Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Amarelinho R5 1973

Tópico em 'Renault' iniciado por Hugo Riço, 5 Mai 2016.

Tópico em 'Renault' iniciado por Hugo Riço, 5 Mai 2016.

  1. Boas, venho apresentar aqui o renault 5 do meu avô que ando a restaurar.
    O meu avô foi buscá-lo ao stand em 73 e foi o primeiro e unico carro que ele teve. O carro foi sempre muito bem estimado e foi onde a minha mãe e a minha tia começaram a conduzir e consequentemente com o meu pai e o meu tio. Fizeram muitos passeios com ele e várias férias portanto o carro tem historia e muitos momentos passados e marcados.
    Desde que eu me lembro que ia para a casa do meu avo e ia brincar com os irmaos e os primos para o carro já parado na altura na garagem,
    Fui sempre eu que perguntava porque é que o renault não andava ou não o arranjavam, ou seja era eu aquele que se preocupava mais pelo carro que iamos vendo a apodrecer lá parado.
    Até que chegou o dia que tirei a carta e decidi por mao naquilo e chamar um amigo mecanico para me ajudar lá com o motor e lá se descobriu que o motor não estava colado e que tinha apenas 10400km em 46 anos de vida, na altura até nos rimos.
    Pronto depois o meu pai ia me ajudando com os contactos e lá o levámos para uma oficina, deram uma revisao a parte mecanica toda, deixando o a funcionar. Neste momento está para ir para o chapeiro que é para depois irmos com ele à revisão.
    Espero que tenham gostado da historia resumida e em breve já coloco fotos para vos atualizar das novidades.
    Cumps
     
  2. Muito bem, também gostamos de fotos.
    Cumprimentos.
     
    Hugo Riço gostou disto.
  3. Não achas estranho que o carro tenha andado nas mãos do teu avô, da tua mãe, da tua tia, do teu pai e do teu tio, e ainda só tivesse 10000km? Não terá 110000?

    Seja como for, é indiferente. Importante é que o tenhas salvo. Queremos fotos! :D:
     
    Hugo Riço e miguelcristovao gostaram disto.
  4. Daquelas histórias que têm sempre um final feliz...e ainda bem :thumbs up::thumbs up:
    Mas de facto para complementar este post ficam mesmo a faltar fotografias do R5 ;)
     
    Hugo Riço gostou disto.
  5. Bem... mas que surpresa! Um dos primeiríssimos Renault 5 em solo nacional...!! Que delicia...!

    Hugo, mete aí umas fotos (espero que não te importes que te trate por "tu", já que temos diferença de 3 anitos ;))) para o pessoal opinar melhor sobre a relíquia... :thumbs up:

    Mas desde logo conta com o nosso apoio para o que precisares... O que não falta por aqui são alguns experts no que toca a Renault's.

    Se precisares de ajuda com peças e tal, conheço alguns sites que certamente devem de ter ainda alguma coisa para esses primeiras séries..

    Estarei a acompanhar...
     
    Hugo Riço gostou disto.
  6. Boas malta obrigado pelos comentários e claro que vou me esforçar para voltar a dar vida a este clássico que para mim tem valor sentimental.
    Sim todos estranhamos a quilometragem mas é mesmo verdade, vou tentar arranjar foto do conta quilómetros para vos mostrar.
    Ainda não tenho as fotos que tirei ao carros nas várias fases mas para vos ir abrindo o apetite a unica foto que tinha aqui no telemovel, aqui vai. O amarelinho aqui tinha acabado de chegar à oficina e estava de capô aberto porque tinhamos acabado de tirar a antiga bateria.
    Cumps
     

    Ficheiros Anexados:

  7. Já cá cantam as fotos, vou começar por por fotos dele quando o fomos buscar à garagem onde esteve cerca de 20, 25 anos parado. Ou seja ainda estava sujinho ahah
    Cumps
     

    Ficheiros Anexados:

  8. Boas companheiro estive a ler a história e acredita que vai vale cada cêntimo o restauro do carro tendo em conta o seu valor sentimental! Ainda hoje conduzo o Datsun 1200 que era do meu avô, o único carro que ele conduziu toda a vida, e são inúmeras as memórias que eu tenho quando ando com ele. Fiz um vídeo sobre isso por acaso, dá uma olhada no canal e procura o vídeo do datsun 1200, acho que te vais relacionar da mesma forma que me vi a mim no teu post companheiro!
     
