Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Base de Dados . Multi marcas.

Tópico em 'O Portal dos Clássicos' iniciado por M Bento Amaral, 9 Ago 2009.

Tópico em 'O Portal dos Clássicos' iniciado por M Bento Amaral, 9 Ago 2009.

  1. Existe no portal alguma base de dados sobre as mais variadas marcas e seus modelos?
    Um portal deste tamanho, com uma comunidade tao vasta, ainda nao tem um sitio onde eu possa clicar, e ver as especificaçoes de um determinado carro, de uma tal marca?
    Aqui fica a sugestao! Uma base de dados, Não um topico, para que nao haja respostas. Uma pagina para cada carro, com as suas especificaçoes, para poderem ser facilmente consultadas.
    Quem se dá a todo esse trabalho?
    Facil, cada um de nos tem uma marca de eleiçao, do qual temos montes de informação.
    Pode-se pedir "voluntariado", alguem que perca um bocadinho de tempo pelo portal, e pelos portalistas, e que estruture um esquema de informações tecnicas.
    Vai haver erros?
    Sim! de certesa, mas quanto a isso, apela-se aos portalistas leitores, que nos alertem para esse facto. visto que as informaçoes de ha varias decadas por vezes vem confusas ou trocadas, o que é perfeitamente normal.
    A base de dados devera assim poder ser sempre actualizada a qualquer altura.

    Pensem la nisso para o proximo ano senhores moderadores!
    Eu disponibilizo o meu apoio para o que poder ! :)
     
  2. E "qué" delas?
     
  3. possivelmente nas publicaçoes
     
  4. Recuperando esta ideia com mais de 6 anos: voto nela! Acho que era uma forma de partilharmos informação e conhecimento. Criaríamos uma enciclopédia livre, com contribuição de todos. Eu achava muito boa ideia.
     
    Hugo Albuquerque gostou disto.
  5. Concordo, acho interessante e útil para todos.
    Também posso ajudar.
    Cumprimentos
     
    afonsopatrao gostou disto.
  6. Gostei! Aliás Adorei!

    O problema é sempre o filho da Mãe do tempo, mas a pouco e pouco cria-se.

    Vamos nessa:).
     
    afonsopatrao gostou disto.
  7. Isso já existe, chama-se Wikipédia. :)

    O pessoal tem é que partilhar os seus trabalhos, restauros, manutenção, aventuras com os carros e tudo aquilo que não aparece numa simples pesquisa de google. :)


    O fórum devia passar a estar fechado a membros activos. É só hienas aqui, eu vejo pelo meu tópico do 128, não há semana que não fale com alguém que diz acompanhar o restauro, a seguir tenta cravar-me uma peça mas isso já é outra conversa. :)
     
  8. Muito honestamente acho que é um bocado como escreve o @João Pereira Bento, salvo raras exceções o professor Google está munido de toda a informação que quisermos saber acerca de determinado modelo, depois para pormenores de connoisseur é recorrer aos fóruns e/ou páginas, se as mesmas existirem claro.

    Esta sugestão acaba por estar algo ligada a uma que fiz à uns dias.
     
  9. Partilho desta opinião, acho que o forum devia estar fechado apenas aos membros activos. Já acontece noutros foruns e penso que é uma medida que filtra os entusiastas dos curiosos!
     
  10. É uma boa ideia ;)
     
  11. Eu por acaso tenho opinião diferente. Se calhar é porque sou muito "menino" nestes meios, e tenho muito mais a aprender do que a ensinar. Mas por enquanto, valorizo tanto o que me ensinam (e tanto tenho aprendido dos teus restauros, @João Pereira Bento !!) que fico encantado por ter podido ver e aceder. No fundo, se se fechasse o forum aos actuais membros activos, nunca iriam aparecer mais...

    Admito que seja a minha natureza de novato que me faz pensar assim. Sei pouco e por isso não me acontecem os episódios como aqueles que o João relatou. (Inacreditáveis, por sinal!!)
    Mas continuo a achar que a ideia era boa. Haver aqui uma base de dados de modelos era um complemento ao tesouro que é este Portal.
    Quando mudar de ideias, eu aviso. ;)
     
  12. Concordo que uma base de dados seja boa ideia. Também concordo que há muita informação disponível na internet (wikipédia e afins).
    Contudo:

    - Havendo possibilidade de armazenagem e técnica para organizar a coisa, seria útil para alguns (nomeadamente, eu, que sou ignorante nestes assuntos)
    - Como imagino que fosse trabalho voluntário, não sobrecarregaria ninguém. Bastaria que cada qual disponibilizasse a informação de que dispõe, à medida das suas conveniências.
    - Nem que fosse apenas um lugar onde se pudesse coligir hiperligações para os tais sites onde a informação está disponibilizada, já seria útil (organizada por clubes, mercados, informações técnicas, fotos, seja lá o que for, mas coligida por marca e modelo, de forma a que fosse fácil de encontrar o que se pretende).
    - Não havendo limite de tempo poderia ser uma obra aberta, eternamente actualizável (tipo wikipédia, pois claro)

