Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Alterar o lado do volante num mini RHD

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por David Silva, 5 Jan 2009.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por David Silva, 5 Jan 2009.

  1. Viva amigos!

    Gostaria de saber qual o grau de dificuldade para alterar um Mini RHD para LHD.
    Já alguém realizou esta alteração num mini?
    Que peças teriam que ser colocadas novas?
    Obrigado
     
  2. Exelente tópico amigo, também tenho interesse em saber isso, penso que o principal é trocár os "braços" da direcção e pouco mais.
     
  3. Braços de direção , caixa de direcção, e recortar a chapa pra meter o braço que vem do volante, alguns carros trás uma tampa que era só tirar e passar por lá o braço da coluna de direcção, !
     
  4. Ainda há o tablier e as escovas (funcionam em sentido contrário, certo?).
     
  5. Obrigado Carlos!

    Os braços e a caixa poderão ser os mesmos ou têm que ser simétricos?
     
  6. Penso ( digo penso) que terão de ser mudados , porque a funcionalidade é exatamente ao contrário ! :D
     
  7. a coluna de direção acho que passa por baixo do tablier, as escovas tambem convinha, senao com chuva so vemos um bocado:D:Dmas ja via aqui muito Ford e mini com o volante á esquerda e as escovas á direita :D
     
  8. Amigo
    Isso do lhd e rhd é um pouco mais complicado do que parece. Não se trata apenas de mudar o volante da direita para a esquerda (ou vice versa).
    Passa por toda uma filosofia de utilizaçao do carro; já reparou que as portas do lado do pendura costumam ser diferente das do lado do condutor (em carros mais antigos), o que os ingleses chamam firewall (divisoria do compartimento do motor com o habitaculo) tambem sao diferentes.
    Ha um site sobre o ford anglia em que isso e notorio (os modelos UK teem nº diferentes dos continentais).
    Cumprimentos
    GB
     
  9. Muito boa tarde.
    Ao ver este tópico decidi abordar sobre o tema e tenho-vos a dizer que eu já fiz a alteração da esquerda para a direita e não é nada de outro mundo, pois o mini é um carro simétrico interiormente!!

    Vejamos, os minis de 1965 penso eu têm do lado direito um pequeno orifício onde costuma ser tapado com uma borracha. Ora esse mesmo orifício é onde irá passar a coluna de direcção. Depois certos minis já têm também um apoio fixo ao chassi para segurar a coluna de direcção no topo. A caixa de direcção tanto serve para o lado esquerdo como direito, portanto podem utilizar a mesma. A mudança mais significativa que irão ter é na tubagem da sofage e do circuito de travão, pois terão que fazer novos tubos para a bomba de travão e embraiagem. Na sofagem existe outro pequeno problema é que a saída e entrada de água nos minis Tugas, situação do lado direito, logo teríamos que comprar um tubo maior e fazer uma curva á saída da sofage de 180º o que não é muito recomendável!

    Espero ter ajudado.

    cumprimentos
     
  10. Tiago, mais prático e objectivo não poderias ser. Obrigado pelo esclarecimento e a ver vamos até que ponto esta informação será útil;)
    Grande abraço...
     
  11. Saudações! Uma vez falei sobre essa questão na antiga DGV, e lá informaram-me que seria necessário o pedido de alteração de RHD para LHD e depois o carro teria de se submeter a uma inspecção! Mas será necessária tanta burocracia?
     
  12. Sim, uma vez que estamos num país de condução á esquerda e como será feita uma aplicação diferente da legislação em vigor, terás que te submeter a uma inspecção. Caso o mini venha assim de inglaterra, com a papelada ainda toda em estrangeirada, então só precisas de legalizar o coche
     
  13. Pois, pelo que me disseram...o carro terá mesmo de ser submetido a uma inspecção especial!
     
  14. Ja agora tambem dar a minha opinião

    tenho um VW de 1959 com volante a direita

    TAlvez por teimosia quando mo quiseram por a esquerda esperneei e nao deixei

    Vantagens

    Muito agradavel a conduzir depois de se habituar
    Confusao dos outros ao ver o carro não levar condutor He he he


    Dificuldades

    Encontrar espelhos sem ser de fixar a chapa

    Pagamento de portagens com muita muita dificuldade quando se viaja sozinho
    Parques de estacionamento idem


    De resto gosto muito dele a direita e divirto me muito

    Nao estou arrependido de ter ficado a esquerda

    Banha
     
  15. Pois tem coisas engraçadas mas também coisas más, isso da portagem é bastante desagradavél não há duvida.
     
  16. O meu pai tinha esse problema, e usava as portagens duas vezes por semana! Era com o Datsun Coupé, e ele tirava o cinto, e mandava-se para o lugar esquerdo, com muita ginástica. Mas não é disso que se está a falar aqui. A Mini Van tinha volante á direita, sendo este mudado para a esquerda ainda em África. não sei se foi preciso qualquer tipo de burocracia, mas é uma questão de perguntar ao meu pai. Sei que não houve esse problema com a sofagem, por uma única razão: Ela não vinha com sofagem. Mas agora que arranjei uma, provavelmente vou ter que enfrentar o problema.
     
  17. Não se torna complicado, em ultrapassagens, ver se vem lá alguém em sentido contrário?

    (Nunca conduzi um RHD)
     
  18. Pois eu também nunca conduzi um mini com volante á direita, mas como já vi alguns a circular, eis a minha questão. Certamente teriam que vir assim de UK homolgados e serem legalizados cá como RH
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página