Audi Audi 80 Coupé Quattro

Tiago Filipe Santos

Opel Classic Racer
a minha opiniao( que vale o que vale) é simples, por fora, o carro é muito bonito, daí que alterar nao justifica(apenas pequenas nuances ao gosto do dono), quanto as jantes, é sempre mal menor, hoje estao umas racing, amanha podem estar as originais.
quanto ao motor, é relativo, esse carro que ai esta, nao é assim tao banal,nada mesmo, o que em caso de arrependimento, torna complicado a retoma da condiçao original quer seja por aproveitar o mesmo ou trocar por um original stock.

há que pensar muito bem em todos os prós e contras e escolher bem e em consciencia!

mas quem nao gosta de um carro com veneno????
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Ricardo Cunha Carreiras disse:
se fizeres essas modificações depois acabas por te fartar e quando fores a ver, perdeste um carro interessantissimo.

acaba por ai à venda sem ninguém lhe pegar...

Assino por baixo! nem mais!


nuno g
 
A parte engraçada de alguns modelos mais raros e desconhecidos, é que passam mais despercebidos, até que se solta o diabo debaixo do capot, revelando as suas tendências desportivas e performances muito acima da média!

Por exemplo, um Subaru Impreza não passa despercebido, menos ainda se for azul com as jantes douradas...
Este Audi é lindo de origem, e todos os testes e fiabilidade que os engenheiros alemães garantem é com a mecânica de origem, não?

Só uma pergunta.. de origem tem quantos cavalos? É assim tão mau que obrigue a uma intervenção tão profunda a nível de mecânica?

Eu não mexia em nada, tirando umas jantes, que como já foi dito, hoje são umas, aanha são outras...
 

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
nuno granja disse:
Assino por baixo! nem mais!


nuno g

Posso assinar também?

Alguns carros valorizam muito mais se forem mantidos originais.

Os famosos Honda Civic, Punto GT e outros assim são bons exemplos. Basta ver a percentagem deles que se mantêm originais e o valor que atingem no mercado...
 
OP
OP
Nuno Cristiano

Nuno Cristiano

YoungTimer
Eu entendo o vosso ponto de vista. Estou num forum onde o que perdura são os clássicos.

Por fora até certo ponto concordo connvosco com o manter o look original, ou o mais original possível. As rodas quero mesmo modificar. Acho que até umas mais abertas ajudam imenso na ventilação dos discos de travões.

O carro não anda mal, para um 1994cm3 5cil 20V com 160cv respita bem em altos regimes.

A nível de motor iria optar por uma centralina 034EFI, injectores, pistons 81mm Bore.. turbo GT2871R.

A nivel dos pistons eu tenho a plena noção que é um assunto delicado.

Em pesquisa descobre que o diametro dos pistons do S2 é o mesmo de 81mm isto para os 2226cm3 originais.

Neste caso só necessitaria um upgrade de pistons+vielas para aumentar a cilindrada em +/- 300cm3.

Este carro apesar de o mais original por fora, gostava de fazer dele não um carro de puro fim de semana mas sim um carro de fim de semana mas com uma boa dose de torque.

Sempre gostei de potêncialidades destes motores como nos que já tive.

Sei que estou a lidar com entidades superiores aos meus pequeninos 23anitos e respeito no entanto um trabalho bem feito penso que não terá problemas a longo prazo.

O setup que referi basta para os 450cv o que para mim deixa-me louco.

Passo despercebido por aí!

Mais sujestões companheiros!
 
Nuno não leves a mal mas isto é só a minha opinião.

Não queiras fazer do carro aquilo que ele não é... Não vale a pena correr atrás do indefinido...

Na minha mais sincera opinião o carro já é excelente assim e se gostas dele, é porque ele tem a sua identidade própria, com virtudes e defeitos.

