Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Alternador Quem ajuda?

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por José Caldeira, 12 Abr 2008.

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por José Caldeira, 12 Abr 2008.

  1. Amigos
    Estava tudo perfeito até retirar o Regulador para pintura da tampa. Quando estava tudo bonitinho e instalado eis que a luz da bateria insiste em ficar acesa. Ligações confirmadas, ( fiz foto antes da desmontagem), limpeza do Alternador, substituição das escovas assim como verificação dos diodos. Importa acrescentar que se trata de um Alternador dum Boca de Sapo em que o Regulador fica separado do Alternador. Quando se acelera às 3000rpm o Alternador debita quase 13 voltes, penso que deveria debitar à volta dos 14voltes mesmo ao ralanti. Certo? Há ali um momento à volta das 1500rpm que parece querer apagar mas logo a seguir fica completamente acesa quando deveria apagar. Passados dois ou três minutos de estar a trabalhar o Alternador aquece que mais parece uma torradeira. Alguém me dá uma ajuda? (Podem ver fotos do processo na minha tertúlia "Boca de Sapo").
    Obrigado
     

    Ficheiros Anexados:

  2. José, Se o alterandor aquece muito já é um mau sinal, normalmente existe um parafuso que sai de dentro do alternador para ligar um cabo positivo, esse parafuso leva umas anilhas de um material isolante para que não tenhas passagem á massa.

    1- Por acaso não as substituiste por umas de aço por pensares que estavam velhas?
    2-Podem estar partidas ou entre anilhas e terminais alguma passagem á massa existe.
    3-Nenhum fusivel funde?
    4- A zona do induzido onde as escovas estão em contacto está limpa? deste uma pequena passagem com um lixa fina.
    5- Podem existir uns fios que saem dos enrolamentos que em muitos casos são soldados a uma pequena placa de onde saem os contactos para as restantes ligações, pode um deles estar quebrado e ai não tens a tensão que necessitas e existe um sobre aquecimento porque um dos grupos não está a exercer a sua função.
     
  3. Mete umas fotos de pormenor do alternador
     
  4. Isso tem de estar aí uma peça qualquer a fazer massa no induzido. A corrente num alternador é considerada "normal" entre 12.80 e 14.20

    Conforme já aqui disseram, repara se as anilhas de Fibra/plastico estão no sítio, e se ao montar tudo não ficou algo a fazer massa para o induzido.

    As vezes basta uma pequena coisa de nada, para fazer contacto.

    E outra coisa...O regulador está bem ligado? Não tens um fio partido ( Da excitação) ? O cabo de carga ( Do Alt. para o motor de arranque) está em bom estado?

    Le com um Voltimetro a carga a partir do alternador, no terminal de saida, e na massa deste. Se tiver estes valores, e não tiveres passagem entre o induzido e as bobines fixas/Carcaça ( Usa o Ohmimetro do Multimetro ), verifica a cablagem.

    Masse isso tudo estava bom, deve de certeza ter sido de alguma coisa que desmontaste no ALt...Verifica tudo bem outra vez.
     
  5. Caro José já verificou novamente se os contactos das escovas do alternador estão bem montados? os cabos não estão "trilhados" repara se existem "chispas" dentro do alternador quando o carro esta a funcionar, pode ser algum problema relacionado com as novas "escovas".
     
  6. Primeiro teste
    com o carro a trabalhar desliga a bateria. Se o motor se mantiver a trabalhar o problema passa pelo regulador de tensão
    se desligar então tens o alternador lixado ou o regulador.
     
  7. Caros amigos
    As ligações já foram confirmadas mil vezes e foram-no com base numa fotografia que tirei antes de desmontar o Regulador. Recapitulando as ligações do Regulador, quando se dá à chave chega-lhe corrente ao terminal "BOB", o terminal "EXC" está ligado ao "EXC" do Alternador, o terminal "R" vai para o "IND" do Alternador e o "L" do Regulador vai para a luz avisadora da Bateria no painel, ainda tem mais um terminal da massa. Quando se liga a chave na primeira posição o Regulador faz chegar corrente ao "EXC" do Alternador. Com o motor a trabalhar o Alternador também debita corrente mas mal chega aos 13 voltes, e só acontece quando se acelera lá para as 3000rpm. O Alternador só tem três terminais ligados, a saber: "EXC" que corresponde a uma das escovas; "IND" que vai para o Regulador; "+" que vai directo para a Bateria. Depois de dois Electricista apontarem para avaria do Regulador, experimentei um outro Regulador Ducellier, o meu è Paris Rhone", que tem as mesmas ligações, com a mesma disposição, as mesmas letras, mas no interior não é bem igual, apesar de pertencer a outro Boca de Sapo. Pode também dar-se o caso deste último não ser compatível ou estar tb avariado. Azar né?
    Tenho algumas dúvidas em desligar a Bateria com o motor a trabalhar, como sugere o amigo Luis Silva, mas se dessa forma for possível detectar onde está a avaria, vamos nessa. Só para esclarecer, se o motor continuar a trabalhar a avaria será do Regulador, mas se parar há mais hipóteses de ser do Alternador, certo?
    Ogrigado pela ajuda.
     

    Ficheiros Anexados:

  8. Amigos
    Grandes males grandes remédios!
    Alguém conhece uma oficina que se dedique à rebobinagem de Alternadores e Reguladores, em Lisboa ou arredores?
    Agradecimentos.
     
  9. conheço um individuo eletricista de carros em S.D.RAna....é perto pra ti??
    se for manda-me um email dou-te o tel.
     
  10. Amigos
    Já tenho o Alternador na oficina que já procedeu à rebobinagem do "?Estator?". Vamos lá ver se o Regulador colabora. Aguardem novos desenvolvimentos.
     
  11. Caros amigos
    Neste monento já tenho o Alternador a funcionar. O "estator" estava queimado o Regulador não estava melhor. A oficina que efectuou a rebobinagem não se limitou a rebobinar deixou-o como novo.
    Moral da história, curioso que acumula com apressado longe dos clássicos.
    Se alguma vez precisarem de rebobinar Alternadores e Motores de Arranque penso ter encontrado alguém que entende da poda.
     
  12. Porreiro, podes sempre pôr aqui o contacto.
     
  13. Ja agora podem dizer quanto custa +/- o restauro de um alternador?
    Um abraco
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página