Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Arrábida Historic Festival - Memórias em Slot

Tópico em 'Miniaturas' iniciado por José Pedro Gil, 24 Nov 2009.

Tópico em 'Miniaturas' iniciado por José Pedro Gil, 24 Nov 2009.

  1. No próximo Sábado, dia 28, a partir das 14.00 horas, decorrerá na pista Slot-Arrábida, em Vila Nogueira de Azeitão, o Arrábida Históric Festival, destinado apenas a Clássicos.

    Texto de Mário Rosas:

    Iniciamos com as informações relativas à prova de regularidade em circuito, já que é a primeira vez que é realizada. Assim, vamos começar pelos modelos de slot que poderão competir

    1 – Categoria Slot Racing Legends

    Para esta categoria foram consideradas 3 classes , 1, 2, 3.

    Classe 1 – Modelos de slot, representando carros de turismo , grande turismo e sport, cujos fabricantes os tenham colocado no mercado na década de sessenta, até 1970.

    Pertencem a esta classe os fabricantes Airfix, MRRC, Revell, Scalextric, Super Shell, Aurora , Monogram, etc.

    Classe 2 – Modelos de slot, representando carros de turismo, grande turismo e sport,da década de sessenta, produzidos pela Auto Art e em resina por Any Slot, Le Mans Miniature, MMK, ProtoSlot,etc, e ainda carrocerias provenientes de estáticos de fabricantes Airfix, Matchbox, etc.

    Classe 3 – Modelos representando modelos clássicos de Grande Turismo e Sport, da década de sessenta, dos actuias fabricantes Ninco, Scalextric, MRRC, Revell, SuperSlot, Etc.

    2 - A prova

    Ao concorrente inscrito, é atribuído por sorteio, uma das cinco calhas, uma vez que a calha verde não vai ser utilizada para esta fase, e dar-se-á início à prova com um treino de dez voltas, nas quais, um elemento da organização vai informando o tempo ao concorrente, em décimos de segundo.

    Findo o treino, cada concorrente informará a organização sobre qual o tempo por volta que escolheu para si.


    Formados os grupos de cinco elementos correspondentes a cada manga, iniciam-se as 26 voltas previstas (a primeira não conta).

    A prova, propriamente dita, começará com a abertura do semáforo(cor verde) e cada concorrente terá que percorrer as 25 voltas exactamente no tempo escolhido, penalizando pelas diferenças em cada volta.

    O tempo total estabelecido para cada manga é de 8 minutos, findos os quais, a corrente é desligada, sendo eliminado quem não tiver completado o numero de voltas estipulado.

    Ganhará o concorrente que tiver obtido menores diferenças.

    Como inicialmente foi dito, cada concorrente poderá dispor de diversos modelos para concorrer. Contudo esta prova terá uma duração de tempo limitada pelo conjunto de provas do evento, pelo que, só após sabermos com quem poderemos contar se poderá proceder à divisão de concorrentes/carros por mangas.

    O facto de ser em regularidade, coisa que temos quase sempre utilizado em ralis relacionados com o "Memórias, em Slot-Tributo a Peewee, estão, na minha opinião, mais em sintonia com os modelos da época do que propriamente os troços cronometrados em voga nos ralis modernos.

    A realização de regularidade em circuito, prende-se com o facto de podermos vir a ter algumas raridades a correr e como tal, não nos interessa a velocidade instantanea mas sim a regularidade que, ao décimo de segundo, criará muitas dificuldades sem causar problemas nos modelos concorrentes, e como em provas clássicas 1/1,nem sempre o mais rápido é o ganhador.

    Esta primeira abordagem ,com tanto tempo de antecedência, prende-se com a necessidade de eventuais concorrentes quererem apresentar modelos especiais, até porque serão sujeitos também a um concurso de elegância, e para tal necessitarão de tempo disponivel para os encomendar, montar, pintar, etc.

