Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Aparelho mig a venda no leroy merlin

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Antonio J S Costa, 3 Ago 2008.

Tópico em 'Chapa e Pintura' iniciado por Antonio J S Costa, 3 Ago 2008.

  1. Oi pessoal queria a vossa ajuda para a compra de um aparelho (unico modelo q têm) no leroy merlin é um mig que dá para trabalhar com e sem garrafa.
    têm tambem lá garrafas a venda (pequenas) daquelas que quando acaba deita-se fora, o aparelho ja traz o adaptador para a garrafa e a mangueira, e a garrafa é fixada na parte de traz com umas fibélas. o custo ronda os 350 euros

    alguem se poder ajudar agrade-so porque queria comprar um sistema desses.
    Amanha devo de lá ir e vou tirar fotos.
     
  2. Caro amigo! Eu pus um tópico aqui há tempos com a mesma dúvida!
    A malta explicou o que era e como funcionava e eu experimentei fazer umas soldaduras com uma máquina dessas, que me foi emprestada por um amigo!!!
    Posso dizer-lhe que NÃO GOSTEI!!!
    O arame usado por essa máquina é muito caro e, a longo prazo, não é, de todo, rentável!
    Isto para quem solda todos os dias.....
    Há a hipotese de trabalhar com a garrafa, mas obriga a um contrato com uma empresa de gás e as despesas inerentes com os testes ás garrafas!
    Para mim, venha o maçarico de oxi-acetileno! Dá mais trabalho e requer mais pericia, mas o trabalho fica mais bem feito!
    Substitui a MIG e a TIG, e ainda o uso para desempenar chapa e até para cortar!!!!
    Isto é apenas a minha opinião! Alguém que seja de ideia contrária, que diga de sua justiça...
    Um abraço
     
  3. :huh::huh:

    Não percebi absolutamente nada!
     
  4. Essa não podia deixar passar lamento, mas por favor, não compara TIG e oxi-acetileno, o que é um insulto para quem domina as técnicas de TIG.
    Se alguém lé o que escreveste em relação ao TIG e soldar um aro e segurança com oxi-acetileno a seguir o teu conselho, penso que em caso de acidente o facto de ter as soldas partidas se devera a tua "pericia"
    Não se podes usar o oxi-acetileno para tudo, e tal como não podes usar o MIG/ MAG para tudo. Tem a suas vantagens, seus limites e os seus defeitos.
    Cada categoria e tecnica de soldar tem o seu uso e o seu campo de acção
    Ha muitos casos aonde a solda com MIG é necessária é até é o mínimo, tal como aros de segurança, peças de estruturara, etc... Tenta soldar um aro de segurança com oxi-acetileno e reze para não capotar
    A soldas MIG/ MAG são muitas resistentas e por vez mais do que a propria chapa a ser arranjada :/
    O MIG/ MAg tem igualmente os seus defeitos e os seus limites. Não dão para fazer pontos de calor para trabalhar chapa.
    O oxi-acetileno só permita "colagem" com uma solda "mola" e de pouca resistência comparada ao MIG, é muito bom para arranjar um guarda lamas por exemplo, mas que podes vir a passar depois horas a planar devido ao calor sem falar da tempera que la se foi se não tiveres muito cuidado. O oxi-acetileno mal manipulado podes danificar a chapa quando se estima mal o ponto até ao qual e pode aquecer, sem falar do perigo que represente o oxigénio em garrafa numa garagem. A vantagem: permita fazer pontos de calor para trabalhar a chapa em algumas situações como é de facto desempenhar.
    Estas a dizer que MIG SUCKS (e mais bonito MIG sem gas não é MIG), mas ja soldaste algumas vez com uma maquina amador de qualidade tipo Telwin, ou um pro trifasica? Mas qualquer oficina mesmo pequena de chaparia automóvel usa MIG e oxi-acetileno, mesmo os da velha guarda. Serão eles assim tão idiotas ou sem jeito?
    Ja agora consegues soldar alumínio ou melhor magnésio com oxi-acetileno ja que subsistiu com ele o TIG, o MIG, o MAG?
     
  5. Caro amigo! Com certeza não viu bem o que escrevi ou então não entendeu muito bem!
    Admito também que talvez não me tenha explicado muito bem numa das partes, quando disse que o oxi-acetileno substitui a MIG e a TIG!!! Substitui em grande parte dos trabalhos, não em todos, como é óbvio! Mas quem não é profissional, não se pode dar ao luxo de ter uma MIG e uma TIG, máquinas bastante dispendiosas, como decerto sabe! Quem restaura um carro, tem obrigatóriamente de dar calor na chapa, é aqui que o maçarico consegue ser mais universal.
    Também nunca disse "MIG SUCKS"!!! Nem entendo bem o que isso quer dizer, peço desculpa! Como também não disse que MIG sem gás não é MIG!!! Sugiro que leia com mais atenção o que escrevi e não o que queria que lá tivesse escrito!!!
    Eu próprio também uso MIG em certos trabalhos! Experimente o meu amigo a soldar peças completas com uma MIG sem garrafa, faça as contas a seguir e constate quanto gastou em arame fluxado!!!

