Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Apresentação

Tópico em 'Os Entusiastas do Portal' iniciado por Nuno Miguel Pinheiro, 22 Mar 2010.

Tópico em 'Os Entusiastas do Portal' iniciado por Nuno Miguel Pinheiro, 22 Mar 2010.

  1. Bom dia a todos!

    É com enorme entusiasmo que me apresento a esta comunidade.
    Nasci em Lisboa, na bela época de 74, e desde sempre convivi com o Toyota Corolla 1200 KE20 de 1971 do meu avô (carro este que até à data foi o único comprado pela família sem ser em 2ªmão). Estas recordações remontam-me às inúmeras viagens que fazíamos nele, entre Lisboa e Ponte de Sor, sendo que o meu lugar preferido era a chapeleira onde permanecia deitado a ver as estrelas…
    Bem, no ano de 1984/85 fomos morar para o Alentejo (Ponte de Sor) e o meu avô mandou arranjar o Corolla (ainda não se falava em RESTAURAR). A imagem do Toyota todo desmanchado, parafuso a parafuso, acompanhou-me ao longo destes anos e de certa forma mudou a minha forma de pensar.
    Os anos foram passando e digamos que foi neste carro que aprendi a conduzir. Em 2003 o Toyota Corolla azul-bebé já demonstrava bem as voltas que tinha dado ao conta Km´s e, depois de uma conversa com o meu avô, sugeri que fizéssemos uma reparação à semelhança da outra, para o fazer durar mais uns bons anos. Ao ver que ele não estava disposto a gastar uns bons € no restauro, desdobro-me em contactos com possíveis bate-chapas e pintores, isto porque decidi fotografar o carro todo, para que pudesse ser eu a desmanchá-lo e, posteriormente, a montá-lo. Em pouco tempo tinha o carro fotografado e parcialmente desmontado; não foram tiradas as rodas, eixo traseiro, amortecedores, molas e direcção, isto porque seria mais fácil de movê-lo (pois a nossa garagem não tem espaço para ter as 2 portas abertas).
    Mas este projecto começa logo mal, com o bate-chapas a demorar meio ano na reparação (que não ficou muito melhor do que estava), e o pintor a demorar outro tanto a disfarçar o mau trabalho do primeiro.
    Sem carro para me deslocar e a ver tal demora comprei um Toyota Land Cruiser de 89 para me desenrascar até este estar arranjado (mas pensando já na posterior restauração do jipe).
    Passado este percalço, ao continuar a montar o Corolla sou confrontado com a perda das varetas cachimbos e forro do tecto por parte do estofador.
    Entramos no ano de 2005, muita coisa má aconteceu no seio da minha familiar e também perco mais de 90% das fotos que tinha tirado ao carro… o que me demoveu da montagem até meados de 2006. Nesta altura volto a ter ânimo e contacto com quase todos os estofadores do distrito para saber quem é que estaria disposto a fazer e montar uma forra para o tecto, mas nenhum o aceitou, pois não tinha o antigo e as varetas para servir de molde (além de que teria sempre de levar o carro até lá). Bem… a vida dá mais uma volta e tive de ir viver para Lisboa. O azulinho esteve mais dois anos e tal na garagem a ganhar pó. É certo que ia algumas vezes a Ponte de Sor mas sem uma forra para o carro não ia montar os vidros e o restante.
    Ironia do destino… devido à minha situação financeira neste momento não ser a melhor, tive de por o Land Cruiser à venda na internet (sem o restauro planeado), mas ao colocar o anúncio dou comigo a encontrar peças para o KE20 de 1971.
    Renasce novo entusiasmo e vou até Ponte de Sor em Janeiro de 2010, e do nada, a vida apresenta-me um estofador que estava disposto a fazer o serviço completo, só tinha que tirar as medidas do carro, para além de montar o carro na garagem do meu avô (o mais engraçado é que ao falar com ele fico a saber que foi o mesmo que tinha trabalhado neste carro em 1985).
    Brutal, em menos de 1 semana dou com o Corolla com a forra do tecto montado e 5*****. O estofador decide falar com o antigo bate-chapas sobre o carro, que embora já reformado aceitou vir montar os vidros e a restante chapa. A vida dá com cada volta…
    Há três dias atrás descubro o http://www.portalclassicos.com. Bem, nem durmo… e ainda só li alguns dos restauros de Corollas que aqui estão descritos (mas os que li, li do principio até ao fim)! É muito bom ver mais rapaziada com a mesma “panca” que eu e principalmente ver o espírito de apoio que aqui existe… chega mesmo a ser emocionante. Só tenho pena de não ter o carro pronto para o 1º Encontro Nacional de Ke`s mas mais virão de certeza.
    A todos saudações clássicas.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página