Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Ar do carburador

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por João Carlos Salvado, 17 Dez 2010.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por João Carlos Salvado, 17 Dez 2010.

  1. Boas, o meu carburador tem o ar automático e ontem estive a repará-lo mas hoje deparei-me que há algum problema com o ar! uma das borboletas, a do ar, abre e fecha por uma patilha que é controlada por uma mola tipo as molas dos relogios antigos de corda! Não sei se é necessário criar tensão à mola para depois a borboleta funcionar ou após o funcionamento a mola cria tensão e o ar fecha normalmente.
    Se alguém souber, agradecia uma ajuda.
     
  2. Mas ela não abre nem fecha?

    Tenho um carburador desses mas nunca precisei de lhe mexer, pelo que não sou um perito na matéria.
    Mas se não estou em erro essa mola reage à temperatura. Quando o motor está frio a mola contrai e fecha a borboleta, quando o motor aquece a mola expande e abre a borboleta...nada disto acontece?
     

  3. Boas. Antes de mais um reparo, é comum na prática dizer-se abrir o ar, o que está errado, nos carros em que o ar é manual, ao puxar-se o botão está-se a fechar a broboleta e a enriquecer a mistura em gasolina. Portanto nos carros com ar automático, essa borboleta é comandada pela tal mola tipo "relógio". Essa mola na maioria dos casos está ligada a corrente e dilata termicamente. Ou seja quando o motor parado e a corrente desligada essa mola obriga a borboleta a estar fechada, quando se coloca o motor em marcha a mola vai receber corrente e passado algum tempo dilata e vai abrindo a borboleta até ficar totalmente aberta. Espero ter ajudado. Cumps.
     
  4. Exacto. Tanto quanto sei é exactamente isso.
     
  5. Exacto isso eu também sei, mas como desmontei a peça agora não sei como ligar a mola bimetálica! não sei se lhe coloco alguma tensão ou não!
     
  6. Bem, a borboleta tem que ficar fechada, com o motor desligado, logo para fazer a afinação terá de dar tensão á mola para esta obrigar a borboleta a estar fechada. Porém pode fazer isso sem o motor estar a trabalhar, coloca a tensão necessária para a borboleta estar fechada, depois de esta operação estar feita liga a ignição e apenas a ignição (verificando se chega corrente ao terminal da borboleta) se chegar a mola passado algum tempo vai começar a dilatar e a borboleta a abrir. Também pode fazer esta operação sem o carburador estar montado no motor, com a ajuda de um carregador de baterias dá negativo ao corpo do carburador e positivo ao terminal da borboleta, esta vai abrir. Cumps.
     
  7. Obrigado pela ajuda, já vou fazer isso e mais a noite já digo como correu
     
  8. No corpo do carburador tem lá três marcas para se fazer a respectiva afinação e sem ter a chave ligada vai rodando o corpo onde tem a ligação até a borbolete ficar fechada
     
  9. Boas Carlos

    No meu Commodore estou exactamente com o mesmo problema descrito neste tópico. Retirei o carburador para limpeza e quando o voltei a montar novamente o ar automático já não funcionou. Tem a tal mola tipo relogio e o funcionamento é térmico, não tem qualquer fio de corrente ligado e no corpo onde trabalha a dita mola tem 3 marcas de afinação. Ja testei as 3 posições e nada....

    Cumpts
    FM
     
  10. Com o carro complectamente frio metes o acelerador acelerado ao máximo (de preferencia com o motor parado claro) depois alivias os parafusos do choque automático e rodas de forma a que a borboleta do ar feche e voltas a apertar. Em principio deve funcionar, caso contrário tens o meu nº.;)
     
  11. Em vez de frio pode ser gelado??? Com o tempo que está não devo ter problemas quanto a isso... obrigado Rafael, amanhã vou testar essa solução e depois digo-te alguma coisa.

    Abraço
    FM
     
  12. Exacto, aqui está um frio que não se aguenta! Eu já consegui arranjar o carro! fechei a borboleta e coloquei a tensao necessaria para ela assim continuar! já funciona bem embora o carburador esteja completamente desafinado e nao faço ideia aqui na zona quem mo pode afinar... :S Filipe vejo o seu carro muitas vezes parado em frente ao espresso! Fico parvo a olhar pra ele, é o carro dos meus sonhos! Parabéns
     
  13. Epá, nem tinha reparado que és da Covilhã... e o meu carro não está muitas vezes parado em frente ao expresso, está só algumas :D
    Quanto ao teu carburador vai à garagem do parque no parque industrial do canhoso e pergunta pelo sr. Vitor Albuquerque... ele encaminha-te ;)
     
  14. Boas. Não estou a ver o carburador em questão, mas o básico é "igual" para todos, ou seja, existe um parafuso que tem uma mola envolvente á rosca e a sua ponta é em bico. Esse parafuso é o que faz a mistura ar/gasolina ao ralenti. Coloque o motor a trabalhar, quando ele já estiver com a temperatura de funcionamento, ou quando a borboleta do ar estiver totalmente aberta, roda esse parafuso no sentido de aperto (cuidado não apertar muito pois pode danificar o orifício) quando o motor começar a trabalhar irregularmente pára e roda no sentido contrário o suficiente até este ficar regular, depois é só acertar no parafuso do ralenti que está junto dos tirantes ou cabo de acelerador. Cumps
     
  15. É meu primo! Nem me tinha passado pela cabeça, tenho de falar com ele! Pois mas as vezes lá calha parado e eu la encho os olhos ;)
     
  16. No meu caso a ponta do parafuso não é em bico e a mola não está a volta do parafuso! por trás da mola está um compartimento onde passa a água! Não sei onde fica o parafuso que faz a mistura!
     
  17. Bem, se for um carburador mais recente provavelmente esse parafuso é de sextavado interior e encontra-se , por assim dizer, na "base" do carburador.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página