Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

alteração de motor...

Tópico em 'Legislação' iniciado por Renato Neves, 21 Set 2006.

Tópico em 'Legislação' iniciado por Renato Neves, 21 Set 2006.

  1. Boas,

    ainda sou novo nisto dos classicos, mas tenho um "bichinho" dentro de mim que esta a crescer e que ja fez alguns planos, mas ainda há muitta coisa que me faz confusão.
    Caso seja possivel gostaria de saber um pouco sobre a legislação de classicos se é exclusiva para eles ou igual a qqvículo automovel.

    E Gostaria de deixar uma questão para ser respondida por quem souber.

    Estou a fazer planos de comprar um classico e o que me chamou a ataenção até agora foi o Toyota Celica Ta22, mas como tive um filho recentemente e me preocupo com a sua segurança, tenho uma duvida, que caso eu pretenda alterar o carro de modo a melhorar a sua segurança, nomeadamente, travões, cintos de seguranção se possivel e mais alguma coisa que melhore a segurançã e deixar o resto carro de origem será que vou ter problemas na inspecção?

    Tenho esta dúvida porque vejo em sites de classicos portugueses relatos de varias carros(ex: ford mk1) que alterão o motor e sei lá mais o quê.Por isso pergunto como se processa a legislação sobre alterações em clássicos.

    Caso alguem me possa explicar agradeço.
     
  2. Posso sugerir um bom clássico BMW? ;)
     
  3. Bem vindo, e o celica é um carro muito interessante, já tive o prazer de andar num e ate ja fiz um rali de regularidade num.

    No que diz respeito às alteraçãos que pretende fazer, segurança é sempre um factor essencial, no que diz respeito aos travoes, os originais bem reparados, bombas e bombitos bons e discos e polis sem empenos e um oleo com um ponto de ebulição alto e pneus em bom estado consegue-se uma performance bastante boa,ja que pretenderá utilizar o carro com o seu filho, o ideal é ter um travagem equilibrada para evitar atravessadelas ou desvios de trajectoria ao travar.

    Os cintos, é certo que os originais não oferecem muito conforto, ou vamos muito apertados ou entao para termos mais liberdade vamos mais soltos, mas na epoca era o que havia. Poderá optar por altera-los por uns mais modernos, e como tb já foi abordado aqui no forum, a sua aplicação poderá ser um pouco complicada, pois o enrolador tem uma posicao correcta de montagem e se tal não acontecer nunca sabemos se o cinto vai funcionar quando precizar-mos dele. No que diz respeito às inspecções, os cintos sao verificados quanto ao seu funcionamento, e tb é verificada a sua homologação, é uma etiqueta branca que esta cozida junto ao cinto, nessa etiqueta está um codigo que indica se o cinto tem pré-tensor, o nº de apoios,etc. No caso de ser aplicado outros cintos todo o conjunto tem de ser adequado à viatura, não vamos montar uns cintos com prè-tensores num carro que na sua epoca nunca teve.

    As alterações de motor, cada um faz o que bem entender, mas em termos de legislação, os classicos são veiculos automoveis a legislação é igual para todos, salvo algumas excepções. Qualquer pessoa se quizer mudar o motor pode fazer, desde que esse motor esteja homologado para a viatura, e depois terá que pagar a diferença de IA , em função do aumento de cilindrada, mas entre mudar o motor e o pagamento do IA, há uma serie de procedimentos, inspeções para se assegurar que essa alteração não vai por em risco a segurança da viatura/ocupantes e os demais utentes da via, (isto legalmente, mas toda a gente opta pelo caminho mais facil, "o motor é parecido, na inspecao não vão dar conta").
    Mas agora com os centros de inspeção B, atraves de denuncia o veiculo pode ser sujeito a uma inspeção por convocatoria para ir ao banco de potencia e medir os cavalos que lá tem.
    Até na competição as trocas de motor podem ser feitas, desde que devidamente averbadas no passaporte tecnico da viatura, para que esta possa correr na sua classe.
     
  4. alguem sabe quanto se paga de IA para alterar o motor?

    eu no meu caso tenho um golf 1.3 completamente legal, mas com o motor um pouco cansado e tenho um gti 1.8 completo mas sem documentos que adquiri numa sucata.

    agradecia toda a informação
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página