Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Anticongelante Sem H2O

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Jorge Viegas, 23 Jul 2013.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Jorge Viegas, 23 Jul 2013.

  1. Vi agora um episódio do "Jóias sobre rodas", onde substituíram o liquido de refrigeração por um anticongelante que não tem água na sua composição.

    Pelos vistos nunca mais é preciso substituir o mesmo, já que não ganha ferrugem e não perde características.

    Alguém conhece melhor este produto?
    Alguém o usa?
     
  2. Já tinha visto, o Jay Leno falou nele já várias vezes. Pelos vistos é mesmo muito bom.

    Não é barato, mas estou a ponderar um dia destes comprar para experimentar... seja como for, o Paraflu que eu uso é caro, por isso mais um bocadinho por algo que nunca mais tenho de trocar parece-me um bom investimento.

    O mais curioso é que, como o ponto de ebulição é bem maior que o da água, nem sequer cria pressão (que é uma consequência do vapor que se cria na superfície do metal sobreaquecido), por isso pode-se tirar a tampa do radiador e não se apanha um escaldão, não há pressão no circuito.

    Por outro lado, o calor específico do líquido é ligeiramente diferente, e faz com que o motor trabalhe ligeiramente mais quente do que é habitual, mas isso não tem quaisquer inconvenientes em si, até dizem que melhora ligeiramente o consumo porque atomiza melhor o combustível.

    Podes procurar por Evans waterless coolant no google para saber mais.

    Um abraço!
     
  3. interressante....
     
    Jorge Viegas gostou disto.
  4. Muito interessanteohmy.png
     
    Jorge Viegas gostou disto.
  5. Este liquido parece interessante. Eduardo, discordo que este liquido faça trabalhar o motor mais quente. A troca de calor deste liquido não deve ser assim tão superior à da água de forma a alterar a temperatura à saída do radiador. O motor deverá aquecer este liquido à mesma temperatura da água, a velocidade a que irá passar pelo radiador também deverá ser a mesma, logo a temperatura à saída também deverá ser muito semelhante. A não ser que este liquido tenha uma troca de calor muito inferior à da àgua, a temperatura de funcionamento do motor deverá ser muito semelhante, com uma pequenissima variação insignificante, penso eu de que. Corrigam-me se estiver errado.
     
    Jorge Viegas gostou disto.
  6. Pelo que entendi, quem optar por colocar este produto tem de usar um outro produto para retirar todos os vestígios de H2O do circuito.
     
  7. Quem refere a ligeira subida na temperatura é a própria Evans, e inclusivé tem um vídeo a falar disso. Todos os líquidos têm um calor específico, ou seja, a capacidade (e velocidade) para absorver calor, e a deste líquido é diferente da água. Mesmo o anticongelante que nós usamos no dia-a-dia, se for usado puro, tem características diferentes da mistura com água, ou da água pura.

    Sim, aconselha-se a preparação do circuito com um produto próprio para a adaptação. Não é fácil drenar todo o circuito e retirar os vestígios da água, mas com o líquido de preparação pelo que li torna-se mais simples.

    Um abraço a todos!
     
  8. Ficheiros Anexados:

    Eduardo Ramalhadeiro gostou disto.
  9. Deveras interessante. Costumo seguir o Wheeler Dealers mas não apanhei este episódio
     
  10. No site que coloquei em cima tem esse video e outros do Jay Leno...

    Não acho mau...atendendo ao facto que é vitalício.
     
    Diogo Manuel gostou disto.
  11. O problema é mesmo conseguir encontrar aonde comprar, visto que no site espanhol que mencionei não enviam para Portugal
     
  12. Não enviam por transportadora?
     
  13. Jorge Viegas gostou disto.
  14. Depois envia-me PM com a resposta deles, também estou interessado ;)
     
  15. Pois, mas isso contando que nunca iriam existir problemas com o circuito como fugas ou juntas queimadas que obriguem a repôr liquido novo, no entanto não acho caro, eu uso antigelo puro e não é muito mais barato do que esse.
     
    Jorge Viegas gostou disto.
  16. Sim, mas se tiver tubagens e bomba de água novas, penso que deve durar uma vida, não?
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página