Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

BMW '02 - Consumos de combustivel

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Rui Paixão, 14 Jan 2010.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Rui Paixão, 14 Jan 2010.

  1. Amigos, não sei se é um problema mecanico ou se é uma caracteristica normal. Dai pedir as vossas opiniões.

    Já fiz medias de consumo ao meu '02 em percusos exclusivos de estrada e em percurso unicamente urbano. A discrepancia assusta.

    Dei-me ao trabalho de deixar chegar à reserva e meter uma quantia certa, meter o trip no zero e fazer condução regular sem exageros. Em estrada a media exacta é 12 litros ao 100. Até aqui assusta um pouco, mas não me deixa "sem dormir".

    A coisa complica em meio urbano. Fiz exactamente o mesmo. Mesma quantia de combustivel, trip no zero, condução moderada. Quando fiz a conta assustei-me e até repeti para eliminar algum possivel erro. As viagens dentro da cidade que fiz foram muito curtas, com duração de cerca de 2 minutos, fazendo à volta de 1,5 kms cada viagem. Ou seja, quase nem chega a aquecer. A media deu-me 25 litros aos 100. :wacko:

    Digam de vossa justiça...
     
  2. Rui convence-te de uma coisa, a única maneira de fazeres medições correctas é atestando o deposito, a técnica da reserva é muito falível. Já cheguei a fazer uns bons quilómetros com a luz acesa e depois, no outro dia, mais uns quantos sem que a luz acender... o_O
    Mesmo atestando o depósitos existem alguns factores que te impedem de dizer com exactidão absoluta o que o carro gastou.
    Posto isto não me choca nada a conclusão a que chegaste tendo em conta que o erro aumenta quanto menor for o numero de quilómetros de teste.
    25 litros num 2002 em cidade é completamente absurdo mesmo com o carro frio a menos que tenhas uma fuga de combustível. :D :D :D
     
  3. Falei sobre isto com um mecanico e ele aconselhou-me a meter um carburador novo. Diz que possivelmente está com folgas e devem existir entradas de ar que não deviam acontecer... o_O

    Em relação ao que dizes sobre a luz de reserva, como o meu nao marca bem no manometro, só me posso guiar por essa luz e assim que ela começa a piscar nas curvas ou subidas vou logo meter gasolina. Por isso és capaz de ter razão, talvez no dia seguinte ela já não acenda, mas como tenho receio de ficar a pé, vou logo meter. Assim sendo as contas que fiz podem não ser reais... ;)

    Obrigado pela dica Jorge!
     
  4. Até pensei que pudesse ser uma doença que se chama "Pies Pessadunz" em que o pé direito é mais pesado que o esquerdo... Eu seguia o conselho do Jaafa e atestava o depósito para ver no que dava...
     
  5. Lol :spinny:

    O melhor é fazer as medias com o deposito cheio.
    Percorre 100 Km e volta a atestar, desta forma consegue ter uma precisão muito mais exacta do consumo do veiculo.
     
  6. Rui,

    Nada melhor do que atestar o deposito uma vez, por o parcial a zeros, e atestar novamente passados os km's que quiseres.
    Assim não falha a média!!
    Pelo menos é assim que faço no Capri!!

    Abraço
     
  7. Boas. Caro amigo de facto esse consumos são avassaladores! Por uma vez fiz a media do meu 2002 em estrada conduzindo normalmente e gastou 8,5 litros. Não tenho o motor de origem, já levou pistons do tii, admissão com 2 weber´s dcoe e colector de escape do tii. No entanto por vezes tenho surtos da doença "Pies Pessadunz" e deve gastar mais de 16. Penso que a forma como fez a media adulterou os resultados, ateste o deposito, ande com a condução que habitualmente faz e apos ter feito 100km´s volte a abastecer.
     
  8. Já está em prática o método sugerido ;)

    Atestei o deposito ontem. Vamos ver...

    E se por acaso se confirmarem estes valores? Que me sugerem fazer?

    Eu pretendo manter este 2002 o máximo original possivel. Talvez um solex novo seja o fim da linha, não acham?
     
  9. deves de ter uma fuga de gota man!!!! ou deves de lhe meter diluente ehehehe

    11/12 é aceitável.... agora 25!!!! dasssssssss..... nem o meu M3 ehehehe
     
  10. Confirma-se o consumo exagerado...

    E desta vez até fiz alguns quilometros em estrada, mas sempre sem exageros na esperança de que as próximas contas fossem mais agradaveis, mas não!

    A conta deu 22,2222... litros aos 100!

    Aceitam-se sugestões. Tenho de resolver este problema rápidamente...
     
  11. Anda a pé!!!!:D:D:D
     
  12. essa média foi feita com base em quantos quilometros precorridos?
    Os 02 sempre tiveram fama de beberolas ...
     
  13. sim, bebem bem, mas 22 :oo:oo:D
     
  14. Sim é verdade principalmente por parte de quem nunca teve nenhum....
    Se compararmos qualquer 1600 da época com o 1602 ou um 2000cc com um 2002 e com cavalagens semelhantes de certeza que os consumos também são semelhantes.
    O meu 2002 com duplos e cames 292º em condução normal ronda os 10litros, claro que se ficar possuído pelo síndroma do "Pies Pessadunz" a coisa muda de figura, mas acho o Rui suficientemente inteligente para se queixar do consumo em condições normais e não quando é atacado pelo síndroma.

    Posto isto só podemos concluir que o carro está com um problema qualquer, e não é garantidamente o desgaste dos componentes do bloco, porque o meus tambem padece desse mal a não ser que aquilo esteja mesmo de rastos.
     
  15. Rui,

    a tua sorte é viveres junto a Espanha, senão tavas lixado...

    Faz uma coisa, olha bem para o carburador( e não a bomba de gasolina ;)) e vê se está sujo e particularmente, em que zona está mais sujo.... Se puderes tira umas fotos para te podermos ajudar à distancia...

    O teu ralenti é sempre certinho ou é irregular e de vez em quando acelera sozinho?
     
  16. :D:D fizeste me rir men....:D:D
     
  17. Xor Rui esse consumo é sem duvida um exagero para esse carro.
    Lembro-me quando vi o carro a 1ª vez que ele tinha uma babujem no Carb. É normal nos carros que tenho visto destes é raro o que não tem.
    Convêm verificares isso bem como o possível cheiro de gasolina(não sei se têm).
    Lembro-te de um pormenor, lembras-te quando começas-te com ideias de desmontar o Carb?
    Resultado desmontas-te a bomba de gasolina.
    Normalmente sempre que se mexe na bomba de gasolina as juntas devêm de ser novas bem como a membrana, será que não deixas-te uma fuga ai?
    Verifica com calma porque só pode ser fuga, e as fugas são sempre muito perigosas.
     

  18. :D:D:D
     
  19. Respondendo à questão do relantim, posso afirmar que tanto o do '02 como o meu é irregular :huh: ;)

    Agora mais a serio, o relantim do carro em frio é certinho mas quando o carro aqueçe fica alto e fica irregular.
     
  20. Se fica irregular e se aumenta, tens uma entrada de ar no carburador... logo ou juntas estragadas, ou carburador desapertado ou folgas no proprio carburador...

    Já começamos a chegar a algum sitio...
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página