Apresentação Victor Lemos

Eduardo Relvas

fiat124sport
Premium
Bem-vindo Victor,

Um relé é basicamente um interruptor cujo "botão" é ligado por um sinal eléctrico. Serve para actuar equipamento de alta potência com um sinal fraco, dado que o consumo do relé em si é insignificante. Assim retira-se a passagem de uma corrente forte pelos platinados do comutador de luzes, que normalmente é delicado (quanto mais não seja pela sua idade, e também por na altura ser projectado para luzes muito mais fracas), e passa a servir apenas de comando para o circuito que é actuado remotamente pelo relé.

Os relés usuais seguem um esquema semelhante a este que anexo.

Para efectuar a instalação, convém ter alguns conhecimentos elementares de electricidade, e de preferência o diagrama eléctrico da viatura em questão para facilmente poder identificar os fios onde é necessário intervir. E naturalmente, deve-se desligar a bateria antes de mexer em qualquer coisa.

Os terminais que aparecem na figura são os habituais de um relé comum (normalmente desligado, e ligado quando tem sinal). Mesmo a numeração costuma ser sempre esta.

As ligações são da seguinte forma:

- Os terminais 85 e 86 são os que activam o relé, por isso são aqueles que serão introduzidos no circuito do comutador de luzes. Um deles deverá ser alimentado pelo comutador (do fio de onde anteriormente saía a corrente para os faróis), e o outro deve ser ligado à massa;

- Os terminais 30 e 87 são os que pertencem ao circuito de alta potência (normalmente um relé tem capacidade para sinais de 30/40 Ampère), e no caso dos faróis usualmente utiliza-se o terminal 30 para entrada (ligado com um cabo de secção elevada ao positivo da bateria - Mas atenção que se isto for feito de raíz deve-se incluir um fusível no cabo para protecção!), e os dois terminais 87 servem de saídas para os dois faróis. Convém também verificar que os faróis têm boas ligações à massa, porque muitas vezes o desempenho do equipamento eléctrico é inferior ao esperado porque as massas são más.

Fugindo um pouco ao tópico, julgo que as lâmpadas de 90/100w são ilegais para uso em estrada... obviamente que desde que ninguém se aperceba talvez passe, mas pode trazer inconvenientes. Recomendava-lhe antes experimentar umas lâmpadas de halogéneo de 55/60 w, pode ser que o resultado já seja bastante bom. Nos meus Fiat, são as que uso, e os resultados são óptimos. Só recorri a umas de 90/100 num Spider que tive faz alguns anos, porque as ópticas já estavam amarelecidas e a luz era fraca, mas andei sempre com receio porque aqueciam muito.

Espero que isto ajude! Um abraço!
 

Anexos

  • 1098relay.jpg
    1098relay.jpg
    7.3 KB · Vistos: 2
OP
OP
V

Victor Lemos

Clássico
Boa tarde
Sr. Eduardo Relvas
Venho agradecer o cuidado que teve em responder ao repto apresentado por mim há dias, relativamente à questão ( reles em lampadas de 100 w). pois fiquei deviamente esclarecido.
Obrigado.
Victor Lemos
 
Topo