Autódromo do Algarve inaugura pista TT

Helder Manuel Oliveira

Pre-War
Premium
Portalista
A pista de todo-o-terreno do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, estrutura que completa a vertente de desportos motorizados do complexo algarvio, foi hoje inaugurada e apadrinhada pelo piloto português Filipe Campos, campeão nacional em título.

Intitulada «Off Road Park», a pista que respeita o relevo do terreno, tem uma extensão de cerca de seis quilómetros, ocupa uma área de 317.000 metros quadrados, com zonas de riachos artificiais e de obstáculos, e permite adaptar diversos tipos de traçado, entre os quais um circuito para motos de provas de enduro e motos 4x4.

O novo circuito, cujo investimento ascendeu a cerca de 600 mil euros, foi inaugurado pelo piloto português Filipe Campos, que em 2010, ao volante do BMW X3 da equipa Yser Racing Team, se sagrou campeão nacional Absoluto, vencendo também a Categoria T1.

“Inauguramos hoje uma parte importante da Pista de Todo-o-terreno. Numa segunda fase vamos concluir o resto do percurso que terá uma vertente mais ‘trialante’. A conclusão desta pista é o culminar de todas as vertentes desportivas do automobilismo e motociclismo. O Algarve Motor Park é certamente um local privilegiado para todo o tipo de testes, pois temos capacidade de resposta para todo o tipo de utilização. Em 2008 inaugurámos a pista principal, em 2009 a Racing School, em 2010 o Kartódromo e este ano o Off Road Park. Cumprimos para já todos os objectivos traçados, faltando apenas a conclusão do Parque Tecnológico”, explicou Paulo Pinheiro, administrador da Parkalgar.

Filipe Campos, o actual Campeão Nacional de TT em título e ficou surpreendido com a pista: “O traçado é extremamente interessante e desafiante. Apetece continuar e continuar. É uma estrutura muito importante pois não há pistas assim em Portugal. O facto de o ‘layout’ respeitar os declives naturais do terreno torna tudo ainda mais aliciante. Fiquei surpreendido pela positiva”, referiu.

Ruben Faria, piloto oficial da KTM, um dos portugueses com mais experiência no Dakar esteve igualmente em acção: “Gostei bastante desta pista. É extremamente interessante e nada monótona. Não temos em Portugal uma estrutura que ofereça estas condições. É uma mais-valia para o Todo-o-terreno nacional mas não só”, disse o piloto algarvio.
 
Topo