Apresentação

Nuno Afonso

Clássico
Boas a todos, já tenho visitado o Portal várias vezes mas só agora começo uma participação mais regular e activa.
Como acontecerá com todos por aqui, a minha paixão por carros é... de sempre. Pelos clássicos surgiu depois mas já há bastante tempo.
O meu clássico é um BMW 315 e21 de 1982, e é o único carro que tenho, pelo que anda quase todos os dias. Só evito (evito, enfim, é mesmo melhor não!) viagens mais prolongadas por AE, pois com a caixa de 4 que tem de origem passar dos 120 é um martírio de ruído, passar dos 140 demora... e qualquer coisa acima de 80 Km/h é um desastre de consumo (isso é sempre, mas piora...).
Não se deixem enganar pelas minhas queixas, adoro o carro, só tenho mesmo pena de não ter possibilidade de ter um e21 mais potente. De resto, tenho o carro há pouco mais de um ano, uso-o bastante, e apesar do consumo e da fraca performance, nem pensar em vender, penso é em "upgrades" para lhe dar um andamento mais de acordo com o chassis, que é muito bom.
Espero poder ajudar no que for possível os membros do fórum em qq problema de e21 ou de outro carro qualquer, já que não me farei rogado para pedir ajuda sempre que precisar! :D
 

Andre.Silva

Trapatony
Bem vindo amigo e parabéns pelo E21... Pode não ser o melhor, mas pronto é o seu. Bem fixe, é um carro muito bonito.
 

Nuno Filipe Soares

duplocarburador
Bem vindo à nossa comunidade virtual!
Boa maquina esse e21, manda mas é umas fotozitas da maquina para a malta conheçer o bimmer!
Abraço
 
OP
OP
N

Nuno Afonso

Clássico
Obrigado a todos pelas boas-vindas, é muito agradável ler estas mensagens. Caro homónimo Nuno Filipe, Infelizmente, e alguns pormenores mecânicos aparte, as fotos que tenho da máquina ainda são as que o vendedor a quem o comprei tinha colocado no anúncio... e aqui ficam. (os faróis suplementares foram entretanto retirados... assim como o ambientador...) Não tenho tirado fotos porque o carro não está no seu melhor esteticamente (verniz da pintura a "despelar", bancos um pouco deteriorados (problema crónico dos bm's desta época, o tecido é frágil)...) mas já em Setembro prometo deixar aqui mais umas imagens do 315, que com as suas jantes ATS (muito semelhantes às Alpina e às originais BMW, e creio que uma opção comum na época), e a frente de 4 ópticas (pessoalmente prefiro a de duas, mas gosto de ambas) não deve nada em beleza a qualquer 323... (ah ah ah... deve ser o que dizem todos os proprietários de 315... só que a beleza não é tudo, nem assim tanto...). Mas repito, adoro o carro, e vou adorar mais ainda no dia em que estiver equipado com um carburador duplo, caixa de 5, mais uns pozinhos e um diferencial de 320 que já tenho guardado para esse dia... que demora, mas há de chegar! Para já, está equipado com uma barra estabilizadora atrás, que, julgo eu, não era equipamento de série no 315 (talvez fosse em Portugal?). Sempre é um começo!
PS:
Entretanto, estou com problemas em arranjar um colector de escape para substituir o que está no carro, que tem uma racha que parece crescer todos os dias... Mas apesar da difusão do motor M10 e de não haver falta de peças no mercado, está a mostrar-se um problema difícil de resolver! O "caso" está extensamente descrito na secção do fórum dedicada aos problemas mecânicos, agradeço a quem puder dar uma olhada e possa trazer um pouco de luz à questão... principalmente do mistério que é o facto de um colector para um 315 custar mais do dobro do que custa para qualquer outro e21 de 4 cilindros, apesar de o motor ser sempre mais o menos o mesmo... para não dizer completamente. Repare-se que não faço questão de montar um colector original do 315, mas a verdade é que nem todos os colectores de escape dos M10 podem ser trocados de uns para os outros...
 

Anexos

  • 8617967_1.jpg
    8617967_1.jpg
    94 KB · Vistos: 8
  • 8617967_2.jpg
    8617967_2.jpg
    102.6 KB · Vistos: 8
  • 8617967_3.jpg
    8617967_3.jpg
    72.4 KB · Vistos: 9
Topo