Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

ATENÇÃO!!! Cuidado com as informações

Tópico em 'Perdidos e Achados' iniciado por Nuno Filipe Soares, 3 Set 2009.

Tópico em 'Perdidos e Achados' iniciado por Nuno Filipe Soares, 3 Set 2009.

  1. Nuno Filipe Soares

    Nuno Filipe Soares duplocarburador

    Registo:
    10 Nov 2006
    Local:
    maia
    Amigos, pelo que tenho constatado, existe uita gente à procura de carros desaparecidos.
    Pelos vistos, eu até sou uma das pessoas que por vezes cede alguma informação.
    Lanço aqui um alerta, cuidado tentem certificar-se primeiro das intenções, por me parece que andam por aqui uns artistas a pedir informações sobre veiculos para futuramente lhe darem "a palmada"!!!!!!!!

    Isto sou eu a pensar, até pode ser que não, mas... prontos!
    Como já vi pessoas a dizerem "procuro carro que pertenceu a num sei quem, da famlia..." e ao fim e ao cabo verifico que essas pessoas o venderam no ano passado, ou, procuro veiculo matricula xx-xx-xx, modelo xpto, que foi do meu pai e logo a seguir aparece outro membro a pedir informações sobre um carro identico que lhe foi roubado...
    É muito estranho....
    CUIDADO, podemos estar a colaborar com a bandidagem....:p
     
  2. Joao Gomes

    Joao Gomes Clássico

    Registo:
    25 Mai 2006
    Local:
    Maceira, Leiria
    Tudo o que seja ceder informação pessoal todo o cuidado é pouco.
     
  3. ze miguel silva

    ze miguel silva Zé Miguel Silva

    Nuno, da minha parte só lhe tenho a agradecer, na passada quinta-feira finalmente eu e o meu avô fomos á procura do Datsun, estava na morada que nos disse, mais desenvolvimentos brevemente!


    Muito obrigado!
     
  4. Nelson Rocha

    Nelson Rocha o verdadeiro Mikael

    Registo:
    24 Nov 2006
    Local:
    Braga
    pois um gajo nunca sabe quem está do outro lado e quais as intenções.... é triste mas é a sociedade dos nossos tempos...
     
  5. Pois nunca se sabe ao certo quais as itensões das pessoas, nos meus cásos as itensões eram boas mas não tive sorte nenhuma com a procura dos carros que pertenceram ao meu pai e ao meu avô pois um tinha sido desmantelado para peças e o outro já não existe registo dele, enfim nunca terei um clássico de familia com valor sentimental, nem imaginam o que isso me custa.
     
  6. Rafael S Marques

    Staff Portalista Delegado Regional

    Registo:
    14 Fev 2008
    Local:
    Seia - Serra da Estrela
    Veículos nas Garagens:
    2
    É verdade Nuno, nunca se sabe quais as intenções de quem está do outro lado e todo o cuidado é pouco mas quando temos o intuito de ajudar por vezes nem pensamos nas consequencias que poderá trazer, mas para evitar esses problemas a melhor ajuda que podemos dar é mandar as pessoas a uma conservatória, eles lá fornecem as informações acerca de quem é o proprietário de um determinado veículo, tem é que se pagar, mas também não é muito.
     
  7. Pedro A. Soares

    Registo:
    1 Ago 2006
    Local:
    Lisboa
    Nuno,

    isso sempre aconteceu e continuará a acontecer, infelizmente.

    O que as vezes nós(moderação) alertamos para falta de inocência de alguns post´s de pessoas com nenhuma ou quase nenhuma participação no fórum que procuram x carro, ou nos perdidos e achados querem moradas e localizações dos carros, é visto como uma atitude limitativa e mesmo castradora e quiçá vista com duplo interesse, não é mais que precaução e algum "calo" com situações semelhantes.

    Eu percebo as boas intenções de quem ajuda mas há que ter também o bom senso ao dar informações previligiadas a pessoas com 3 ou 4 post´s de participação no fórum e que depois mais ninguém os vê e que o utilizam para seu proveito próprio para negócios ou mesmo roubo.