    P.S. Quando queira, terei muito gosto em lhe ensinar a soldar com oxi-acetileno, pois já vi que desconheçe as potencialidades desta ferramenta!!! Quem me ensinou, foi um mestre da velha guarda que nem sequer tem MIG ou TIG na sua oficina e, o que é certo, é que têm saído de lá restauros de qualidade superior.....
    Estou á sua disposição!
    Um abraço
     
  6. Se é tão óbvio, da próxima vez pensa antes de escrever comentários a teor técnicos. O forum é um espaço de vulgarização técnica, e não ser objectivo e pormenorizado devido ao "não ser claro" pode trazer problemas a quem aplica dicas erradas (TIG substituído por oxi acetileno, imagina a surpresa de alguém a querer concertar uma jante de magnésio com um maçarico bi gás :/ )
    De facto não disseste MIG SUCKS , mas os teu comentários e conclusão sobre o uso de uma maquina de fio fluxado -maquina que eu dispenso por ter uma MIG/ MAG pro comprada de segunda mão ao muito bom preço de 150€-(e não de uma maquina amador de soldadura MIG), proclamando que o ixo acetileno serve para tudo como o escreveste leve a pensar que uma maquina desse género não se justifica, seja de uso fluxado ou com gás o que no meu entender resulta o famoso "sucks"
    Essas maquina a volta de 400€ como o Decastar 135E (penso que trata dele) é uma maquina interessante, e muita suficiente para um amador. Ja usei de uma e gostei do seu aspecto "para principiante". Quanto a garrafa de Co2 (enfim quase) existem soluções para não ficar sujeitado a contrato ou a comprar os "cartouches" na Leroy Merlin.
    Continua a dizer que o oxi acetileno não pode ser usado para todos as soldas sobre metais ferrosos, por mais destreza que se tenham (Não obrigado, dispenso a formação com oxi acetileno), nunca se solda um aro de segurança com oxi acetileno -alias as exigências técnicas são MIG no mínimo, com recomendação TIG-, uma plataforma com oxi? Nem pensar. Uma cave de roda? Um remendo num painel? Sim senhor. Un reforço estrutural com oxi? Nem pensar
    Oficina serio usa as duas técnicas, só a gás, lamento mas é de desconfiar. Ha 40 anos ok, tudo bem, mas agora?
     
  7. ãmigos calma calma calma ....

    só pus o tópico porque nao encontrei assuntos deste aparelho á venda no leroy merlin (ainda hoje vou por fotos se possivel, vou ver se dou lá uma saltada)
    em questão do contrato da garrafa [nao é essa garrafa] é uma garrafa bem pequena tipo usas botas fora que para mim deve de dar. porque fasso ai 2 retauros malucos por ano +/- e só perguntei se valia o dinheiro que custa ou se por mais uns euros conpra-va um bem melhor tipo pro ,, agora quanto ao fio fluxado posso usar ou nao usar porque penso em comprar fio com gás ...

    cada garrafa custa +/- 22 euros


    Hoje ponho fotos de tudo se for lá

    agora só péço para não se matarem aqui ok estamos para ajudar uns aos outros, uns são bons numa coisa, outros noutra, todos temos defeitos e aqui é um citio para corregir erros amigavelmente ok, não vamos dizer que flano solda melhor que sicrano porque se for assim eu tenho um colega que solda uma lata de sprey (cortada a meio com soldador de arco acreditem ou não eu vi...... pois é.. e por fim encheu de agua e nem um furo

    com os meus melhores comprimentos para todos Antonio costa
     
  8. como so sei soldar com eletrodos nao sei muito sobre esse assunto... o_O
     
  9. Peço desculpa a quem entendeu mal o que escrevi!!! Mas volto a dizer que tenho uma MIG com garrafa grande que uso muitas vezes!
    Quanto a essas MIG sem garrafa, eu, pessoalmente, não gosto!!!!
    A TIG, á partida, não uso por ser muito dispendiosa!
    Atenção: Não soldem partes estruturais do carro com oxi-acetileno, senão têm um acidente.....
     
