Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Apresentação - David Garcia

Tópico em 'Os Entusiastas do Portal' iniciado por David Faustino Garcia, 28 Abr 2016.

Tópico em 'Os Entusiastas do Portal' iniciado por David Faustino Garcia, 28 Abr 2016.

  1. Olá, muito boa tarde, o meu nome é David Garcia e ainda tenho os meus inocentes 17 anos. Apesar de ser desta geração sou um apaixonado por carros, muita da minha cultura automóvel deve-se a um amigo meu que muito me ensinou.

    Como devem imaginar com 17 aninhos não possuo nenhum carro próprio, mas na minha garagem mora uma e46 320d touring com o motor 1991 cc (150 cv's distribuidos por uma cx de 6), que é um verdadeiro prazer de conduzir, tanto em conforto como em aceleração. A fazer-lhe companhia tenho um Polo 1.2 com os seus honestos 3 cilindros.

    Como podem ver, infelizmente, não tenho nenhum clássico nem nada que se pareça às máquinas que são documentadas nestes fóruns, também devido ao facto de ninguém na minha família ser ligada aos carros. Mesmo não tendo nenhum carro para mexer, pesquiso muito e sei muitos dos componentes de um automóvel, óbvio que não sei afinar um carburador, mas sei o que são os platinados, os bronzes, uma biela, etc., mas todos os dias aprende-se algo novo.

    Nunca vi nenhum motor "destapado" ao vivo (a única coisa que vi foi o motor da minha carrinha lá com o plástico por cima) o que é realmente triste, gostava muito de ter um carrito para mexer, exprimentar e depois deixar como me chegou ou melhor ainda.

    Marca de eleição: BMW
    Clássico "modesto" de sonho: 2002 Turbo
    Clássico "supercar" de sonho: F40
    Carro atual de sonho: M3 E46
    Para primeiro carro gostava muito de um Golf Mk2 Gti 16v, o que já é pedir muito.

    Mesmo não tendo carro para mostrar, se souberem de alguns encontros aqui perto (Entroncamento) por favor digam, terei todo o prazer de ir ver as máquinas presentes e aprender um pouco mais.

    Cumprimentos a todos,
    David
     
  2. Bem-vindo ao Portal dos Clássicos!
     
  3. Bem-vindo ao portal dos clássicos.

    Abraço
     
  4. Bem vindo ao portal! E que essa paixão se mantenha!
     
  5. Bem vindo David!
    Com 17 aninhos começa a chegar a altura em que se pensa em tirar a carta.
    Com a carta pensa-se no 1° carro. E para 1° pensa-se logo num foguete com rodas.
    ALTO... e pára tudo!
    Está tudo muito bem mas... Um Golf GTi 16v mk2 não me parece o ideal para quem quer começar.
    Já que gostas de clássicos, porque não começar a pensar já em algo mais modesto? Ainda sem carta tens o tempo a teu favor. Podes comprar algo em conta que precise apenas de uns "mimos"!
    Com o tempo que ainda te resta até o poderes conduzir em vias públicas, vais revendo e recuperando até ficar a gosto e em condições de ser usado no dia-a-dia.
    Recomendo-te algo com mecânica descomplicada para que possas fazer tu próprio.
    Para primeiros passos, e uma vez que gostas de alemães, porque não um Corsa A ou um Polo mk2? Ambos têm as versões GT algo apetecíveis e básicas.
    No lado dos italianos que tal um Uno ou um Autobianchi A112?
    Franceses um Visa ou AX, R5/Super5, 205...
    Do lado dos ingleses só consigo recomendar Fiesta mk2 ou Escort mk3/Orion.
    Os japoneses já começam a ser muito valorizados, acho mau investimento para 1° carro.

    Para aprenderes um pouco mais sobre o modelo escolhido e sobre mecânica em geral, os manuais da Haynes (UK) são um bom ponto de partida.
    Sem querer fazer publicidade, dá uma vista de olhos no site da Livraria Ascari (www.ascari.pt). É apenas a que eu melhor conheço da especialidade, mas haverão muitas outras, é uma questão de pesquisar.