    Prometemos continuar a dar-vos notícias deste evento que como já foi dito, gostaríamos que fosse um "ex-libris" do slot clássico por forma a podermos organizá-lo anualmente.

    uma das corridas que está prevista para o evento :

    HISTORIC SLOT GRANG PRIX F 1

    Os modelos para esta prova serão divididos em 2 classes:
    Classe 1 - Destinada a modelos exclusivos CARTRIX - Legends
    Classe 2 - Destinada aos restantes F 1 , provenientes de outros fabricantes, modelos até 1967
    1- Estes modelos deverão apresentar-se como construidos na época, não sendo permitida alteração de motor.
    2- No caso dos modelos de resina, que por vezes são fornecidos sem motor, é obrigatória a aplicação de um motor que tenha sido utilizado para os formulas desta época.
    Os pneus a serem utilizados e dada a idade dos modelos, poderão ser substituidos por outros mantendo-se as dimensões dos originais.
    3- Os CARTRIX- Legends deverão manter-se "de caixa", sendo permitido apenas pormenores de afinação
    4- Os pneus deverão manter-se os originais da marca para este tipo de modelos.

    das 14 h 30 até ás 15 h 45 - Pré Slot Saloon Cars
    " 16 h 00 " " 17 h 15 - Historic Slot Grand Prix F1
    " 17 h 30 " " 19 h 30 - Slot Racing Legends

    Foi com imenso agrado que recebemos a notícia do apoio da CITROEN, através da sua sucursal de Setúbal, uma marca com história, a comemorar os seus 90 anos, e da TOTAL , lubrificantes, que quiseram valorizar o nosso evento , o ARRÁBIDA HISTORIC REVIVAL, com alguns presentes.
    Assim e para corresponder a esta iniciativa, vamos incluir no programa desportivo, uma prova destinada exclusivamente a modelos da marca CITROEN.
    Tratar-se-á de um troço de rali, para o qual divulgaremos mais pormenores ,oportunamente.
    Deste modo, o ARRÁBIDA HISTORIC REVIVAL vê aumentada a sua lista de prémios com lembranças CITROEN/TOTAL, a serem distribuídas por todos os participantes e para o 1º classificado da geral na prova “World Sports Car Master”, destinada aos modelos deTurismo, GT e Sport até 1965, uma prova de regularidade em circuito, a CITROEN/TOTAL, vai oferecer a possibilidade de passear, durante todo um fim de semana, com um CITROEN colocado à disposição do vencedor.
    Para além deste prémio, haverá para os 1º classificados de cada prova/categoria 1 caixa especial comemorativa dos 40 anos de parceria TOTAL-CITROEN, contendo uma miniatura de Citroen C 4, escala 1/43.
    E porque de uma festa do slot se trata, no ARRABIDA HISTORIC REVIVAL terá também uma “festa popular” na aldeia contígua ao circuito, onde poderemos encontrar no Pavilhão Multiusos do lugar, uma exposição alusiva aos 90 anos CITROEN onde estarão exposto alguns modelos da marca francesa.
    Nos arruamentos da aldeia, também irão estar expostas algumas miniaturas clássicas que não participam nas provas em circuito mas que os seus possuidores não se importem de apresentar a todos os participantes.
    Será, por tudo isto, que não deve faltar a esta prova, que lembramos, se irá realizar em Azeitão, no Slot Arrábida, no próximo Sábado, dia 28 de Novembro, onde pretendemos dignificar o Slot em festa.

    JP
     
  2. Ficheiros Anexados:

  3. Ficheiros Anexados:

  4. Ficheiros Anexados:

  5. Ficheiros Anexados:

  6. Ficheiros Anexados:

  7. Ficheiros Anexados:

  8. Ficheiros Anexados:

  9. Ficheiros Anexados:

  10. Ficheiros Anexados:

  11. Muito boas fotos José Pedro... Pena é que as miniaturas não dão para abrir... o_O

    Bom evento, obrigado pela divulgação...

    cumprimentos.
     
  12. Foram concorridas estas corridas.

    Obrigado pelas fotos.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página