5. Olá, muito bem vindo e parabéns pelo teu E30 fase 2!

    Ficou em boas mãos, já deu para ver ;)

    Relativamente à reparação do odometro, suponho que sejam aquelas rodas dentadas que se estragaram...certo? É comum isto acontecer nestes carros...

    Vou precisar de trocar no meu, também deixou de funcionar...

    Onde compraste as roditas dentadas e como se faz a montagem? É fácil?

    Abraço e bons trabalhos
     
    André_Rebelo gostou disto.
  6. Tendo terminado a "secção" dos trabalhos já realizados, mostro agora o que planeio fazer num futuro próximo:

    - Arranjar para-choques traseiro. Uma rapariga bateu me na traseira e fez esse belo serviço. Estes carros foram construídos à bela maneira alemã - Panzer! - tive sorte o para-choques não ter avançado e a carroçaria está intacta. Já me fui informar e é mais barato arranjar esse friso num ferro velho.
    IMG_20161011_174311.jpg

    - Arranjar para-choques dianteiro. Dá para ver que aquele friso ao nível da matrícula é novo, falta o resto. Já recebi o carro neste estado:
    IMG_20161011_174334.jpg

    - Trocar símbolo da mala. O roundel que vinha estava "comido" pelo sol, por isso decidi trocar. Por coincidência a Motorclássico estava a decorrer na FIL e dei lá um pulo. Fui ter a uma bancada de um senhor do Norte e expus a minha situação. Prontamente disse me que tinha um símbolo para o meu E30. Disse que tinha que remover os vestígios do símbolo antigo e só depois é que aplicava o novo (material tipo papel que se molda com o calor). Fiz isso com a ajuda do meu pai e resultou no bonito serviço que vêem em baixo (a solução passa por comprar o símbolo completo juntamente com o suporte cromado - assim tenho certeza que vêm com aquele vinil brilhante como o do capot têm):
    IMG_20161011_174317.jpg

    - Pintar para-choques da cor da carroçaria (BMW-malachitgrün-metallic):
    IMG_20161011_173055.jpg
    IMG_20161011_174306.jpg
     
  7. Para concluir a lista de trabalhos ou compras por realizar, enumero ainda os seguintes:
    - Trocar resistência da chauffage (não tenho o sistema de climatização a funcionar)
    - Comprar spoiler traseiro (de preferência um IS)
    - Comprar spoliler frontal (IS também)
    - Volante desportivo (seja o de três braços ou se o € permitir um volante M da época)
    - 4 colunas (duas para a frente, duas para trás)
    - Jantes BBS RS com centro da jante com símbolo BMW
    - Paineis do interior com detalhes em madeira
    - Fole do travão de mão em pele
    - Bancos da época desportivos
    - Arranjar novos suportes do escape (o escape vibra muito) - penso que sejam umas peças em borracha
     
    #7 André_Rebelo, 11 Out 2016
    Última edição: 11 Out 2016
    Hugo Albuquerque e Bruno M Azevedo gostaram disto.
  8. São sim! A Internet já me safou inúmeras vezes.. Arranjei no ebay, é uma empresa Inglesa que as fabrica na Turquia. São de qualidade superior às OEM. Quando vi as minhas pela primeira vez estavam desfeitas. A montagem requer tirares o quadrante, desmontar o corpo do conta quilómetros e só assim ficas com acesso às engrenagens. É fácil se estudares a "parte teórica" primeiro. Isto é, ver como as rodas funcionam de forma a quando estiveres a montar não errares um passo e assim evitar estragares de vez as peças delicadas. Se precisares de ajuda, estou aqui :): (se quiseres o link das instruções de montagem e das rodas no ebay diz ;))
     
  9. E finalmente algumas fotos mostrando o estado geral do carro (ter particular atenção à presença dos manuais originais em estado perfeito bem como do livro das revisões). Achei engraçado os consumos do carro, tirei foto para que vissem como os consumos que as marcas apresentam são sempre inferiores aos reais. Faço média em urbano a rondar os 11L.
    Quanto às fotos do espelho retrovisor destaco que é o chamado "map lights rear view mirror", ou melhor, o espelho com luzes de leitura embutidos - um extra algo raro - num carro que nem direcção assistida têm...
    Também o tablier não têm uma única racha.
    Falta o lip frontal que não o tenho aplicado por estar partido.
    Apliquei umas capas para os assentos (levou duas capas novas para os assentos da frente, ainda tenho os recibos) de forma a poupa-los do uso quotidiano.
    Outro detalhe que merece a atenção é a presença ainda dos plásticos que protegem os painéis das portas, têm 26 anos!
    Quanto aos chuventos fiquei contente por ver que são de produção nacional.
    Na foto que mostra o amortecedor do capot é visível que foi modificado. Isto porque o amortecedor não abria totalmente, logo o capot caia com uma rajada de vento, qual guilhotina qual quê =D. A solução foi o meu pai soldar um pedaço de metal de forma que o amortecedor percorresse o seu curso completo e assim manter o capot sob tensão.