    Assim peço a todos os que normalmente ajudam ou tentam ajudar para terem em consideração a participação deste "utilizadores" do fórum, antes de fornecer algumas informações...

    Abraço,
     
  8. nuno granja

    nuno granja petrolhead
    Portalista Autor

    Registo:
    2 Jul 2007
    Local:
    Lisboa
    Sobre informações há algum tempo tomei a seguinte opção...

    Se alguem vem aqui pedir que alguem partilhe informação deve contribuir com algo em troca.

    Assim se alguem põe muitas fotos (é fácil ver se as fotos são amadoras e se o ambiente em volta é "tuga") e partilha uma história (estruturada) sobre um carro, eu se puder ajudar contribuo, inclusive já mandei dossiers de modelo pelo correio.

    Agora quem vem com meia dúzia de palavras pedir informações (normalmente cotações...) sobre um modelo, não escreve uma linha a apresentar-se (generalidades não conta), não coloca uma foto e fica à espera que alguem partilhe o que sabe, por mim volta por onde veio.
    Lembro-me de um caso recente de alguem que pedia informações sobre o Vw Type 1-1302, sendo notório que não sabia do que falava. Insisti a pedir mais dados sobre o carro, o seu historial e fotos para poder dar as informações precisas....até hoje.

    A minha atitude deve-se a;
    Por principio alguem vem aqui pedir que os membros partilhem, deve tambem partilhar.
    Tenho a impressão que há para-quedistas que usam a informação recolhida para terem argumentos na venda de carros dos quais não percebem patavina.
    Nunca gostei de gente que se esconde muito, podem ser apenas reminiscências do tempo da outra senhora em que era melhor não dar nas vistas, mas acho que na maioria dos casos há motivos menos prosaicos.
    Nunca gostei de chicos espertos que acham que é só receber e dar é para otários.


    nuno g
     
  9. David Silva

    David Silva scuderi

    Registo:
    22 Jun 2006
    Local:
    Braga
    Foi muito bom alertar os Portalistas para esta questão Nuno... Todos pensaremos 2 vezes e tentaremos analisar melhor numa proxima situação.

    Nuno, como te compreendo... Acho que resumiste exemplarmente os objectivos e finalidades do Portal. Ajuda desinteressada e espírito de partilha-aprendizagem. Somos um sítio de gente amiga e solidária... Muitos há, no entanto, que aproveitando-se deste espírito fantástico, ou fazem aquilo que acabaste de relatar ou apenas usam a secção de mercado. Quem por aqui anda regularmente sabe quem são as pessoas em quem se pode confiar com segurança. Nos outros há que usar a prudencia... No entanto não deixemos que essa prudencia se torne em algo desagradável. Não se esqueçam que até prova em contrário, todos temos boas intenções...
     
  10. Andre.Silva

    Andre.Silva Trapatony

    Registo:
    19 Jun 2008
    Local:
    Penafiel
    Bem parece que já está tudo dito... Uma coisa é ajudar alguém que conhecemos bem ou que prova conhecer o carro, outra é dizer coisas a um desconhecido...
     
  11. nuno granja

    nuno granja petrolhead
    Portalista Autor

    Registo:
    2 Jul 2007
    Local:
    Lisboa
    David,

    Sobre usarem só o mercado, pessoalmente não tenho nada contra, antes pelo contrário pois quanto mais anúncios mais opções de escolha e a actividade comercial é legitima desde que... e não venham com tangas tipo post encapotados para saber informações ou promover as vendas. Lembro-me de um caso de carro apresentados como "descobertas" "pertença de um senhor que talvez quisesse vender" e o Zé Miguel pergunta ao fulano "ó num sei quantos, esses não são os carros do teu sogro?"...


    Andre,

    Nada contra desconhecidos, desde mostrem vontade em deixarem de o ser.


    nuno g
     
  12. Andre.Silva

    Andre.Silva Trapatony

    Registo:
    19 Jun 2008
    Local:
    Penafiel
    Exacto... Mas sou da opinião que sabemos bem pela "entrada" desses desconhecidos, o que pretendem do portal.