    Por fim, e dentro do que parecem as tuas preferências, deixo uma imagem de um modelo económico e com muito estilo para um recém-encartado (guiei muito um, dum amigo, quando tirei a carta)

    2_2_21_Jetta_I_1979_mi.jpg
     
  6. Obrigado a todos pelas calorosas boas-vindas!
     
  7. Buenas David Faustino Garcia!

    Que bom ver gente da tua idade a curtir isto dos carros velhos, dá esperança à comunidade saber que nem tudo o que é jovem sonha em ter um VAG com óticas LED de última geração, pneus run-flat, heads-up display, computador de bordo para controlar o consumo do pachorrento diesel que jaz debaixo do capot e outras mariquices!

    Espero que te divirtas e continues a tua aprendizagem ;)

    Relativamante ao 1º carro velho.
    Já se percebeu que os germânicos são a tua cena mas olha que se te acontecer o que acontece a muita gente... :rolleyes... depois de frequentares o fórum com assiduidade vais começar a expandir os teus horizontes e o teu palato vai alargar-se até onde não pensavas ser possível. O @Rafael Isento mandou ali umas propostas com grande potencial tanto de diversão ao volante como para começares a sujar as mãos e dentro delas, se estivesse no teu lugar olhava sem dúvida para um Polo GT (andei a considerar um faz pouco tempo!), é germânico, tem a pinta retro que se procura, em preto fica muito discerto mas com classe e vê-se muito pouco na estrada. Para saires da tua zona de conforto sem dúvida o Autobianchi A112, especialmente as primeiras séries, esquecendo o Abarth (um dia car*lho, um dia!) que já se manda para valores que podes não querer/poder despender, devem ser carros fáceis de mexer e a condução em cidade deve ser uma pica do caraças! Se a tua prioridade for mesmo mexer sem grandes preocupações o AX parece-me uma opção que faz todo o sentido, barato, fácil de arranjar peças e... barato.

    Enfim isto é um mundo, diverte-te!
     
  8. Obrigado Rafael pelas sugestões, eu só falei no Golf Mk2 Gti 16v porque também gosto muito de Golf's (mais propriamente o Mk1 e o Mk2) e sendo este um hatchback com os seus 138 cv's seria engraçado (também tem um certo valor sentimental), obviamente que gostaria mais de ter o Mk1 Gti mas isto são só gostos e desejos porque se tudo correr bem quando acabar o 12º devo entrar para academia militar o que não vai facilitar-me a vida porque só posso vir aos fin-de-semanas a casa e nesses dias o descanso vai ter que ter prioridade, por consequência pouco tempo vou ter para o carro.

    Ter qualquer um dos Golf's acima mencionados só vai ser possível quando for mais velho e estiver mais orientado (tanto em termos monetários como de emprego) e com mais conhecimento em relação à mecânica, gostava muito de restaurar um Mk1.

    Posto isto e caindo mais na realidade, para primeiro carro já tive a pensar num starlet rwd, fiesta mk2 ou um super 5. Também tenho um projeto em mente mas o mesmo penso que não se vai realizar, que é o seguinte:

    O pai de um amigo meu tem um e36 325i parado, por problemas de legalização, e o motor daquilo é um M50, com VANOS. O meu desejo era passar esse motor para um e30, porque andei muitos anos da minha infância nesse e36 e tem um mesmo um grande valor sentimental e custa-me vê-lo ali parado, mesmo que fizesse o "swap" apesar de a carroçaria não ser a mesma, aquele coração ardente continuava lá.

    Tenho 17 anos e tenho estas ideias todas, o que me dão mais vontade de saber e conseguir concretizá-las mas também tenho a noção da realidade.
    Agradeço igualmente pelos manuais, quando chegar a casa vou logo investigar.

    Vou tentar ser presente nos fóruns e tentar ajudar no que puder sem dizer asneira. Já agora, dia 7 de maio vai haver aqui no entroncamento um encontro do Clube Porsche Portugal, eu vou lá estar, apareçam!