Se queres que te diga, até a tal pintura com os aneis lhe confere um charme peculiar. Eu colecciono miniaturas e estou absolutamente doido com uma miniatura da AutoArt de um Audi Quattro!
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Nuno,

Para além dos aspectos menos bons já referidos temos ainda o seguinte;

Um carro como o teu (um Audi dos anos 80/90) sai de fábrica como um produto homogéneo, resultado de um processo desenvolvimento integrado, levado a cabo por engenheiros competentes.

Quando se começa a mexer muito desiquilbra-se o conjunto e os resultados salvo rarissimas excepções são "primas-donas" cheias de manias e humores que tornam a vida (e a conta bancária) dos donos num inferno.

Se se mexe em algumas peças do motor as outras não aguentam, se tem muita potência acima da original a embraiagem cede, se anda muito os travões não "acompanham", se rebaixa muito para agarrar melhor, fica duro como pedra e parte-se o carro todo aos poucos enquanto a coluna do condutor segue o mesmo caminho, se tem potência a altas a a baixas é um inferno, etc, etc, etc.

Ou se gasta somas astronomicas com intervenções a fundo a todos os niveis (e muitos euros...) ou rapidamente se fica com um mono de que o dono se cansa rapidamente e ninguem quer comprar, não é por acaso que nas instruções de compra na maioria das revistas da especialidade aconselham a evitar a compra de carros muito alterados.


Por experiência própria, sei que colocar travões de disco de um modelo mais recente num VW Typ 1, uns Koni e um alternador mais potente do modelo 1800GTI num Scirocco 1600 GTI ou num Audi Coupe 5E 2.2 trocar toda a mecanica e trens rolantes (suspenções e travões) pelos de um Audi Coupe 2.3 só facilitam a vida ao utilizador, são pequenas melhorias que não desiquilibram o carro, agora alterações profundas de pistões, ecus e por ai fora normalmente dão mau resultado.

Já tive esta conversa no forum de VW Ar e ainda estou para ver um projecto acabado e a funcionar de uma forma decente, entretanto perderam-se uma série de carros.

Já numero de pessoas capazes de um restauro bem feito (euros + competências) é diminuto imagina o que sera para transformações.

Tal como no Forum VW Ar imagino o coro de especialistas a dizerem que com a arvore de cames KRS, a barra estabilizadora XYZ, as molas TXR e os pistões YTR vai tudo ficar bem.

Casos reais deve haver muito poucos.

No futuro veremos os resultados do teu projecto, embora tenha a certeza que será muito dificil escapar à tendência que tenho observado ao longo dos anos, compra do carro > grandes intenções e projectos de alterações > dificuldades > dificuldades > dificuldades > dificuldades > (*) > desaparece de cena.

(*) Coisas da vida tipo, casamento, filhos e outras voltas que a vida dá....

Não leves a mal mas é o que penso

nuno g



nuno g
 
OP
OP
Nuno Cristiano

Nuno Cristiano

YoungTimer
Concordo com a sua opinião. É a mesma coisa que ter um carro de tracção dianteira, 900kg e com um torque à cambota de 500nm. É impensável. Até aí estou de acordo consigo.

Este projecto tem um braço por traz que neste caso estamos a falar da Tots-parts e da 034Motorsport.

O carro tem muito boa base para poder ser estável em estrada mas claro, com as suas devias modificações a nivel de suspensões..etc..etc..

Tenho a plena noção que se queria um carro com uma base ainda melhor de motor optava logo por um S2 ( pois este já é turbo de fábrica ).

Gostava também de referir que não me identificassem como um malvado corredor de rua, admiro projectos como aqui ao lado na galeria BMW o 02 laranjinha.

------------

Mudando de assunto o carro hoje foi ao chapeiro para ele me resolver em mau estado o problema na zona da bateria. Dá a entender que ouve lá acido derramado e atacou aquela zona.

Ando a espera que um amigo que ajuda a trabalhar com o Ebay pois peças cá na Audi é impensável e já é dificil arranjar algumas coisas.

