Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Bmw 2002

Tópico em 'Os Entusiastas do Portal' iniciado por Nelson Lopes, 8 Mai 2007.

Tópico em 'Os Entusiastas do Portal' iniciado por Nelson Lopes, 8 Mai 2007.

  1. Boas.

    eu tenho um Bmw 2002 de 1974, estou á espera de melhores dias para começar a restauraçao do mesmo, que ficará o mais possivel do original ( já não ficará igual, pois tem uma embraiagem que faz as começarem logo a patinar, sao duas antenticas charruas!), tenho um irmao que possui também um escort mk1, e também pretende restaurar como o original.
    O restauro seguindo as normas dos originais é sempre a melhor soluçao, para alteracçoes já basta a doença do tuning!!! ... para mim um clássico só é clássico se não tiver alteracçoes, estas são sempre desvalorizadas se um dia for preciso vender o automovel. no meu caso consegui convencer o antigo dono do meu 2002 a fazer um desconto pela embraiagem alterada!! é um conselho meu.
     
  2. Nelson
    Mudei para aqui o seu comentário como "BMW 2002",para que possa falar sobre ele.Quando iniciar o restauro, se quiser abra tópico em" restauros" e coloque fotos e comentários.Entretanto poderia pôr fotos aqui para termos uma ideia do clássico,assim como na garagem.
    Luis
     
  3. boa sorte no restauro
     
  4. Pois... permite-me que discorde :D :D
    Acabei de chegar a casa e acabei de ter precisamente uma conversa com este tema com um amigo aqui do forum... ele partilha um pouco a tua opinião no entanto vai vender o carro dele, todo original por um igual mas todo "tunado" segundo a velha escola e com o material proposto na época para o modelo, material esse abençoado pela marca :oo resultado o carro original vale praticamente metade do alterado :D :D :D .

    Já agora falo também de alguém que comercializa e e colecciona clássicos a sério (entenda-se caros) que é alem de conhecedor é também muito conhecido na praça (não vou dizer o nome :)) ) e que na sua garagem tem entre outros, minis com valores na ordem dos 50 mil euros que obviamente fazem corar um original.

    Não esqueças que para muitos o tuning chama-se réplica, que não são mais do que carros de corrida alterados seguindo o modelo de competição que na época teve muita fama e proveito também.

    Vejo nos fóruns dos clássicos muitos puristas a babarem-se com o tuning feito pelos que alteram, segundo a velha escola:D e que se divertem à brava a conduzir uma maquina feita para andar depressa e bem... isso é tuning ;)

    Para mim a principal razão do valor material de um Clássico prende-se acima de tudo com o rigor e perfeição com que é mantido ou restaurado.

    Depois, há modelos que se prestam a determinadas coisas, outros não porque nunca tiveram história de performance e competição.

    O 2002 por exemplo sempre foi aclamado como um familiar desportivo que entre outros, mostrou ser possível juntar as duas coisas. Para alem disso sempre andou e anda, ligado às corridas, a começar no papá de família que ao fim de semana tirava a gravata e em vez de ir levar os filhos ao liceu ia para as corridas com o seu carro do dia a dia, acabando naquele que o usava só para correr com altas preparações.
    Por tudo isto posso-te dizer que um 2002 "tunado" segundo os padrões do seu tempo vale sempre mais do que um original, desde que estejam em patamares iguais de qualidade.

    Experimenta comprar um 2002 Alpina :D :D :D :D

    Depois há ainda as alterações mais ou menos caseiras, sempre segundo os padrões da época, que cada uma faz como pode e deseja... mesmo assim são preferidas pela maioria e esta maioria é que faz a lei do mercado...maior procura = maior preço...

    Penso eu de que.... sim é apenas uma opinião. ;) :huh:
     
  5. completamente de acordo;)
     
  6. Falando de Famel, isto lembra-me um amigo que restaurou uma Xf17 de 1982.
    Sem querer encontrou um armazém de peças meio abandonado, onde existiam uma série de acessórios usados na época por quem tinha dinheiro, tinha gosto ou era simplesmente apaixonado.
    Um carburador de 21", uma suspensão Marzochi, uns pneus Pirelli, etc...
    Logo alguns defensores das originalidades criticaram veementes estas alterações. Eu não lhe chamo alterações, mas sim melhorias.
    Melhorias que respeitam os padrões de qualidade e de design da época, ficam sempre bem.

    Ver em:


    http://famel.blogspot.com/2006/11/mais-um-grande-restauro-famel-xf17.html
     
  7. AAAAAHHH então és tu o autor do Blog Famel! Parabéns pelo trabalho!
    A XF17 é uma das motas nacionais que mais me impressiona ( a par com a SIS Sachs V5).
    Ainda este fim de semana estive a olhar para uma...

    Quanto ao assunto principal do tema, concordo obviamente com o Jaafa.
    Aliás, o carro dele é o verdadeiro "sleeper". Original, discreto, a unica modificação visivel são umas jantes especiais bem bonitas.
    O problema é quando ele arranca. Para agarrar este 1602 tens muito que trabalhar, mesmo com um tuperware moderno.

    Obviamente que não me desagrada a originalidade, mas não me choca nada as modificações de época. Basta olhar para fotos antigas...os Cibiés, os capots preto fosco, as jantes, os carburadores, eram alterações feitas na época.
    Claro que não vou colocar estofos em pele de leopardo ou dados de peluche no retrovisor, ao melhor estilo anos 70...heheheh...

    Acaba por ser uma questão de cuidado e bom gosto.

    PH
     
  8. sim, sim, sim, desde que se altere para um equipamento que tenha sido opçao na época também nao acho mal. Agora, o que é original, é original, é de origem, ninguém tocou, podemos ser nós a colocar ao nosso gosto, é como regressar atras no tempo.B)
     

  9. Ora aqui está algo que nunca me tinha lembrado, e que é perfeito para fazer as pessoas compreenderem a essência do tunig como antítese do xuning :rolleyes
    Sim nos anos 70 já havia xuning e este evoluiu principalmente na cor e na luz :D :D
    Ó Pedro estás a esquecer-te dos cães a abanar a cabeça em cima de uma alcatifa peluda :D :D :D :D ;) isto para já não falar nos bancos forrados a pele de ovelha :D :D :D :D

    Pois é realmente uma questão de cuidado e bom gosto, e isto aplica-se ao que se faz hoje em dia, pois já vi trabalhos em carros modernos muito bonitos. Infelizmente poucos porque a maioria parece preocupar-se mais em fazer-se notar a todo o custo...:rolleyes
     
  10. Bem-vindo ao mundo encantado dos clássicos.
    Bons pensamentos e uma atitude muito correcta para o seu clássico
     
  11. vivemos em democracia e para mim podem por o que quiserem !!!
    e o xuning nao e tudo mau, tem carros que da mesmo pra chorar a rir!!! so de imaginar o que certas mentes pensam durante o dia!!!!
    O Jorge Faustino tem razao no que diz!!! (2 distinções) experimentem comprar um alpina.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página