    Abraço,
    David
     
    #9 David Faustino Garcia, 29 Abr 2016
    Última edição: 29 Abr 2016
    Nelson C. Santos gostou disto.
  9. Obrigado pelas boas-vindas, Hugo. Felizmente sou desta geração e não tenho certos gostos cheios de xunning e outras modernices. Farto de azeiteiros fumarentos nos seus Seat's. Não tenho nada contra a marca mas sim com os seus donos, cada carro tem as suas características e charme únicos e estes jovens de hoje em dia tiram toda essa identidade seja a que carro for. É por causa disto que começo a pensar na extinção desta comunidade, cada vez mais vejo mais carros cheios de colunas, neons, bodys e essas coisas todas, não sei quem é que daqui a uns anos vai apreciar os clássicos de ontem.

    Enfim, isto foi mais um desabafo, não percebo qual é a piada de pôr todas esses acessórios nos carros.

    Continuando... Antes de me inscrever, já gastei horas e horas a ver os fantásticos restauros que por aqui fazem, gostei especialmente do restauro do 2002 do Tiago Pinho e de uma réplica de um GS tunning pelo Egas. Considero muitos destes restauros verdadeiras histórias onde as personagens são: o carro, o dono da máquina e as pessoas que interagem através do portal que alimentam o tópico de uma maneira espetacular.

    Penso que cada utilizador deste portal deve estar muito orgulhoso por fazer parte desta comunidade tão integra e espero aprender muito com este mundo. Quanto aos carros já expliquei tudo na minha resposta acima.

    Abraço,
    David
     
    #10 David Faustino Garcia, 29 Abr 2016
    Última edição: 29 Abr 2016
    Nelson C. Santos e HugoSilva gostaram disto.
  10. Falhaste redondamente o teu objetivo. Devias ter tentado escrever em Português correto e com acentuação e pontuação adequada. Poderia até ter tido piada. ;)


    Entraste a matar, sem te apresentares e sem leres as regras. Não mando nada neste casa, mas acho mal essa postura. Começa de novo, é o conselho que te dou.
     
    #12 JorgeMonteiro, 6 Mai 2016
    Última edição: 6 Mai 2016
    Rafael Isento gostou disto.
  11. Boa tarde.
    Primeiro que tudo, cuidado com as entradas à campeão e sobretudo muito cuidado com a língua portuguesa e com a pontuação das frases.

    Depois, caso queiras contribuir minimamente para o fórum, apresenta-te criando um tópico na secção os entusiastas.
    E altera o teu nome, porque aqui usamos os nossos nomes próprios em vez de nicks.
     
    Rafael Isento gostou disto.
  12. Não, o senhor está equivocado. A versão apresentada no meu avatar é mais poderosa dos 02 e até mesmo dos New Klass ou E10 como quiser. Um carro fantástico, um impulsionador da indução forçada pelo mítico turbo KKK que apesar do seu circuito ser deveras arcaico e antiquado (sem intercooler) trazia uma potência abismal e única apartir das 4000. Já para não falar no seu design agressivo, um verdadeiro carro de pista em estrada. Tão agressivo que dizia no avental "2002 Turbo" invertido para que quando as pessoas vissem tal máquina saberem e desviarem-se porque ai vinha os 170 cv's para cerca de 1070 kilos combinados com tração traseira e uma caixa curta tornavam este carro num comedor de estrada, 7 segundos dos 0-100. NOS ANOS 70, meu amigo. Não encontro outro carro que se chegue perto desta junção perfeita de potência, design e inovação. Enfim, a crise de petróleo que se deu na altura, fez com que a BMW acabasse a produção antes das 1,700 unidades, o que realmente é uma pena. Penso que nunca nenhum carro se vai chegar perto deste derradeira máquina. Felizmente tenho o prazer de conhecer um amigo que tem um destes na garagem, apesar de já ter tido 2.
    Já que referi a crise do petróleo, esse 1502 foi um modelo com um motor de baixo consumo feito à pressa para combater esta mesma crise.
     
    #14 David Faustino Garcia, 6 Mai 2016
    Última edição: 7 Mai 2016
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página