Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Bjorn Waldegard Porsche 914 Rally Racing

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Francisco Lemos Ferreira, 13 Ago 2011.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Francisco Lemos Ferreira, 13 Ago 2011.

  1. Apesar do video se tratar dum rallye histórico o Porsche 914 e o Bjorn Waldgard têm uma história comum no passado... Fica aqui um pouquinho do meu tópico sobre o 914 sobre o assunto:


    Rallyes

    A 1ª aparição pública destes carros foi no RAC Rally de 1970 com um exemplar pilotado por Claude Haldi e John Gretener. Apesar do evento ser visto apenas como um exercício de avaliação das capacidades da máquina, o 914/6 GT acabou a prova num satisfatório 12º lugar.

    Em 1971, depois de 2 anos de sucesso com o 911, a Porsche decide entrar no Rallye de Monte Carlo com três 914/6 GT. Os 3 pilotos escolhidos foram Bjorn Waldegaard, Ake Andersson e Gerard Larrousse. Waldegaard tinha vencido as 2 últimas edições do rallye e Andersson e Larrousse eram experimentadíssimos nos troços do principado.
    Acontece que a edição de 1971 foi uma das mais nevosas de sempre e a Porsche iria experimentar um fracasso quase total. Os pilotos não se deram bem com o comportamento dificil em neve das máquinas. Anderson e Larrousse abandonaram a prova com as caixas de velocidades destruídas. Waldegaard mostrou o seu grande talento e conseguiu finalizar num 3º lugar compartido com o Alpine A110 de Andruet. Este resultado desastroso viria a provocar a saída definitiva dos 914/6 GT dos rallyes e mais tarde da própria Porsche também. Waldegaard diria mais tarde "...Era muito jovem e não tinha uma ideia clara do comportamento do carro. Pensei que, se havia ganho duas vezes em Monte Carlo com a Porsche porque não haveria de voltar a fazê-lo com o seu novo modelo?..."
    waldegaard1_clip_image012.jpg
    [​IMG]
    [​IMG]
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página