Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Barulho Na Transmissão Em Acelerações Fortes Ou Recuperações

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Gustavo Lucena, 17 Mai 2012.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Gustavo Lucena, 17 Mai 2012.

  1. Boas!

    Há uns tempos o meu SSS começou a fazer uns ruídos metálicos vindos da zona da transmissão, junto da caixa de velocidades, sempre que faço uma aceleração mais forte ou em recuperações. Este barulho nota-se mais a subir (com o motor em esforço). Alguma sugestão para este problema? As mudanças entram bem e este ruído acontece em todas elas aquando de recuperações ou acelerações mais bruscas.

    De referir que o motor e a caixa foram já reparados.

    Obrigado desde já.
     
  2. A valvulina esta ao nivel?

    A Valvulina é a aconselhada para o seu carro?

    Rolamento gripado?
     
  3. Sim, valvulina ao nível e adequada! E o ruído parece vir de fora da caixa.
    Quanto ao rolamento, vou investigar este fim de semana! Embora não pareça barulho de rolamento...

    Obrigado!
     
  4. Gustavo, o meu tá igual, é tipo uma zoada metálica !! tambem vem dessa zona !! No meu desconfio de alguma mola do prato de pressão !!
     
  5. Caro amigo,

    Quando se tem ruídos desse tipo só em cargas grandes, muitas vezes o problema está em juntas flexíveis no veio de transmissão e não na caixa. No caso dos 124, há um cardan de borracha que acopla a caixa ao veio, e que com o passar dos anos se vai degradando e pode gerar vibração e ruído. Mas normalmente o sintoma que cria os barulhos em carga é o suporte da caixa.

    No caso dos 124 (que são os que conheço melhor), o grupo motor/caixa está apoiado em três pontos, dois de cada lado do motor, e um na traseira da caixa de velocidades. Este apoio, com o passar dos anos e a contaminação com óleo da caixa, vai amolecendo, e começa a enfraquecer. Quando a solicitação de força ao motor é maior, há uma tendência natural para o conjunto "torcer" para trás, e faz o cardan bater no suporte, gerando ruído anormal.

    Aproveite e verifique também o estado das articulações do veio, caso existam.

    Um abraço!
     
  6. Muito obrigado Eduardo Relvas!

    Vou tomar em consideração os seus conselhos!
    Abraço,

    Gustavo
     
  7. Problema resolvido!

    Para todos os utilizadores destes carros fica a informação: existe um casquilho localizado na extremidade da cambota, onde entra o veio primário da caixa de velocidades. Esse casquilho estava gasto e com a folga fazia o tal barulho. Um simples casquilho... Quem reparar o motor ou a caixa, mudem, pois não custa nada! Não é necessário abrir o motor, só tirar a caixa.
    Cumprimentos a todos.
     
    Rafael S Marques e Pedro A. Soares gostaram disto.
  8. Boa dica Gustavo.
    Obrigado pela partilha de info!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página