Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Bmw 315 E21

Tópico em 'BMW' iniciado por Manuel A. M. Coutinho, 31 Jan 2013.

Tópico em 'BMW' iniciado por Manuel A. M. Coutinho, 31 Jan 2013.

  1. Boas tardes pessoal
    Apesar de estar registado no forum com o nome do meu pai, pois os carros sao dele :p, quem costuma mais cá vir sou eu.
    Ainda so tenho 17 anos mas daqui a poucos meses ja posso tirar a carta de condução. Abri este tópico porque queria pedir ajuda e opiniões porque sempre adorei ver rallys de regularidade e provas de classicos e sempre quis participar e sentir a emoção e adrenalina que provoca. Gostaria de saber se mal tenha a carta ja posso participar e pedir opiniões a cerca de como participar e opiniões do carro que estava a pensar utilizar. :)
    O carro em questão é um Bmw 315 e21 restaurado e visto que é o menos "valioso" ca de casa, e que é o que o pai permite utilizar, gostaria de saber se é razoavel para comecar a aprender umas coisas.
    Ele esta todo de origem, é necessario colocar ou alterar alguma coisa para ele poder participar?
    Eu sei que não é muito potente mas acho que é mais que suficiente para a experiencia.
    Espero que me posssam dar opiniões sobre o que fazer e como começar etc :)

    Ver anexo 300681

    Obrigado :)
     
  2. Boas !

    Fiz 18 há pouco tempo e ja tenho a carta há meia semana e estou prestes a começar a andar com o meu 1602 para o dia-a-dia.
    Não te posso ajudar quanto muito quanto aos rallys e provas pois não estou por dentro do assunto, mas acho que depende das provas, pois algumas pedem sempre requisitos mínimos ( a nivel do carro principalmente) , mas há sempre brincadeiras que o pessoal faz nos encontros (pericia e essas coisas) em que podes participar !

    Realmente é um pouco fraquinho esse 315, mas há sempre maneira de meter isso mais engraçado ^^ como o motor 2.0 como base e a partir daí ir trabalhando na coisa aos poucos !

    Boas curvas e paciência até tirar a carta xD
     
  3. Ui...para isso tens que ver bem o que queres e o orçamento disponível que tens.
    Para divertir ou para ganhar alguma coisa?

    Depois há um mundo de possibilidades, desde desfardar o E21, rolo-bar, colocar uns Weber a cantar em uníssono, panelas, colectores, suspensão de corrida, travões com outras mangas de eixo, motores muito mais potentes para as piratarias, passaporte técnico se fosse para um rally com estipulação de clássico, etc, etc..mais valia comprar outro carro mais competitivo no final.

    Olhando o exemplo do Hélder Silva que tem um 323i laranja da taça nacional completamente artilhado de competição, nem imaginas os euros que estão ali..

    Se o carro está direitinho eu não lhe mexia para tuningar...deixava-o estar direitinho pois é um clássico bem agradável.
    Preferia comprar um sem documentos e andar a fazer a macacada nos rallys piratas ou na pista em track-days.

    Para uns passeios e regularidades históricas como muitos de nós fazem , basta o mínimo dos mínimos, extintor, capacete, carro direitinho todo legal e bota calor! Se quiseres aprimorar tens muitas soluções para dar mais alma a esse carro mas...será que vale a pena "estragar o carro?"


    Mas isto é apenas uma opinião.
     
  4. Para a experiência, o que conta é a experiência.

    Ou seja, esse carro está perfeito para o que pretendes! ;)
     
  5. Obrigado pelos comentários pois ajudaram muito :)
    O meu primeiro carro vai ser um mini de 1972 mas esse é o menino dos meus olhos por isso é para ser muito estimado xD
    Depois de ler o que escreveram e pesquisar um bocadinho acho que em principio a solução vai ser deixar o BMW quieto e pegar num fiat 127 e dar-lhe alguma preparação para umas brincadeiras que ao mesmo tempo possa ser competitivo, ainda é uma coisa a ser estudada porque ainda nao sei bem o que é necessário ao pormenor para preparar um carro mas espero que aos poucos vá aprendendo. :D
    Ainda sou muito novo nestas coisas mas com vontade de aprender
     
  6. Axo que o David Cunha tem um projecto desses meio começado, devias falar com ele, penso que estava para venda, e é aí da tua zona.
     
  7. Se calhar vou falar para tirar algumas duvidas e isso
    Obrigado pelo concelho
     
  8. Não mexas no que está bem. Esse e21 está super direitinho, tendo em conta que estás a iniciar-te na condução chega perfeitamente para as tuas "skills". Mediante o teu entusiasmo e evolução, vês o que pretendes. De qualquer das formas, a avaliar pela foto, esse e21 está direitinho e se hoje os modelos menos potentes tem pouca procura, amanhã vão ser os menos vistos.

    Cumprimentos
     
  9. Obrigado Diogo
    Depois de algum tempo a avaliar a situação se tudo correr bem vou deixar o bmw quieto e vou restaurar "alterar" um fiat 127 de modo que ele fique mais desportivo e competitivo e de forma que possa aprender e evoluir e ao mesmo tempo poder-me divertir.
    É um carro com que se pode fazer umas brincadeiras e por a andar bem e participar nas provas que pretendo e quem sabe alcançar bons resultados. Depois sim pensar num projecto maior.
     
  10. manuel, eu não lhe mexia... tenho um igual e nunca restaurado e gosto bastante de andar com ele.
    não é "aquele" carro mas eu gosto bastante do meu. mesmo que lhe tenha feito neste ultimo ano uns míseros 40 quilómetros.

    se estiveres interessado, existe lá em casa um outro e21 com um 2.8 e caixa gtrag e esse sim. está parado e já com os pneus quadrados. se estiveres interessado...
     
  11. O melhor a fazer é nao mexer no carro.
    A unica coisa que vou fazer é rebaixalo, com uma molas ja preparadas para o efeit e quando puder colocar umas jantas bbs 15 com aba cromada e centro em preto.
    As jantes e molas originais vais ser guardadas para mais tarde voltar ao estado original, apenas vou fazer estes upgrades para tornar mais interessante esteticamente
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página