Vou colocar a grelha frontal nova pois esta está partida nos apoios junto ao fecho do capot.

Precisa de um resgardo novo do radiador da agua porque este tem um apoio partido e não sou gajo de andar a soldar plasticos.

Também quero arranjar a grelha do para-choques inferior porque está completamente partida.

A tampa da bateria está na mala e está rachada, leva novo.

Os piscas não me cheira nada bem aquele laranja, que me dizes? Gostava mais do branco.

E por fora basicamente é isso à expepção da pintura que vai ser tudo pintado de preto.. onde o cinza está pintado.
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Nuno,


Os piscas a laranja ou branco é mais uma questão de gosto. Já se fossem fumados/escuros seriam na minha opinião uma questão de mau gosto.

Nos Vw Ar, transformar ( como deve ser) um Type 1 fechado num cabrio fica mais caro do que comprar um cabrio original, com a desvantagem de ficarmos com um cabrio "martelado".

No caso dos Audi Coupé não seria melhor comprar logo um S2?

Nota: quem faz esta pergunta transformou um Coupe 5E da geração anterior num Coupé GT da fase seguinte

nuno g
 
OP
OP
Nuno Cristiano

Nuno Cristiano

YoungTimer
nuno granja disse:
Nuno,


Os piscas a laranja ou branco é mais uma questão de gosto. Já se fossem fumados/escuros seriam na minha opinião uma questão de mau gosto.

Nos Vw Ar, transformar ( como deve ser) um Type 1 fechado num cabrio fica mais caro do que comprar um cabrio original, com a desvantagem de ficarmos com um cabrio "martelado".

No caso dos Audi Coupé não seria melhor comprar logo um S2?

Nota: quem faz esta pergunta transformou um Coupe 5E da geração anterior num Coupé GT da fase seguinte

nuno g

Cá em Portugal só vi um à venda, e pelos 16 000€ acho que era um absurdo. Gosto destes carros mas também não sou " doido "! Este negócio eu não o podia deixar ir embora.

Só tenho pena de uma coisa é não me aparecer nenhum Coupe GT como referiu porque esse é o meu verdadeiro Quattro que eu bem queria. É lindo, linhas diabólicas, sem ajudas de ABS..etc.. é maravilhoso.

Contudo não vou deixar de admirar o meu Quattro. É uma série mais evoluida, mais estável e acima de tudo com um charme diferente.
 
Eu deixava estar assim...eventualmente umas sapatilhas novas e mais nada. Mesmo os piscas brancos..deixava estar tudo original. Piscas amarelos diferencia o automóvel, coloca-o na época em questão e às vezes, mesmo nos parecendo mais bonito o facto de termos piscas brancos, mais tarde vamos dar valor ao que é realmente original.
Tenho um Bmw E30 e este também é alvo de modernices de piscas brancos...mas sinceramente acho que os originais são muito mais compostos na estética original do que a tentativa de modernizar o que não é moderno..
O mesmo caso se aplica para o 911, neste caso para pior...pois piscas brancos são coisas de anos 90 e não de anos 70...Eventualmente aprecio o USA style de pintar os piscas (farolins) de vermelho mas, depende do modelo.

Para mais potência (a esses níveis...) compraria outro tipo de carro, provavelmente uma coisa mais leve, mais simples e com menos ar de coupe de luxo.
Pequenos desportivos ou verdadeiros desportivos para esse tipo de transformações...tipo Mitsubishi Evo, Subaru Impreza, Lancia HF, Escort Cosworth, etc..

O carro está muito bem apresentado dessa maneira e, tudo o que o Nuno Granja referiu, estou em total conformidade pois esses projectos muitas vezes não passam de umas fases inciais e são concluídos com imensos problemas e muitos € gastos desnecessariamente. São normalmente dores de cabeça e não passam de ideias megalómanas..
Neste tipo de carro essas transformações alargadas na mecânica, suspensões, travões, chassis, são logicamente mais complexas nesse Audi do que num clássico ford escort ou um Bmw 02...

