Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Bancos vw et harness=> compativeis?

Tópico em 'Rallys, Velocidade e Regularidade' iniciado por João Maria Morais, 11 Dez 2008.

Tópico em 'Rallys, Velocidade e Regularidade' iniciado por João Maria Morais, 11 Dez 2008.

  1. Eu tenho a vontade de instalar em Paprika um pare de harness de 4 pontos, e fora o assunto de ser legais ou não, a minha duvida tem a ver com a segurança do conjunto bancos de origem e harness de 4 pontos (ou mais)

    Os regulamentes tipo FIA refere que o uso de bancos sem encosto de cabeça com harness é proibido (risco de ruptura das vértebras e da medula), por isto é necessário bancos com encosto (difícil de os encontrar de origem, e não period correct), ou baquets, mas esta solução me desagrada imenso, os poucos de época que se encontram impede o uso de harness...

    Agora a minha pergunta é: será que um banco de origem com um encosto de cabeça desses que se encaixa no topo -típicos dos anos 60 ou 70-, será equivalente a um banco com encosto de cabeça isto para o uso com um harness de 4 pontos?

    E em relação as fixações, cujo as normas/ valores globais estão expostos aqui
    harnais.jpg

    Sera melhor argolas ou parafusos (especiais para fixação de cintos)?
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Olá

    Os cintos de 4 apoios não trazem grande beneficio se não forem colocados tendo em conta os perigos da sua utilização.
    Como o corpo do condutor fica solidário com o banco os riscos de lesões no pescoço são maiores por falta do apoio dado pelo encosto de cabeça e também pela falta do "Santo António" como antigamente se chamava.
    Num banco com encostos de cabeça amovíveis há sempre o perigo destes saltarem, estarem mal regulados (altura) ou de entortarem com as desacelerações brutais proprias de um acidente e aí temos problema. Nada como um banco com o encosto integrado.
    Por outro lado em caso de capotamento com o tecto a descer em relação ao banco, portanto sem o Santo Antonio, o espaço para a cabeça pode desaparecer e os cintos de 4 apoios ao impedirem a deslocação do corpo para algum lado podem revelar-se perigosos, principalmente se os bancos forem de encostos de cabeça amovíveis e facilmente deformáveis.
    Respondendo à pergunta: Duvido muito
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página