Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

BMW Bmw 525Tds E34

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por Francisco leal, 27 Jun 2013.

Tópico em 'Diários de Bordo' iniciado por Francisco leal, 27 Jun 2013.

  1. Ver anexo 314393

    Boas pessoal, esta é a minha carrinha de sonho dês de criança, finalmente está com um aspecto melhor para poder ser apresentada.

    Começo então por enumerar as aventuras que tive com ela em meio ano.

    Com o resultado de uma criança á espera de vir para o mundo, tive de trocar o meu desportivo por algo maior, nem pensei duas vezes e fiquei com esta menina que sempre desejei.
    Ela não tinha bom aspecto, notava-se que me ia dar muitos problemas, mas foi amor á primeira vista.

    Problemas aparentes:
    -fuga de combustível por tudo que era lado
    -suspensão frontal estourada
    -todos os sinoblocos do veiculo estavam mais que gastos
    -pintura destruída
    -bateria morta
    -interior muito gasto nos plásticos
    -o forro do tejadilho já não existia
    -sujidade por todo o lado
    -sem pneus
    -electrónica meia estourada

    Depois de fazer contas a isto levei-a para casa e comecei a trabalhar nela dia após dia, visto que é uma carrinha para andar todos os dias, não tive tempo a perder para resolver as coisas.
    Todos os dias ela dava-me problemas e despesas, pois enquanto não chegavam as maravilhosas férias eu tive de ir remendando os problemas.

    isto era o estado dela quando chegou.
    Ver anexo 314394
    Ver anexo 314395
    Ver anexo 314396

    Chegando as férias resolvi até ao dia de hoje quase todos os problemas, levando sempre peças novas da marca para o veiculo não perder valor.
    Ainda tem de levar muito trabalho de chaparia para remover umas mossas e restaurar o brilho de vez á pintura, mas fui coroando a carrinha com peças do pack m/// para ser algo digno das pessoas admirarem.

    De momento ela está assim.
    Ver anexo 314397
    Ver anexo 314398
    Ver anexo 314399
    Ver anexo 314400

    Sempre que houver novidades eu vou postando!
    Um abraço.
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Parabéns, tenho uma que adoro, já vi que essa tem teto de abrir, uma dor de cabeça nesses carros.
    Abraço.
     
  3. Dor de cabeça é pouco! Há quem diga que o meu carro tem o demónio!!! Basta eu tirar o botão do tecto que ele fica um dia de greve e só funciona no dia seguinte!!!
    E até comprei um botão novo... que por acaso funciona melhor... um pouco!rolleyes.gif
     
  4. Antes de mais parabéns pela E34, um modelo que gosto muito especialmente em versão Touring.

    Aproveito para dizer que já tive uma, 520i 24V 6 cilindros de 1994, portanto, das últimas e já com o motor M50.
    Estava perfeitamente original e com full extras incluindo o duplo Tecto de abrir que me parece o caso desta. Tinha bancos eléctricos, apoio lombar eléctrico (massagem), suspensão M-tech, jantes BBS 15 com pneus 225/55 r15 (de série sao 205/60), AC

    Nunca me deu problemas, e o problema é normalmente falta de manutenção dos mecanismos...como tudo. Os problemas de falta de manutenção originam problemas secundários ou em maior nível posteriormente..normalmente para os 3°s, 4ºs proprietários.
    A qualidade do óleo, fluidos, as mudanças atempadas, o estado da suspensão, travões, etc..um sem numero de coisas que distinguem os bons carros usados dos outros. Para além das más reparações, pinturas, acidentes, etc.

    No TAE duplo, existem 2 motores, um à frente e outro atrás e necessitam de ter as calhas bem tratadas assim como as guias que fazem levantar. Estimadas são fiáveis e sao um ponto que deve ser sempre revisto para manter em boas condições. Apesar de ouvir dizer que haviam problemas, nunca tive um sequer em mais de 50.000Km de convivência. Aconselho antes de colocar forros de tecto a "encerar" bem as chapas por dentro para nunca mais terem problemas de corrosão. Normalmente faz-se bem com forro fora..

    Tenho grandes recordações, entre as quais uma volta a Espanha em pleno Agosto quente. Ar condicionado maravilha...conforto supremo e espaço de sobra, com o plus de abrir um pouco o tecto de trás para arejar de vez em quando..e umas massagens na zona lombar de x em x Km. Era espectacular!

    As únicas coisas que mudava-lhe se fosse hoje eram...
    Motor- necessita de mais de 150 Cv atingidos apenas em alta...E colocava preferencialmente um M50 B28 que é virtualmente igual por fora mas com cerca de 193Cv e outro binário. O peso é elevado e os consumos na 2000cc eram concerteza mais elevados do que nos 2500 e 2800 equivalentes. A minha fazia 11 de média geral com uns 12/13 em cidade e 9 em estrada. Menos que 9 L /100km era difícil...
    Se houvesse ainda mais orçamento colocava o motor S50 do E36 M3 porque o do M5 é bastante mais gastador e dispendioso.
    O Volante - tinha o de airbag que era enorme... Colocava um m-tech2 de 370mm
    Direcção mais directa - caixa de direccao de um M5 por exemplo resolvia a desmultiplicacao exagerada que elas têm.
    Colocava jantes BBS RS em 16 polegadas mantendo a pintura de origem Diamondshwarz Metallic.
    Eventualmente o kit M-tech com aquele frontal fantástico. Uma pequena M5 touring..Ficava linda!

    E mais nada..

    Vendi há mais de 10 anos em Felgueiras e estava...como nova! Quem ficou com ela ficou bem servido e nunca mais a vi! Era DD de matrícula.