    Para acabar esta minha longa apresentação do meu carro quero apenas agradecer a quem perdeu tempo de ver o trabalho que eu e o meu pai já gastamos neste bimmer:

    IMG_20161011_173225.jpg

    IMG_20161011_173409.jpg

    IMG_20161011_173505.jpg

    IMG_20161011_173514.jpg

    IMG_20161011_173523.jpg

    IMG_20161011_173529.jpg

    IMG_20161011_173543.jpg

    IMG_20161011_173549.jpg

    IMG_20161011_173555.jpg

    IMG_20161011_173600.jpg

    IMG_20161011_173606.jpg

    IMG_20161011_173612.jpg

    IMG_20161011_173622.jpg

    IMG_20161011_173631.jpg

    IMG_20161011_173637.jpg

    IMG_20161011_173657.jpg

    IMG_20161011_174029.jpg

    IMG_20161011_174042.jpg

    IMG_20161011_174100.jpg

    IMG_20161011_174129.jpg

    IMG_20161011_174136.jpg

    IMG_20161011_174150.jpg

    IMG_20161011_174155.jpg

    IMG_20161011_174200.jpg

    IMG_20161011_174221.jpg

    IMG_20161011_174226.jpg

    IMG_20161011_174232.jpg

    IMG_20161011_174252.jpg

    IMG_20161011_174345.jpg

    IMG_20161011_174450.jpg

    IMG_20161011_174453.jpg

    IMG_20161011_174523.jpg

    IMG_20161011_174711.jpg

    IMG_20161011_174727.jpg

    IMG_20161011_174835.jpg

    IMG_20161011_174843.jpg

    IMG_20161011_174850.jpg

    IMG_20161011_174920.jpg

    IMG_20161011_174925.jpg
     
  10. Que classe, os meus parabéns.
     
    André_Rebelo gostou disto.
  11. Parabéns pela máquina.
     
    André_Rebelo gostou disto.
  12. Muitos Parabéns!!! Adoro a tua maquina ;)
     
    André_Rebelo gostou disto.
  13. Nova actualização.
    Finalmente consegui montar o guarda-lamas dianteiro do lado direito.
    O meu pai conseguiu arranjar uma pecita de metal e lá montei o dito.
    Com este tempo era um must a instalação!
    Só posso dizer que tem-se aguentado bem estes ultimos dias neste tempo péssimo.

    IMG_20161022_163226.jpg

    IMG_20161022_163233.jpg

    IMG_20161022_163238.jpg
     
    Ricardo_Marques e Edgar Marinho gostaram disto.
  14. Achei engraçado este porta chaves e comprei (trazia uma etiqueta como um carimbo a mostrar com era um produto licenciado BMW eheh - quem gostar posso dizer onde comprei, há de várias marcas).

    IMG_20160217_124453.jpg

    Aproveito para mostrar o estado do carro quando o recebi e como foi evoluindo com o tempo (as fotos não estão em ordem cronológica):

    IMG_20160209_150746.jpg

    IMG_20160209_150755.jpg

    IMG_20160420_160507.jpg

    IMG_20160426_131030.jpg

    IMG_20160511_070150.jpg

    IMG_20160704_182053.jpg
     
    Ricardo_Marques gostou disto.
  15. boas amigo, me desculpa o que vou dizer mas no sitio do vinco onde a rapariga lhe bateu tem uma moça na chapa, perto do farol traseiro
     
    André_Rebelo gostou disto.
  16. O vinco já estava quando adquiri o carro, mas elogio-o pela atenção a esse detalhe. ;);)
     
  17. peço desculpa não e para estar a por defeitos era para lhe ajudar porque podia ser do acidente e não ter reparado
     
    André_Rebelo gostou disto.
  18. Ora essa, não tem que se desculpar de nada! :):
     
    Ricardo_Marques gostou disto.
  19. Nova actualização.
    Retirei os bancos da frente para substituir as anilhas que estão entre as porcas e as calhas do bancos. Isto devido ao seu mau estado.

    IMG_20161030_194942.jpg

    IMG_20161030_194953.jpg

    IMG_20161102_171442.jpg

    IMG_20161102_171448.jpg

    O próximo passo será tentar o melhor possível remover a ferrugem das calhas do banco (apenas o do pendura tem).
    Uma coisa que reparei foi a exposição que um dos parafusos do banco do pendura tem (ao retirar o banco consigo ver o chão da rua - isto em dias de chuva e o carro em andamento é meio caminho andado para ter ferrugem naquele sitio da carroçaria).
     
  20. Força com isso André ;)
    Nesses casos não se pode deixar andar, ainda para mais quando diz respeito ao chão do carro, que quando chove é logo o sítio que mais está exposto.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página