  10. boas... amigo antonio, caso invista nessa maquina e desenrasque mande pm, diga qualquer coisa na mesma, pois eu tou sempre a pedir mig´s emprestadas para as minhas ideias... pois o ideal para qualquer um de nós, era mig, tig, acetilenio, electrode, e tambem ferro de soldar a estanho :p

    abraços
     
  11. não consegui tirar fotos porque fiquei sem pilhas (logo hoje) mas tive sorte porque está no folheto e em promoção...

    o aparelho é um CEVIK grupo fio duemig 130 Com gás/sem gás 230 v 100amp fio de aço 0.6-0,8mm fio de inox 0,8mm fio animado 0,8 a 0,9mm

    custa agora 299 euros.

    e tem dois tipos de garrafas uma que diz co2 100% e outra diz 15%argon 85% co2 o 1 custa 24euros o segundo 22 euros


    alguem ja usou?

    ver aqui http://www.leroymerlin.pt/opencms/leroy_merlin/folhetos/folheto_obras_verao_2008/index.html

    esta na pag nº23
     
  12. um colega da minha beira me disse que aqui um fornecedor de cá tem garrafas (das grandes) para mig (este aparelho) que custam 75 euros de aluguer por ano e o gás cada carga custa 116euros do bom tem um mais fraco por 68euros


    alguem sabe que tipo de gás são estes tão diferentes em preço?
     
  13. E que existem uma serie de gás para soldar ao semi-automático MIG/ MAG , o preço vai variar consoante a mistura necessária e a mesma mistura vai depender do uso que vai dar (o que vais soldar) ao teu semi-automático
    Aproveita para corrigir, nos usamos sobretudo nas maquinas semi-automáticas o MAG
    MIG (Metal Inert Gaz) uso em alumínio (grosso modo), que se solda em geral com árgon puro e fio de alumínio
    MAG (Metal Actif Gaz)uso em metais ferrosos e inox
    O que nós interesse em geral é o MAG, e consoante a natureza do metal, e do fio a proporção de Co2 vai variar
    Agora é "comum" o uso do Co2 puro em soldas MAG, é mais barato (é o gas das maquinas de pressão) mas a solda fica um pouco mais feia do que uso de Co2+ Argon, mas é mais solida. Não serve para inox, e os gazes a seguir igualmente:
    (tive de ir a procura nos meus cursos técnicos)
    Argon+ O2= Cargal ou INARC 95 Existem o CARGAL 1 (Ar + 1.5% O2 ) ou CARGAL 2 (Ar + 3.5% O2 ),
    Argon+ Co2= Atal (o mais comun) em geral o mais comum é o Atal 5 (Ar + +/-18% Co2) Existe igualmente o ARCAL 21 (Ar + 8% Co2) O Atal é as suas declinações -Variação das proporções- são os mais usado pelos chapeiros
    Argon+ Co2+o2= Inarc4 (+/- igual ao Atal) Existe o ARCAL 14 (Ar + 3% CO 2 + 1 a 1.5% de O 2
    Árgon+ Helium=Inarc 17 (que serve igualmente para alumínio, ligas leves, e alguns metais a base de cobre desde que usado com o fio certo)
    E mais uma porrada deles

    Para os inox
    Árgon+ O2= MOX
    Existe igualmente o Noxalic

    e o 100% Argon, o Nertal para alumínio, ligas leves, e alguns metais a base de cobre desde que usado com o fio certo
     
  14. ja comprei o aparelho que deu a abertura ao tópico
    tenho já soldado muita coisa com ele para ver os pontos fracos e bons

    brevemente ponho fotos e vou mensionar o que acho de bom e mau neste equipamento que se encontra a venda no leroy merlin


    Muito atentamente a todos António Costa
     
  15. Antes de colocar as suas opiniões, e caso tenha usado o fio fluxado posso adiantar-me no seu comentário e quase que aposto que já achou que provoca muitos salpicos. Pessoalmente não gosto nada desse fio fluxado, acho que stick (electrodo) faz um melhor trabalho, principalmente com um aparelho inverter (não querendo comparar MIG com Stick ou com outras técnicas). Já para não falar no custo do fio fluxado (assustador...). Quanto ao gas, não conheço essas garrafas "descartáveis" mas duvido que dê para muito tempo de trabalho, isso deve desaparecer logo. A parte positiva é que permite uma soldadura sem muito aquecimento, adequada para chapa mais fina. Penso eu de que.

    Abraço.
     
  16. .......continuo a preferir o velho maçarico!!!!
     
  17. é este o aparelho referido no tópico
     

    Ficheiros Anexados:

  18. na caixa so aparelho diz mig mag mog

    pelo que ouvi mig (com gás) mag (fio fluxado sem gás) e mog ???????
     

    Ficheiros Anexados:

  19. Tambem eu estou interessado em adquiri uma maquina destas.A minha questão é onde e como poderei arranjar posteriormente o CO2?
    Falo em CO2 porque já me apercebi de ser o mais barato.
    A maquina será para usar 2 a 3 fins de semana por mes,não sendo um uso proficional ou diario,tambem não é exporadico...por isso convinha ser o mais barato possivel(como sempre...)e com alguma qualidade.

    Falaram-me em pedir a alguem conhecido que tenha um café para me arranjar o CO2.Será possivel?Como vem acondicionado(tamanho da garrafa)?
     
  20. Caros entusiastas,

    Será que me poderão elucidar sobre qual o maçarico a utilizar (se existem kits, o que se consegue mais em conta), e o que pensam da utilização do estanho para trabalhos de reparação de carroceria (em peças não sujeitas a esforços).
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página