Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

BMW '02 - Indicador do combustivel

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Rui Paixão, 14 Jan 2010.

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Rui Paixão, 14 Jan 2010.

  1. Pessoal, venho aqui tentar algumas dicas sobre este problema.

    O manometro da temperatura e combustivel, assim que ligo a chave diz-me que tenho o deposito de combustivel cheio sem estar, claro!

    Em tempos desarmei aquilo tudo, dei uma limpeza e ficou a marcar bem uns tempos. Mas ultimamente já nao está. Um dia ao tocar a buzina fez tremer o ponteiro e ficou a marca bem uns segundos, mas voltou novamente para cima. De vez em quando com o tocar de buzina o ponteiro mexe, mas raramente.

    Já pedi opinião a 2 electricistas diferentes. Um diz que tenho de substituir o manometro e outro disse que é um regulador.

    A hipotese da boia está excluida porque já troquei.

    Alguem já teve este problema?
     
  2. Boas,
    Não será falta de massa nos manómetros?
    Experimente a ligar uns fios “extra” a massa aos manómetros ;).
    Cump.s
     
  3. Ok amigo, obrigado pela dica ;)
     
  4. Vais carregando na buzina até isso funcionar...:huh: :D :D
    Estou a brincar, parece falta de massa em algum lado, tenta procurar os fios de massa que apertam na carroceria debaixo do tablier e limpa-os.
     
  5. Agora estava aqui a lembrar-me de uma coisa. Se é massa, os outros indicadores também deviam ter problemas, ou não?!

    Ou seja, o manómetro onde está o indicador do combústivel também tem o indicador da temperatura e este último funciona bem... no mesmo manometro só o que funciona mal é o do combustivel que teima em colar no máximo assim que ligo a chave.
     
  6. Desliga o fio da boia e vê se baixa, se não baixar pode estar esse fio encostado a massa ou ao chassi do carro em algum sitio, se ao desligares o fio ele baixar, tira a boia e ensaia a bois cá fora e vê se funciona, mas se a boia só tiver um fio agarras num cabo de bateria e ligas a boia e ao chassi do carro para ensaiares se funciona.
     
  7. A boia tem 3 fios... 1 deles é para a luz de reserva que é aquilo que me vale para não ficar a pé ;)

    Quando desligo o fio correspondente ao indicador do nivel de combustivel, o ponteiro baixa.
     
  8. After reading the article, "Erratic Temperature Gauge" (February 1977 Roundel) I tried the solution for my fuel gauge but it didn't seem to have any effect.

    Still considering it a wiring problem of some sort I hooked the fuel and temperature gauges up separately from the speedometer and tachometer. I proceeded to then test the wires by moving them and I found the faulty wire.

    What seems to happen is that the fuel and temperature gauges are wired to a circuit board. These wires are held on by pop rivets. If the rivet does not hold the wire clip tight it will make the fuel gauge jump all over the place.

    The solution was to solder the connection to the circuit board and it's working perfectly now. There are only two wires leading from each gauge so it shouldn't be too difficult to find which one is at fault.

    And to think the dealer wanted $65 for a new gauge and installation.

    Author: John Calabria

    Tech. Ed. Note: As we previously said, erratic gauges are caused by poor continuity in the circuit. This includes a poor ground connection on the car, a poor connection at a sending unit, and as Mr
     
  9. pós ter lido o artigo, " Temperatura errática Gauge" (Fevereiro 1977 Roundel) eu tentei a solução para meu calibre mas ele de combustível didn' t parece ter todo o efeito. Ainda considerando o um problema da fiação de alguma sorte eu enganchei os calibres do combustível e da temperatura acima separada do velocímetro e do tacômetro. Eu prosigui testar então os fios movendo os e eu encontrei o fio defeituoso. O que parece acontecer é que os calibres do combustível e da temperatura estão prendidos a uma placa de circuito. Estes fios são mantidos sobre pelos rebites do PNF. Se o rebite não mantem o grampo do fio apertado fará o calibre de combustível saltar toda sobre o lugar. A solução era soldar a conexão à placa de circuito e ao it' s que trabalha perfeitamente agora. Há somente dois fios que conduzem de cada calibre assim o shouldn' t seja demasiado difícil de encontrar qual é culpado. E pensar o negociante quis $65 para um calibre e uma instalação novos. Autor: John Calabria Tecnologia Ed. Nota: Como nós dissemos previamente, calibres erráticos somos causados pela continuidade pobre no circuito. Isto inclui uma conexão à terra pobre no carro, uma conexão pobre em uma unidade de emissão, e como o Sr.

    traduçao Yahoo! Babel Fish - Tradutor de textos e páginas da web
    cumps
     
  10. Então se tem 3 fios tira a boia e mexe-a para cima e para baixo devagar e vê se o manómetro acompanha esse movimento.
    Um abraço.
     
  11. Isso foi das 1ªs coisas que fiz, outra coisa que já fiz foi testar com mais 3 boias :huh: E mesmo assim o ponteiro nao mexe. Dai já eu ter deduzido que o problema não é na boia.