    É diferente chegar, ler as regras e apresentar-se, abrir um tópico com muitas coisas sobre o carro, fotos etc, e dizer as suas verdadeiras intenções, a chegar e abrir um tópico a dizer "procuro carro XPTO com matricula YY-00-00".
     
  13. PedroCosta

    PedroCosta Clássico

    Registo:
    3 Fev 2008
    Local:
    Palmela
    exacto nuno , é preciso termos muito cuidado a quem damos as informaçoes, a ti so tenh de te agradecer as info que me destes, embora nao tenh conseguido encontrar o carro ja foi uma grande ajuda obrigado, e ainda hoje o procuro.
    ha por aqui muita no portal, que anda por aqui so para sacar informaçoes de localizaçoes de carros, moradas etc , ha muito que aparecem quase de para quedas a fazer perguntas e com respostas um pouco estranhaso_O
    é o sociedade que temoso_Oo_O
     
  14. nuno granja

    nuno granja petrolhead
    Portalista Autor

    Registo:
    2 Jul 2007
    Local:
    Lisboa
    Como diria o Estebes;

    "ja diz o pobão, pela aragem vê-se quem vai na carruagem"


    nuno g
     
  15. António Calhanas

    Registo:
    27 Jan 2008
    Local:
    Vale de Santarém/Favaios
    Corroboro inteiramente palavras do Nuno ,"Nada contra desconhecidos, desde mostrem vontade em deixarem de o ser"mas como todo o cuidado é pouco
    seguia com dois provérbios populares
    "Prudência e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém"
    mas também
    "Quem não confia ,não é de confiar"

    Este comentário é de um individuo que sofre reminiscências do tempo da outra senhora em que era melhor não dar nas vistas :D:D (grande Nuno);)que é o meu caso.:D
     
  16. David Silva

    David Silva scuderi

    Registo:
    22 Jun 2006
    Local:
    Braga
    Nuno, a observação ao mercado foi apenas baseado no seguinte:
    Se estiveres interessado em algum dos artigos que lá aparecem não ficas mais sossegado e com maior vontade de realizar o negócio se o nome do vendedor corresponder a um membro activo do Portal?
    Na moderação já tivemos que lidar com alguns conflitos entre membros originados por negócios duvidosos e tentativas de vender gato por lebre. E por maior que seja a vontade de fazer justiça na maior parte das vezes é a palavra de um contra o outro. Dificilmente se conseguem provar as situações. Infelizmente o sistema de feedbacks não funciona por falta de adesão da malta...
     
  17. Bruno D A Pereira

    Registo:
    30 Jul 2009
    Local:
    Maia
    Eu meti um topico algo do genero a procura de dois carros, que pertenceram ao meu pai, mas gostaria de saber se ainda estao ao activo, e gostaria de os ver pelo menos um que me lembro bem.
    Nao tenho intenções de o roubar ou vigarisar pelo o contrario.
    Ainda se fossem carros japoneses :D .
    Se calhar e melhor retirar o topico para nao haver mal entendimentos.
    Abraço
    Bruno
     
  18. Angelo Miguel

    Angelo Miguel Red Devil

    Registo:
    10 Ago 2007
    Local:
    Porto
    A minha opinião sobre o eventual fornecimento de elementos a terceiros como tem vindo acontecer no portal é a seguinte:
    Não tenho conheçimento se existe alguma outra forma mais directa para aceder a vários tipos de informação atravez da matricula, tais como imtt, ou isso assim..
    Mas se houver, acho que quem deseja a informação deveria dirigir-se a esses sitios, porque acho que ao dar esta informação atravez do portal sem se saber a verdadeira intenção das pessoas é sempre um risco..
     
  19. João Duque

    Portalista

    Registo:
    21 Abr 2008
    Local:
    Lisboa
    Ora nem mais;)
    A diferença é que aqui não cobram directamente nada e no registo são sempre 5euritos a voar:D
    Todo o cuidado é pouco e o inferno está cheio de boas acçõesB)
    Além do mais deveria haver só um tópico para procuras de carros e não espalhados como existe actualmente nos perdidos e achados,é só uma opinião;)
     
  20. manuel fernando azevedo

    Registo:
    2 Jun 2008
    Local:
    porto
    um abraço!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página