    De resto, a E34 com revisão de casquilhos e sinoblocos fica nova no rolar e apresenta imediatamente ausência de ruídos e um conforto ímpar.

    Aconselho jantes no máximo em 16 porque acima disso prejudica o andamento, conforto e comportamento em curva.

    Bem mantidas são uns tanques!

    Saudades...

    Parabéns
     
  5. A falta de manutenção neste carro não foi o maior problema, a má manutenção foi sem duvida o pior de tudo, visto que até no depósito de combustível encontrei fios soltos e mal soldados que deviam estar ligados á bomba... Mas isto já não tem remendos manhosos felizmente! Tive de desmontar o carro too só para seguir fios e confirmar a integridade deles.

    Em relação á medida e rodas tenho de te contrariar. eu tenho um conjunto 15 com pneu 225, um conjunto 16 com a mesma largura e as que tenho sempre que posso no carro 225.45.17 na frente e 255.40.17 na traseira... conjunto do m5... isto sim dá um comportamento divinal á carrinha. claro que não se pode esperar milagres de conforto até porque só uso pneus rft potenza que são duros como pedra, mas dá o melhor comportamento em curva de todos os meus conjuntos de jantes.

    A finalidade deste carro é ser uma cópia a diesel do m5 até dezembro, que é o mes previsto para o nascimento da minha cria, só me falta mesmo o autoblocante e as embaladeiras plásticas... de resto já tenho tudo...
     
  6. Mais um problema resolvido hoje, já dês do inicio desta aquisição que pensava que a falta de potencia do motor viria da falta de manutenção e das peças que eu precisava mudar... depois de meter uma bomba injectora nova juntamente com tudo o resto estranhei a carrinha não ganhar a esperada "alma" que estamos habituados a ver neste motor...

    Ontem decidi por mãos á obra ao ultimo componente que ainda não tinha visto e revisionado... o maldito turbo...

    Para além de estar todo porco, o que é normal, este apresentava um sintoma estranho... a comporta da válvula de descarga estava presa num sitio que deixava sempre tudo aberto ao máximo, evitando então que a carrinha tivesse qualquer acção de turbo, fui fazer hoje um teste de estrada e ela apresentava exactamente 0.0 bares de pressão.
    Depois de limpar tudo e de levar ao sitio a peça com ajuda de uma prensa montei tudo e fui fazer outro teste á estrada... desta vez senti-me confiante para a enfiar na auto-estrada.

    Em auto estrada ela antes não passava dos 170km/h a descer um grande pinheiro, hoje posso dormir descansado pois ela deu os 230biggrin.png pela primeira vez comigo. Fazendo de seguida outro teste á pressão já apresentava 0.6 bares de pressão, o que está óptimo para mim.
     
    Paulo Jorge Coutinho gostou disto.
  7. Atenção aos radares!
    laugh.png
     
  8. Radares não são o maior problema, a conta do depósito quando vou ás bombas é que me preocupa...
    Acabei agora de instalar um manómetro discreto para controlar a pressão do turbo, mais logo posto fotos dos interiores como estão agora... depois da limpeza claro!tongue.png
     
  9. Como prometido... fotos do que se anda a passar por estes lados.
    Decidi retirar os aros dos faróis pois estavam pintados a preto fugindo ao look original da carrinha... passaram a estar cromadinhos.
    Ver anexo 314527

    O manómetro de pressão de turbo para andar na casca com cuidado!
    Ver anexo 314528

    A traseira por restaurar, ainda com os farolins estalados.
    Ver anexo 314529

    E como os bons vícios alastram para muitas coisas...
    Ver anexo 314530
     

    Ficheiros Anexados:

  10. Espetacular, o telefone!!!!!!
     
  11. A minha já apresentou mais de 240Kms/h no GPS muuuiiiiitas vezes, sem se esforçar muito...ph34r.png
     
  12. 240 várias vezes... e ainda dizem que eu sou maluco!!! lol

    Eu tenho desculpa, sempre posso afirmar ao sr.guarda que estou a treinar para levar a minha mulher ao hospital para quando lhe arrebentarem as águas hehehehelaugh.png
     
    Paulo Jorge Coutinho gostou disto.
  13. Depois de algum tempo com a camioneta em azul e eu a dar em doido com a maldita cor decidi pintar da minha cor favorita a condizer com os meus anteriores carros... desculpem, não resisti, tinha de ser algo á mafioso!
    Ver anexo 321541

    Para a proxima semana vai levar os componentes da direcção todos novos e sinoblocos por todo o lado!
     

    Ficheiros Anexados:

  14. Eisshhhh!
    À mafioso mesmo!
    laugh.pnglaugh.pnglaugh.png
     
  15. Ahahah ficou com um look engraçado.

    Abraço
     
  16. Está... diferente!!laugh.pnglaugh.pnglaugh.png

    Só te arrependes no dia que a quiseres vender, porque personalizada ao teu gosto, não é fácil..wink.png
     
  17. Por acaso tinha a ideia que ao vender seria difícil nesta cor, porém há uma boa aceitação pelos compradores. Este já é o meu 3º carro preto mate, e os outros dois foram mesmo muito fáceis de vender, sendo este o meu 8º carro já tenho um bom historial de vendas... preto mate ajuda nas vendas lol
     
  18. Começo agora a ver muitos carros nessa cor!

    Sinceramente não consigo gostar... é tal e qual como a moda das jantes pretas, também não consigo gostar!
     
  19. Infelizmente pegou moda! Eu gostava de ser um "maluco" por pintar o carro desta cor, como me diziam á uns anos... lá se vai o tempo que na parvónia eu era o único...
     
    Paulo Jorge Coutinho gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página