Logicamente que o valor do carro será sempre superior se estiver original e bem tratado mas nesse aspecto não duvido pois já estás a começar a tratar das pequenas mazelas que ele precisa.
Enfim, são opiniões!

Cumprimentos
 

Jorge Viegas

Veterano
Na minha opinião, mantinha tudo original, desde mêcanica e pintura. Só colocava umas jantes e pneus à maneira (mas guardava as originais) :cool:
 

Andre.Silva

Trapatony
HUGO NORTON disse:
Eu deixava estar assim...eventualmente umas sapatilhas novas e mais nada. Mesmo os piscas brancos..deixava estar tudo original. Piscas amarelos diferencia o automóvel, coloca-o na época em questão e às vezes, mesmo nos parecendo mais bonito o facto de termos piscas brancos, mais tarde vamos dar valor ao que é realmente original.
Tenho um Bmw E30 e este também é alvo de modernices de piscas brancos...mas sinceramente acho que os originais são muito mais compostos na estética original do que a tentativa de modernizar o que não é moderno..
O mesmo caso se aplica para o 911, neste caso para pior...pois piscas brancos são coisas de anos 90 e não de anos 70...Eventualmente aprecio o USA style de pintar os piscas (farolins) de vermelho mas, depende do modelo.

Para mais potência (a esses níveis...) compraria outro tipo de carro, provavelmente uma coisa mais leve, mais simples e com menos ar de coupe de luxo.
Pequenos desportivos ou verdadeiros desportivos para esse tipo de transformações...tipo Mitsubishi Evo, Subaru Impreza, Lancia HF, Escort Cosworth, etc..

O carro está muito bem apresentado dessa maneira e, tudo o que o Nuno Granja referiu, estou em total conformidade pois esses projectos muitas vezes não passam de umas fases inciais e são concluídos com imensos problemas e muitos € gastos desnecessariamente. São normalmente dores de cabeça e não passam de ideias megalómanas..
Neste tipo de carro essas transformações alargadas na mecânica, suspensões, travões, chassis, são logicamente mais complexas nesse Audi do que num clássico ford escort ou um Bmw 02...

Logicamente que o valor do carro será sempre superior se estiver original e bem tratado mas nesse aspecto não duvido pois já estás a começar a tratar das pequenas mazelas que ele precisa.
Enfim, são opiniões!

Cumprimentos

Por falares em 4wd poderosos, apareceu-me um Evo 7 por 22000 euros com travões D2 já de 6 pistões que me faz umas cócegas...
 
Andre.Silva disse:
Por falares em 4wd poderosos, apareceu-me um Evo 7 por 22000 euros com travões D2 já de 6 pistões que me faz umas cócegas...

Offtopic:
é bom preço se estiver direitinho..e não tiver andado a dançar pelos troços...
E é um grande carro...superior ao suba mesmo em fiabilidade mecânica para não falar do que aquilo curva. Para mim o V ou VI e o VII são dois bicharocos...os recentes já me dizem pouco apesar de melhorias (modernices). O mesmo se passa com o Subaru que ficou um patinho muito feio..

Ontopic:
Já estão dados os conselhos!
agora o dono que decida a estética e mecânica do Audi
 
Boas

Aqui em Setúbal lembro-me de ver dois Audi 80 Coupe Quattro, um vermelho e um cinzento um mais escuro que o seu.
O vermelho era um coupe normal embora já tivesse um pouco tuning parachoques diferentes e escape dtm, agora acho que o cinzento era um s2, mas também desapareceram porque ai há uns 2 anos e pouco que já não os vejo por aqui.

O Evo tenho um amigo que tem um EvoVII e aquilo come alcatrão sem duvida que é um carro bastante equilibrado, tanto em acelerações como em travagem como a curvar, 5 estrelas mesmo.
Mas acho que agora o evo foi trocado por um Nissan GTR dos novos.

