Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

As 240H de Monza vencidas por Jorge Pinhol

Tópico em 'Património Histórico Português' iniciado por Manuel Correia Marques, 15 Mar 2010.

Tópico em 'Património Histórico Português' iniciado por Manuel Correia Marques, 15 Mar 2010.

  1. Caros Entusiastas
    Sou proprietário de um Frod Cortina, aqui no Brasil. Como este carro é muito raro aqui tive qeu fazer inúmeras pesquisas sobre o Ford Cortina e duranete essas pesquisas encontrei o ex-piloto português Jorge Pinhol.

    O que me fez encontra-lo foi o fato de em 1973 ele ter batido o record mundial percorrendo 40.000km em 240horas, em Monza no ano de 1973. Isso conduzindo um Cortina GT MKIII.

    Bom tenho mais informações no meu blog, FORD CORTINA BRASIL

    Preciso da ajuda de todos os amigos do Portal para divulgarmos esse feito do Jorge Pinhol e do Cortina, e de quem tiver alguma influência na Ford, a fazer com que a Ford reconheça esse record, o que na época não foi autorizado pela FORD USA por motivos que ninguém sabe.

    A prova das 240h de Monza foi acompanhada pela propria FIA o que nos causa mais estranheza ao fato da FORD USA não querer divulgar esse feito.

    Estou constantemente em contacto com o Jorge Pinhol, se alguem tiver alguma dúvida ou quiser mais informações sobre essa corrida pode entrar em contato comigo pelo e-mail manuel@forcortina.com.br que farei com que as dúvidas cheguem ao Jorge Pinhol.

    Muito obrigado a todos e um Ford abraço.

    Manuel Correia Marques
    Londrina/Pr - Brasil.
     
  2. Re: As 24H de Monza vencidas por Jorge Pinhol

    boa amigo Manuel,
    acho que a duvida de todos é mesmo o porque de a ford não ter autorizado o reconhecimento do record...

    cumprimentos
     
  3. Re: As 24H de Monza vencidas por Jorge Pinhol

    No início dos anos 70, Jorge Pinhol era um dos mais promissores pilotos portugueses e talvez aquele que mais apostava numa carreira internacional. Por isso não surpreendeu o convite para conduzir um dos Lola-BIP na campanha internacional de 73. No entanto a “malapata” que sempre o acompanhou em toda a carreira, não iria deixá-lo expressar todo o seu talento: Em Spa desistiu quando estava bem classificado, à frente do outro carro da equipa que iria vencer entre os 2 Litros; em Nurburgring, depois de ter obtido o 3º tempo entre os 2 Litros no treino de Sábado, é preso depois de uma queixa de Klaus Fritzinger que alegava que Pinhol lhe devia dinheiro referente ao Ford Capri RS de Grupo 2, destruído num aparatoso acidente sofrido no Estoril um ano antes (e que interrompeu a carreira do piloto por alguns meses…); em Agosto de 73 é à última hora impedido de correr em Vila do Conde, pois corria com licença inglesa e a prova não era internacional… Os melhores resultados da época foram por isso o 8º lugar no G.P. de Nogaro, em Outubro (Europeu de Sport) e o 3º lugar no Estoril na prova (também de Outubro) a contar para o Nacional de velocidade. Pinhol estaria parado nas épocas de 74, 75 e 76 e em 1977 para participar na prova portuguesa a contar para Mundial de Sport, tentou alugar um Lola a Alain de Cadenet e relançar a carreira, mas à última hora o negócio gorou-se. E foi com mais este azar que terminou de vez a carreira de Jorge Pinhol…

    In "sportscarclassic.com.sapo.pt"
     

    Ficheiros Anexados:

  4. Re: As 24H de Monza vencidas por Jorge Pinhol

    Fransisco, obrigado.
    Por acaso já tinha lido essa reportagem nesse site.
    abraço
    Manuel
     
  5. Re: As 24H de Monza vencidas por Jorge Pinhol

    Meus Caros

    perdoem meu ato falho, o correto é 240h de Monza.
    Seria impossível percorrer 40.000 km em 24h apenas.

    Ford Abraço

    Manuel
     
  6. Re: As 24H de Monza vencidas por Jorge Pinhol

    Emanuel

    após algum tempo finalmente descobri porque a Ford não divulgou esse recorde.
    Foi uma decisão da matriz da Ford no EUA que resolveu não divulgar, pois, nessa prova ocorreu uma tragédia, a morte do piloto David Bartropp que conduzia um Escort 1100.

    Acabou que o feito ficou esquecido pois nem no livro dos records a Ford autorizou que fosse divulgado

    abraço

    Manuel
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página