Apresentação Tânia Sousa/ Fiat 242 18D

Tânia Sousa

YoungTimer
Olá a todos

Em Maio deste ano adquirimos uma Fiat 242 18D autovivenda. Tinha parte dos insteriores em mau estado, mas eu e o meu namorado deixámo-la como nova, por dentro e estamos muito contente com ela. laugh.png
No entanto estamos com um problema que está a ser dificil resolver e ao pesquisar na net encontrei os post do Hugo Barros e foi assim que conheci o vosso forum.
Bom o nosso problema é no sistema de travões. Sistema de travões hidraulicos de oleo. Já ficámos sem travões algumas vezes, felizmente sem outro tipo de danos, dadas a circunstancias. O que se passa com os travões é que os tubos metálicos do sistema hidraulico dos travões, saltam. Eles têm um bicone que pelos vistos não estão a cravar num dos tubos. Já levámos a 3 mecanicos, o unico que conhecia o sistema era um senhor em Porto Covo, e realmente com umas marteladas e mais qualquer coisa o tubo cravou e a carrinha ficou boa por 15 dias, salvou-nos as férias. No dia de regresso ficámos novamente sem travões, e ai já o levámos várias vezes ao mecanico local, mas no caminho a casa o tubo salta novamente.
Como com os travões não se brinca, o que queria mesmo era mudar todo o sistema ou trocar os tubos, mas não encontro nada online.
Nas férias encontrámos um senhor de Rio Maior que tinha uma igual á nossa e nos disse que perto de Leiria havia um senhor que conseguia todo tipo de peças antigas, mas não me consigo lembrar da terra e também não encontro nada online.
Agradecia imenso a vossa ajuda caso tenham alguma ideia de como resolver esta situação.
Obrigada desde já.

Enviarei algumas fotos assim que possível.
 

Anexos

  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 3

Claudio Vilas

Veterano
Boa noite.

Se o problema e´um bicone, a única forma é mandar substituir esse tubo.

No Porto há uma empresa que faz este tipo de tubos com os bicones.

A empresa chama-se MAQUITUBOS.

Contacte.

Cump
Claudio
 

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Bem vinda Tânia, isso é fácil de resolver, tiras (ou mandas tirar) o tubo e levas a alguém que trabalhe com sintemas de frio e ar condicionado e pedes que te façam o bicone novo, eles têm ferramentas para isso, eu já os fiz à mão, com um martelo e um ponção de bico, mas se for com uma ferramenta adequada será mais fácil e perfeito, nem consigo compreender qual a dificuldade dos mecânicos em resolver esse problema!!
Abraço.
 

Hugo_Fiat 242

Clássico
Olá,

Pois é, eu realmente vou andando por aqui...
Do que me recordo e tenho conhecimento a vossa 242E é das mais bonitas e bem cuidadas que existem no país!!! Tem um tablier imaculado (o que é raro) e assim como a vossa só a do Sr. Reis (um verdadeiro ex-libris!!!) que pode ser mensalmente vista na feira de Azeitão. Disto isto acho que a malta ia mesmo é curtir que mostrassem umas fotos dela laugh.png
Já disse algumas coisas no outro tópico; 0k, acho que disse quase tudo aqui: http://portugal.portalclassicos.com/topic/30951-fiat-242-18d-a-vossa-ajuda/
Para dar algum sumo ao que já foi dito neste tópico e para a malta poder ajudar com maior conhecimento de causa toca a mostrar do que estamos a falar:
1_zpsa599c890.jpg
Quanto aos manuais:
- travões 'full-power'
- manual de uso de 73
- manual técnico de 84
- manual uso de 80 em PT
- manual técnico da irmã gémea C35 (tenho um mais recente e em melhor estado, mas não está digitalizado)
Tenho também um anúncio que apanhei em França de um Sr. que faz estes tubos em material não corrosível, pelo que pode ser um bom investimento...segue por pm juntamente com o contacto de duas casas especializadas que devem poder ajudar na resolução do problema. Contudo eu nunca recorri a elas, portanto conto que os utilizadores do fórum te possam dar mais e melhores conselhos sobre casas e/ou técnicas/soluções que vos possam ajudar...
 

Anexos

  • laugh.png
    laugh.png
    989 bytes · Vistos: 3
  • 1_zpsa599c890.jpg
    1_zpsa599c890.jpg
    56.1 KB · Vistos: 3
OP
OP
T

Tânia Sousa

YoungTimer
Antes de mais obrigada a todos. Todas as dicas foram muito uteis.
O manual enviado pelo Hugo foi a cereja no topo do bolo. Já percebemos todo o sistema da carrinha e já conseguimos resolver.
Na Sexta-feira visitámos um senhor mecanico ainda á moda antiga que constrói peças e fez-nos os bicones e estes foram estanhados/soldados ao tubo para não se desprenderem Ao que parece o sernhor disse que era um problema frequente nestes sistemas e que normalmente soldavam os bicones aos tubos para resolver. Para terminar descobrimos uma portinhola que dava acesso ao sistema de travagem, graças ao manual. Sempre tinhamos reparado o tubo levantando o painel de acesso principal, mas não nos tinhamos apercebido desta portinhola que permitiu apertar bem os tubos. Já sangrámos os travões e amanhã vamos testar, mas estou muito confiante.
Amanhã posto aqui algumas fotos. Mas estou super agradecida, depois de várias tentativas em mecanicos, foi com a vossa ajuda que consegui á partida resolver. :)
 
Topo