    Hugo Riço gostou disto.
  9. Depois de o lavarmos já ficou bonitinho e só com alguns pontos de ferrugem mostrou nos que estava muito bem de carroçaria, dêem a vossa opinião sobre o carro.
    Cumps
     

    Ficheiros Anexados:

  10. Muito bom aspecto sim senhor, pode ser que alguma da ferrugem seja só superficial e que te safes bem :)
    O interior parece estar 5*
     
    Hugo Riço gostou disto.
  11. Sim o interior está excelente, basta uma limpeza e siga. Em termos de podres, tem um na dobradiça da mala e um na aba esquerda da frente mas faceis de resolução
     
  12. O carro está fantástico!
    E esse símbolo da Renault no capot é a primeira vez que vejo. Deve ser bem raro :blink:

    Gostei do que vi até agora :thumbs up:
     
    Hugo Riço gostou disto.
  13. Obrigado Hugo, realmente o estado é muito bom, soube hoje que a tinta é a original do carros e vai ser só polida e retocada nos pontos de ferrugem que vão ser tratados.
    Sim tambem reparei no simbolo frontal da renault, é um bom pormenor, se alguem souber alguma coisa sobre isso agradecia
     
  14. Hugo, tens aí um carro absolutamente do c*#%lho...!! Isso está quase novo...!!! :eek: :eek: :eek: :eek:

    No que toca interiores, eh pah... NOVO, NOVO!!! O que é algo raro... :eek: :eek:

    Segundo, a prova de que tens um dos primeiros exemplares dos R5 portugueses em tua mão está no símbolo do capot... "Ultra-raro" e que só perdurou entre 72 e inícios de 73 como irei explicar mais detalhadamente no post do @Hugo Albuquerque abaixo...

    Terceiro, esses retrovisores já são claramente uma adaptação mais recente, os originais deverão ser cromados. Se quiseres arranjo-te isso... ;)

    Agora... se não for muito incómodo, queria pedir-te um favor... Da próxima vez que estiveres ao pé do carro, abre o capot e verifica se há uma espécie de código, tipo "331 NA S1" em decalque preto, no guarda-lamas do lado esquerdo... Isso é o código da pintura e se o carro não foi pintado, quase de certeza que tens essa referência algures pintada no compartimento do motor... E o favor é tirares uma foto dessa mesma referência e metes aqui para confirmar as minhas suspeitas... :D

    Hugo, aproveitando para "matar 2 coelhos de um só", eis o que sei sobre esse símbolo... ;)

    4414465431_9e6deac6d9_b.jpg

    Para dar ainda mais presença ao losango, a empresa decidiu, em 1972, aperfeiçoá-lo e dar-lhe maiores dimensões. Este novo losango, do qual desapareceu a palavra Renault, faz a sua estreia nos modelos Renault 15, Renault 17 e nos primeiros R5. No entanto, a Kent, acusou a Renault de plágio o que obrigou a marca a alterar este novo losango. E percebe-se o porquê...

    kent_logo_3_2.jpg
     

    Ficheiros Anexados:

  15. Brutal,
    Adorei este 5, uma autêntica pérola, o tal 5 que eu gostava de ter, bravo e boa sorte.
     
    Hugo Riço e Hugo Albuquerque gostaram disto.
  16. Obrigado João, eu não sei bem a raridade deste carro, sabe me dizer?
    As informações que me deu são muito boas e só fazem com que eu goste cada vez mais deste carrinho.
    Eu vou tratar disso da foto do codigo no compartimento do motor, aquilo tem alguma chapa ou assim?
    Consegue me arranjar esses retrovisores?adorava mesmo po-lo o mais original possivel. O meu avo disse que a unica coisa que não é original que ele se lembra de ter trocado é o interior do teto mas é provavel que os espelhos sejam diferentes sim
     
    Hugo Albuquerque gostou disto.
  17. Aqui estão algus códigos que encontrei lá hoje no amarelinho, é algum destes? Ou o que é que significam?
     

    Ficheiros Anexados:

  18. Aproveitei para tirar mais fotos de como está a ficar, em termos de motor já está pronto para a revisão mas os travões é que estão a complicar. Já demos a revisão toda às peças dos tambores e só nos falta trocar umas borrachinhas dos bombitos se não me engano mas já fomos a tudo o que é de peças e está dificil arranjar.
    Disfrutem, cumps.
     
  19. A malta dos R5 já te diz onde poderás arranjar isso com certeza.
    @João Pegadas olha aí! ;)
     
    João Pegadas e Hugo Riço gostaram disto.
  20. As borrachas não são dos bombitos mas sim desta peça, peço desculpa pelo engano mas ainda sou um leigo nalguns assuntos eheh
    Neste momento não tenho a borracha para tirar fotos mas tenho a peça onde elas encaixam e são nestas peças que acho que pertencem às pinças dos travões, o meu pai disse que a borracha tem de ser de pdm ou pmd ou uma coisa assim por causa de trabalhar em contacto com o oleo dos travoes
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página