    O problema está no manometro (acho eu) e já tive para comprar um novo, mas como o da temperatura é no mesmo manometro e esse funciona bem, calculo que um novo não deve resolver a questão...mas se tiver se ser lá terei de abrir a carteira.

    Vou tentar a sugestão já dada aqui que tem a ver com a falta de massa ;)
     
  12. Já viste se não estão trocados? Eu tive o mesmo problema quando montei o carro, já não me lembrava de "qual era onde" e com a preguiça não fui ver manual algum, resultado estava sempre de deposito cheio :D :D :D
    De qualquer modo as massas são sempre muito problemáticas no quadrante dos 02. O meu Azuli estava OK até eu ter trocado o quadrante todo :rolleyes O mais giro é que a primeira vez que o montei estava também tudo a funcionar bem à excepção do conta rotações, desmontei e montei... desastre :wacko: o da gota, por exemplo, dependendo las luzes ligadas ou está cheio ou marca bem. Com o pisca ligado fica maluco... enfim vou desmontar tudo outra vez o_O e tirar um doutoramento de quadrantes de 02.
    Cada manómetro do quadrante é independente e vai buscar massa na chapa que tapa tudo na parte de trás. Julgo que os parafusos mais oxidados em conjunto coma chapa suja ou oxidada, verdete às vezes provocado pela humidade impede que aquilo funcione.
    Não esqueças também de verificar o botão das luzes....
     
  13. Jaffa, em relação aos fios trocados não é de certeza porque eles como estão ligados já marcaram bem. Dei uma limpeza em tempos e ficou a marcar bem, mas agora voltou ao mesmo, ou seja, ta sempre cheio!

    As vezes quando toco a buzina o gajo marca bem, mas só por uns instantes. Vou desmonstar aquela porra toda novamente e limpar bem as zonas onde faz massa na chapa ou até como ja foi aqui sugerido, ligar uns fios extra para massa.

    Vamos ver se resulta...
     
  14. Pois lá terá de ser...pena estares longe se não juntávamos os 2 teimosos e tratávamos disso.
     
  15. Pois, é pena a distância...até porque há mais uns pormenores por ajustar e que com a ajuda certa seria mais facil de certeza...

    Qualquer dia apareço por ai! ;) Entretanto vou tentando resolver as coisas conforme posso...
     
  16. Ontem ao final do dia, depois de meter o puto na cama lá fui eu desmontar aquilo todo novamente...

    Depois de muito vasculhar e seguir os fios lá encontrei um ponto onde 3 fios iam buscar massa. Limpei tudo, testei novamente e nada...continuou na mesma :wacko:

    Tirei o manometro, limpei os terminais todos...e nada :wacko:

    Fui lá atras a boia (podia estar algum fio desligado), até troquei todos de posição em todas as hipoteses possiveis e...nada! :wacko:

    Nem imaginam a irritação que já me dá aquele ponteiro assim que ligo a chave e ele faz "plimmm" até acima... :wacko: :wacko: :wacko: Ontem ao fim do dia, cansado e depois de mexer em tudo sem resultados, so tinha vontade de atirar a porra do manometro ao chão!!! Mas lá respirei fundo e virei-lhe as costas...hoje vim no '02 com aquilo todo pendurado porque já nem tive paciencia para voltar a montar...

    Algumas dicas para logo à noite? o_O
     
  17. Oh rui...:p:p:p
    "..vim com aquilo tudo pendurado..." isso andamos todos os dias pah...:huh::huh::huh:
    ..."ja não tive paciencia para voltar a montar..." oh pah, isso paciencia arranja-se sempre meu, nem que seja só mais uma...B)B)B)B)
    ..."algumas dicas para logo a noite ???..." Mas afinal precisas de ajuda em tudo ??? LOL LOL:huh::huh: Queres que vá ai ao alentejo "montar " o manometro?? não te prometo é deixa-lo pendurado, mas prometo empenho... serve ???:huh::huh::huh::huh:
    Agora a serio... Troca de chaçoa pah...:p:p:p isso só te deixa as "coisas" penduradas pah... Qualquer dia a maria põe-te as malas a porta por andares sempre com o "manometro pendurado" LOL:p:p:p

    Leva isso a quem perceba pah...
    Abraço:D:D:D:D:D:D
     
  18. Levas tudo para o :Randy-git:
    :nah: :arghh::D: :D::D::D:
     
  19. Boas,

    A bóia á mais ou menos uma resistência variável que altera a sua resistência consoante o nível de combustível, logo o manómetro deve de estar a passar a massa do carro para o fio que vem da bóia (pode ser o cabo que esteja a entrar em contacto com a chapa ou algum mau isolamento).

    Experimente a retirar o manómetro e a liga-lo fora do carro, ligue a bateria um positivo e a massa, depois verifique se ele sobe ou mantém nos zero, se subir é porque o manómetro não esta bom, se não mexer ligue um cabo a massa da bateria e dê um toque rápido no borne que liga o cabo da bóia e se o ponteiro do manómetro oscilar é sinal que o problema vem do cabo que vem da bóia.

    Qualquer dúvida disponha;)
    Cump´s
     
  20. Esse Angelo é assim, está sempre a pensar no mesmo...:Randy-git::Randy-git: :D::D::D:
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página