Apresentação Renault 19 GTS (fase 1)

Filipe Falcão

YoungTimer
Viva a todos,

"Herdei" um r19 de 1992, um registo, possivelmente ainda não será bem clássico, mas em virtude da mecânica ser pré-eletrónicas (carburador) creio estar no sítio certo para partilhar e aprender algumas coisas.
Tem motor 1.4 energy de 80cv, alimentado por um webber duplo 32/32.
Apesar de ter uma condução divertida, como isto nem anda, nem curva, nem trava (pelos padrões modernos), tenho estado a substituir alguns "consumíveis" na máquina, já cansados, nomeadamente a suspensão e travagem.
A nível de amortecedores, arranjei uns Kayaba ultraSR (monotubo) com um excelente preço. A estabilidade melhorou 200%.
Travões, como tenho discos simples não ventilados e entram em fadiga perigosamente rápido, estou a considerar optar por pastilhas de travão com cerâmica, ferodo DS2500 ou EBC, dependendo do preço.
O motor está em excelente estado, não consome óleo, nem deita fumos suspeitos pelo escape. Consumos normais, tendo em conta a utilização, embora mais elevados do que quando era novo.
Creio ter margem para lhe extrair mais algum fulgor, mas ainda tenho muita leitura a fazer e aprender, para mexer sem comprometer a fiabilidade.

Cumprimentos.
 

Rafael Isento

Portalista
Membro do staff
Portalista
Bem vindo!
Isso é carro que tem interesse na configuração original. Não se pense em grandes rendimentos pois o motor não é propício a isso. Pode-se melhorar a agradabilidade de utilização fazendo uma boa revisão, na qual equacionava seriamente mudar os bronzes de bielas e cambota caso seja para rolar bastante.
Na época era um carro bastante agradável de conduzir, com espaço e conforto.
A versão a carburador, apesar de mais gastadora, tem um fôlego extra em relação ao motor de injeção que lhe sucedeu.
Pode ter alguma tendência para consumir óleo e o carburador tinha fama de desafinar com facilidade.
Atenção à junta da cabeça (mal comum a essa época).
Verificar a mala e desmontar os farolins traseiros para verificar eventuais ferrugens!

Nota: tive um R19 1.4 S, de 1993, que tinha a vantagem de uma caixa mais curta em relação aos outros 1.4. Não era nenhum foguete mas tinha uma condução muito engraçada ;)
 
Topo