    É claro que é fácil para mim falar. Como disse, sou ignorante nisto, pouco ou nada poderia contribuir, mas no futuro, quem sabe? Até eu posso aprender uma coisa ou outra e se isso acontecer poderia partilhá-la.
     
    afonsopatrao gostou disto.
  13. Tenho andado com uma ideia, que nas horas vagas (enquanto informático) tenho tentado pôr em prática, mas não tenho tido muito tempo para realizar/terminar.

    A ideia é criar uma base dados de carros existentes de um determinado modelo e que ainda estejam funcionais, informações como "marca, modelo, matricula, fotos, dono, localização,...", tipo um album\directorio.
    Por exemplo, eu tenho uma pequena base dados com o meu interesse, os Fiat 124 ainda a circular em Portugal ou que já estiveram à venda, mas sei que (ainda) não tenho todos os "cromos da caderneta", o objectivo seria juntar tudo numa plataforma para contribuição de "todos" e para todas as marcas. Mas aqui creio que sendo informação algo sensível poderia estar restrita a utilizadores, mas que critérios utilizar para restringir acessos??
    Para já vou avançar apenas a nível pessoal (só para os 124), eventualmente colocando um espaço para especificações (uma boa dica aqui do forum), quem sabe no futuro se sair algo de jeito partilhe convosco.
     
    José de Sá gostou disto.
  14. Julgo que haverá por aí pelo fórum pelo menos uma mão cheia de pessoal que mantém uma "base de dados" de fotografias/contactos dos carros que lhes interessam, bem ao estilo que o @luis sousa está a descrever.

    Posto isto, a título pessoal julgo que fará sentido, afinal é apenas mais um conjunto de informação relevante de onde quem gosta de determinada marca/modelo pode tirar partido nem que seja para aprender mais com outros entusiastas.
    Ultrapassado o espectro pessoal julgo que sera sempre problemático afinal se tivermos na mão uma lista de 50 exemplares quase de certeza que pelo menos uns quantos não vão achar piada a que alguém ande a fazer tracking de um ou mais dos seus carros.

    Esta missão ficaria facilitada caso conhecesse alguém com acesso à base de dados do IMTT, pelo menos para veículos ainda com matrícula ativa =P

    Dentro da Alfa Romeo é fácil encontrar online os chamados registos de determinado modelo, por exemplo:

    164
    Duetto
    Berlina
    Vários

    Até para os 124 existem vários registos online no entanto quer parecer-me que quase todos são para as versões desportivas ou spider:

    Sport Coupe
    Abarth
    Spider (holanda)
    Spider (itália)
     
    #15 HugoSilva, 5 Jan 2016
    Última edição: 5 Jan 2016
    José de Sá e luis sousa gostaram disto.

  15. Interessante ....

    Não sei é como reagirá alguém cujo carro estivesse nessa "base de dados", e mais importante ainda, até que ponto a "Comissão Nacional de Dados" o permite ...
     
  16. Não ponho isso em causa. Concordo que apenas deverão estar divulgados os clássicos (pelo menos dados sensíveis) em que tenha sido o proprietário a inserir/partilhar. De outra forma já se faz aqui no forum, nos "Clássicos vistos no dia a dia"!

    Agora a nível privado, para uso pessoal posso guardar os dados para "colecção".
     
  17. Cá vai a minha opinião, que vale o que vale...

    A "base de dados" faz sentido se for nos moldes que o Mauro propôs no início do tópico: uma ficha técnica de cada modelo ilustrada com umas fotos.
    Doutra maneira não faz sentido.

    As "técnicas" com determinado carro aprendem-se ao ler os restauros da malta...
     
  18. Na barra lateral, aparecem aqui umas opções novas, como WikiClassicos. Mas depois não abre.
    Matem-me a curiosidade: vamos ter uma iniciativa do portal como esta? Se sim, muitos parabéns pela iniciativa!
    Estou em pulgas para escrever tudo o que sei sobre o Fiat Uno e o Citroën GS!
     
    #19 afonsopatrao, 20 Fev 2016
    Última edição: 20 Fev 2016
    HugoSilva gostou disto.
  19. Parece que sim... mas é segredo ;) A nova secção ainda está a acabar de ser cozinhada embora este problema com as fotos tenha vindo atrasar o projecto... -_-
     
    João Pedras e afonsopatrao gostaram disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página