Cumprimentos

FAlmeida
 
OP
OP
Nuno Cristiano

Nuno Cristiano

YoungTimer
Desculpem o que tenho a dizer mas tenho de o fazer.

Isto é referente a uns dizerem para não mexer, outros para dizer que mexem..etc..etc..

Eu nunca foi pessoa do chamado " xuning ". O meu anterior carro foi um Seat ibiza GTTDi e este estáva bem vitaminado e contava com algumas alterações exteriores. Posso referir que de exterior contava com jantes do mesmo modelo mas CUPRA, tinha uma suspensão Coilover desportiva e uma linha de escape SEM ponteiras porque detesto isso.

Visualmenete o que dava no olho era as jantes polidas ( brilhavam ) e o rebaixamento. Quanto ao resto mantinha o vidros SEM peliculas, para-choques originais.. pintura bem tratada e original ( cinza prata ). Por dentro até os bancos mandei raparar mas com o mesmo tecido original. Coloquei-lhe uma alavanca de mudanças nova mas exactamente igual à original!

Interiormente o que saltava à vista era a iluminação branca do quadrante e o autorádio. Blaupunkt Bremen MP76.

Derresto era um GTTDi normal.

----------------

Aqui no Quattro o mesmo se irá passar. Claro... é um Clássico eu sei, no entanto se hoje comprar um BMW 123d sem KIT M e porque quero te-lo com KIT M vou ter de comprar um BMW 135i porque este tem de origem?

O que quero transmitir é que vou optar pelos acessórios de origem mas os desportivos da época.

Se me perguntarem .." e as jantes "? Eu respondo.. as jantes é normal, é uma exepção. Vão ser diferentes mas com um toque aos anos 80/90.

Hoje vou buscar um capot igual ao do Audi S2 para lhe colocar.

A ver se tiro umas fotos para actualizar isto!


Não levem a mal esta minha ideologia mas não me entendam como um " xuningueiro ".

Cumprimentos,

Nuno Cristiano
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Nuno Cristiano disse:
Desculpem o que tenho a dizer mas tenho de o fazer.



"Claro... é um Clássico eu sei,"


Nuno,

O teu carro não é um clássico nem um youngtimer/préclassico.

É um carro de ocasião, raro de ver (ao contrário do resto da europa) mas sem muita procura.

Se for preservado, daqui a uns anos quando começar a ficar completamente fora do contexto será um youngtimer e uns anos mais tarde será um clássico. O meu Audi Coupe de 83 ainda esta na primiera fase.


Voltando a aos projectos em carros que ainda não são clássicos e que visam alterações mais ao menos radicais.... Um caso real...

R5_GT_TURBO_FAKE2.jpg
R5_GT_TURBO_FAKE1.jpg

Visto a semana passada no exterior de uma oficina no Algarve. Segundo o mecanico (que foi uma simpatia), é um Super 5 Gt, para ser "transformado" em "uma espécie de "Gt Turbo para melhor", com mecanica, exteriores e interiores alterados.

Não dúvido que o dono e o mecanico tenham as melhores intenções mas a realidade (na minha perspectiva) é esta...
O carro está cá fora já há algum tempo, a torrar ao sol algarvio numa oficina pequenissima que funciona debaixo de um coberto e cujo carro de cliente tipo anda à volta disto (foto tirada na mesma oficina)...
POLO_AMOSTRA.jpg

Ora como para levar a cabo o projecto do Super 5 serão precisos mais euros do que a compra de um GT Turbo original em bom estado, será que o dono tem esses recursos? se sim porque não aluga uma garagem para guardar o projecto enquanto espera em vez de o deixar a degradar-se exposto aos elementos aumentando a factura a pagar no fim?
O carro está numa oficina onde só existem veiculos em fim de vida a maior parte com ar abandonado, será que este projecto vai ser a excepção e tornar-se no único carro em bom estado da oficina?

