Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Arranque Motor Casal C/ Bing 19

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por M. João Pina, 23 Set 2012.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por M. João Pina, 23 Set 2012.

  1. Tenho uma Macal 2100 com motor Casal de 5v (m154) e vem equipado com um carburador Bing 19 e tenho o seguinte problema:

    não consigo por o raio do motor em funcinamento sem que este verta gasolina por um furinho que tem o carborador ao cimo ,isto é normal?
     
  2. Normalmente quando o motor está frio é necessário fazer essa operação
     
  3. gaita, é que assim o pó agarra-se á gasolina por fora do carborador e por cima do motor.
     
  4. Boa noite, eu tenho uma sachs v5 também com esse carburador e também me aconteceu isso, desmontei o carburador todo e limpei-o bem e isso deixou de acontecer, outra coisa que pode originar isso é a boia da cuba estar a deixar passar gasolina e depois ela sai por esse respiro. Espero ter ajudado.
     
  5. estou a trocar no carburador, a agulha, o injector principal, o difusor e o flutuador da agulha.

    O flutuador já tinha bastante folga e penso que deixa passar muito ar o pucha pouca gasolina, o injector não era o original, a agulha estava um pouco gasta e o difusor onde entra agulha está gasto (está oval)

    depois digo o resultado, é que estou à espera que chege o difusor.
     
    Carlos F gostou disto.
  6. Já troquei as peças no carburador e o motor já pega melhor, já não verte gasolina desde que, conte as bombadas que dou no puxador da gasolina para controlar a gasolina que entra na cuba, cerca de 40 pra pegar e 50 pra verter.

    Hó Carlos, acho que o meu problema não é de sujidade, já o limpei muitas vezes, o tal furo que falo não serve pra verter a gasolina caso a boia não vede, é que no inicio deste ano esqueci-me 2 dias da torneira da gasolina aberta e a boia não vedou, só dei conta quando verteu gasolina pelo escape :eek: , desapareceram cerca de 2 litros de gasolina e teve mais 1 dia ao sol sem escape e sem vela para conseguir por a trabalhar, quando pegou.....era só fumo.........,por sorte o posto de vigia na serra estava fechado e os bombeiros não vieram ao engano,. :lol:

    E a tua menina sendo uma sachs, o bing 19 não é igual ao equipado na casal (bing 1/19/40A), o meu tem a cuba por baixo e teu é de lado, correto?
     
    Carlos F gostou disto.




  7. Não sei porquê, mas todos acham que se deve dar "bombadas" no botão de "chamar" a gasolina!!!
    Para fazer arrancar o motor em frio, basta abrir a torneira, aguardar que a gasolina deixe de correr e depois pressionar o botão de chamar a gasolina (nos carburadores que o têem) até derramar, ou um pouco antes se não quiserem molhar o motor, altura em que libertam o botão!

    O porquê de fazer desta forma?
    1º-Porque não é necessário fazer da outra!
    2º-Porque num carburador Bing, "bombar" gasolina sempre que se arranca a frio, num ano, são milhares de bombadas que desgastam rápidamente o batente do botão, permitindo que este salte fora!

    Esta, não é uma opinião "teórica", mas sim fundamentada em anos de trabalho com estes carburadores!
     
    JoaoFonseca gostou disto.
  8. Epá...visto desse prisma tem alguma razão, ou melhor, toda a razão.

    Se quero que o carburador dure mais uns bons anos tenho de o poupar a trabalhos desnecessários.


    Então Sr. Carlos, se bem percebi, no carburador em questão (1/19/40A da Casal 5V) é normal, para arrancar o motor a frio ter de se verter gasolina ou quase verter?
     
  9. Sendo uma pessoa com experiência profissional neste tipo de carburadores, esclareça-me uma dúvida, o difusor 1208 tem furinhos ao cimo ao pé de onde entra a agulha ou não?

    Pelas imagens que vejo na net tem furos, mas onde comprei algumas peças não tem furos e o nº 1208 está lá gravado e achei estranho e fiquei confuso.(não cheguei a comprar o difusor por essa razão)
     


  10. Sim, dado que este modelo de carburador, não tem um dispositivo de estrangulamento de ar!
    Há alguns factores que influenciam a quantidade de gasolina que é necessário "chamar" no arranque a frio! São eles:
    O nível de desgaste da agulha e do difusor.
    A posição da agulha.
    A afinação do parafuso do ar.
    O tamanho do gicleur de mínimo.
    O nível de gasolina na cuba (regulação da patilha da boia).

    Resumindo, todos os factores que enriqueçam a mistura, seja por desgaste, seja por afinação, facilitam o arranque a frio!
    Inversamente o empobrecimento dificulta-o!
     
    M. João Pina gostou disto.
  11. Colega João Pina também me acontece o mesmo mas no meu caso sai mais combustivel no manipulo de bombear do que pelo orificio que referes.
     
  12. E o difusor 1208 para o motor casal 5V tem furos laterais ao cimo ou não?

    E para o rendimento ótimo do motor, na sua opinião ( já que noutro tópico disse-me o que equipa o bing 19 de origem) qual a afinação do ar, posição da agulha, e mais importante, o gicleur mínimo e máximo.
    É que, o mais grave não é por o motor em funcinamento, mas sim a falta de rendimento. Acontece que, seja quente ou frio, estando no relantim, ao puxar o acelerador o motor sobe lentamente de rotação, pra responder mais rápido abro mais ar, mas depois em andamento morre muito em subidas e por vezes em rectas.

    O problema não está numa simples limpeza de carburador, é que já o fiz varias limpezas, também já troquei quase tudo no carburador, só falta o difusor.


    Desculpa lá o bombardeamento de perguntas mas é que tenho problemas com o carburador/motor à anos e já foi a varios mecânicos e nimguém resolve o problema, estou a tentar resolve-lo eu.
     


  13. Para o rendimento optimo, deve usar a configuração/afinação original do carburador (que já conhece)!
    Os sintomas que indica, apontam para comando fora de ponto, falta de compressão e/ou escape obstruído!
     

    Ficheiros Anexados:

    M. João Pina gostou disto.
  14. Também já fui ao mecânico para afinar o comando e verificar a taxa de compressão, segundo ele tinha os platinados demasido aberto (a curva de escape apresenta uma cor ás manchas castanhas escuras e disse que era disso) e a compressão disse que estava otima, mas eu aqui não acredito porque desmontei à quase 3 semanas o cilindro e o pistão apresenta uma cor escura a toda a volta do cima até ao meio, segundo vi imagens na net é chamado vazamento.

    Resumindo:
    Vou ver se arranjo o 1208 visto ser o original e afinar como deve ser o motor. Os injectores, a agulha, o flutuador da agulha e o freio já os troquei (tal como recomendou).

    Falou tambem no nível da boia, neste caso muita ou pouca gasolina na cuba, ou temde ser o meio termo?
     
  15. Na imagem do meio que apresentou, sabe o que é o nº 8, é que parece que é para aplicar na zona do guicleur minimo e o meu carburador não tem essa peça.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página