bmw a 3 cilindros

Ribeirinho

Clássico
Precisava da vossa ajuda.

Estava ontem em casa de um amigo que tem um 316 E21 (parecido com o 315 que tenho em venda aqui no portal) e quando pusemos o carro a trabalhar, estava só a funcionar a 3 cilindros. Vimos isto retirando o cachimbo da vela e vendo que o funcionamento irregular se mantinha com ou sem o cachimbo colocado.

Mudámos a vela e estava na mesma. Fomos à tampa do distribuidor, passámos lixa nos contactos e ficou na mesma. Medimos a resistência dos cabos das velas e a resistência do cabo deste cilindro é semelhante à dos outros. Portanto não será do cabo, nem da vela, e à partida não deve ser da tampa do distribuidor.

Não me ocorre mais nada de momento que de uma forma simples se possa verificar.

Alguém tem alguma sugestão que possa dar para nos ajudar?

Obrigado desde já.
 

Miguel Sobreda

YoungTimer
Tem a certeza que o carro está a trabalhar a 3 cilindros? Não estará apenas a trabalhar de forma irregular? Afinação de carburador por exemplo. Mas ainda assim, achando que está a trabalhar a 3 cilindros experimente, com a vela fora da cabeça com a rosca encostada em qualquer parte que tenha massa (-), dando a chave para ver se dá faísca.
 
Se a saúde do motor estiver boa o M10 só não funciona por falta de corrente ou de gota.
o carburador é comum aos 4 cilindros logo a gasolina deverá lá chegar.
Independentemente dos teste realizados faz o que já foi sugerido aqui, a história da vela é a confirmação de haver ou não faisca.
Se houver 100 de certeza de corrente e gasolina a chegar ao ao destino, então o problema é mesmo do motor e a medição de compressão nas duas vertentes segnmentos e vlavulas tem de ser feita.
Existem medidores muito acessíveis que cumprem a missão e têm as instruções necessárias.
 
è verdade, se chegares á conclusão que é apenas uma irregularidade de funcionamento, vê lá se o colector de admissão nem tem uma passagem de ar nas juntas.
 
OP
OP
R

Ribeirinho

Clássico
Obrigado pelas vossas opiniões.

Ele pegou à primeira e inclusivamente aguenta o ralenti, embora com a típica falha de 1cilindro.
Vou indicar ao meu amigo o teste da vela e depois logo se vê.

Outra coisa que hoje me ocorreu, foi a de como o carro esteve parado muito tempo, ter-se acumulado alguma sujidade no carburador, mas ele tinha filtro de gasolina que aparentava um estado normal. Além disso quando se acelerava ele respondia (com o típico cantar da falta de 1 cilindro)....

Já agora, a bateria estar a dar para o fraco terá alguma influência ?
 
OP
OP
R

Ribeirinho

Clássico
Bom, ontem ao final do dia, depois do ESP-RUS lá fomos para mais uma iteração.

Fizemos o teste das velas e estavam todas OK. Tirámos filtro do ar e limpámos a borboleta com spray de limpar carburadores. Começámos a mexer nos parafusos de afinação do carburador e.....nada, estava igual.

Pusemos de novo a trabalhar e fomos dando umas aceleradelas, pequenas pois o motor não estava muito quente. Quando se acelerava mais ele começava a engasgar e até ía abaixo. Estava cada vez pior e.....de repente ficou normal.

Seria alguma sujidade no carburador? Algum lixo que não deixava alguma válvula fechar? De repente ficou bom.
Parou-se tudo, arrumámos a ferramenta e até amanhã. Logo vamos lá pô-lo a trabalhar outra vez para ver como está.
 
Topo