Duvido e embora possa estar enganado, creio que nunca sairá dali.

nuno g
 

Anexos

  • R5_GT_TURBO_FAKE2.jpg
    R5_GT_TURBO_FAKE2.jpg
    49.9 KB · Vistos: 0
  • R5_GT_TURBO_FAKE2.jpg
    R5_GT_TURBO_FAKE2.jpg
    49.9 KB · Vistos: 0
  • R5_GT_TURBO_FAKE2.jpg
    R5_GT_TURBO_FAKE2.jpg
    49.9 KB · Vistos: 0
  • R5_GT_TURBO_FAKE1.jpg
    R5_GT_TURBO_FAKE1.jpg
    49.8 KB · Vistos: 0
  • R5_GT_TURBO_FAKE1.jpg
    R5_GT_TURBO_FAKE1.jpg
    49.8 KB · Vistos: 0
  • R5_GT_TURBO_FAKE1.jpg
    R5_GT_TURBO_FAKE1.jpg
    49.8 KB · Vistos: 0
  • POLO_AMOSTRA.jpg
    POLO_AMOSTRA.jpg
    77.6 KB · Vistos: 0
  • POLO_AMOSTRA.jpg
    POLO_AMOSTRA.jpg
    77.6 KB · Vistos: 0
  • POLO_AMOSTRA.jpg
    POLO_AMOSTRA.jpg
    77.6 KB · Vistos: 0
  • R5_GT_TURBO_FAKE2.jpg
    R5_GT_TURBO_FAKE2.jpg
    49.9 KB · Vistos: 1
  • R5_GT_TURBO_FAKE1.jpg
    R5_GT_TURBO_FAKE1.jpg
    49.8 KB · Vistos: 1
  • POLO_AMOSTRA.jpg
    POLO_AMOSTRA.jpg
    77.6 KB · Vistos: 1

Bruno ricardo silva

Opel Manta A
Nuno Cristiano disse:
Concordo com a sua opinião. É a mesma coisa que ter um carro de tracção dianteira, 900kg e com um torque à cambota de 500nm. É impensável. Até aí estou de acordo consigo.

Este projecto tem um braço por traz que neste caso estamos a falar da Tots-parts e da 034Motorsport.

O carro tem muito boa base para poder ser estável em estrada mas claro, com as suas devias modificações a nivel de suspensões..etc..etc..

Tenho a plena noção que se queria um carro com uma base ainda melhor de motor optava logo por um S2 ( pois este já é turbo de fábrica ).

Gostava também de referir que não me identificassem como um malvado corredor de rua, admiro projectos como aqui ao lado na galeria BMW o 02 laranjinha.

------------

Mudando de assunto o carro hoje foi ao chapeiro para ele me resolver em mau estado o problema na zona da bateria. Dá a entender que ouve lá acido derramado e atacou aquela zona.

Ando a espera que um amigo que ajuda a trabalhar com o Ebay pois peças cá na Audi é impensável e já é dificil arranjar algumas coisas.

Vou colocar a grelha frontal nova pois esta está partida nos apoios junto ao fecho do capot.

Precisa de um resgardo novo do radiador da agua porque este tem um apoio partido e não sou gajo de andar a soldar plasticos.

Também quero arranjar a grelha do para-choques inferior porque está completamente partida.

A tampa da bateria está na mala e está rachada, leva novo.

Os piscas não me cheira nada bem aquele laranja, que me dizes? Gostava mais do branco.

E por fora basicamente é isso à expepção da pintura que vai ser tudo pintado de preto.. onde o cinza está pintado.

O amigo não se esqueceu e vai te ensinar a trabalhar com o ebay como deve de ser!!!;)
Para semana, e os dois em frente a um PC, explico-te tudinho!
Abraço
 
Topo