Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Aliviar a Carga

Tópico em 'Legislação' iniciado por Rui Coimbra, 28 Jul 2008.

Tópico em 'Legislação' iniciado por Rui Coimbra, 28 Jul 2008.

  1. Caros Entusiastas/Concidadãos

    Fui no passado sábado “vítima” daquilo que considero ter sido um acto de excesso de zelo por parte de um elemento do corpo da polícia de segurança pública do porto

    Sou o feliz proprietário de um clássico MG B de 1971, sendo paixão de toda a família, para quem não conhece trata-se de uma viatura do tipo roadster, de dois lugares de lotação de livrete, tendo no entanto uma área por trás dos bancos dianteiros, devidamente forrada e almofadada, capaz de receber uma pessoa de pequena dimensão, com boas condições de comodidade e segurança. Tal como é habitual e para quem tem este tipo de paixão, sempre que o tempo permite, ao fim de semana, lá vamos nós desenferrujar um bocadinho o nosso brinquedo. Tratando-se de uma viatura com 37 anos e apesar do seu aspecto feroz, e potente motor, no meu caso a paixão que tenho por ele não me permite fazer grandes aventuras no que diz respeito a velocidade.

    Assim no passado dia 26 de Julho mais uma vez fui dar um passeio com o meu MG, desfrutando também da companhia da minha esposa e filho, circulava assim na baixa do Porto, quando nas imediações da Câmara Municipal do Porto, mais propriamente junto da praça entre a frente da Igreja da Trindade e as traseiras da Câmara Municipal do Porto, verifico a existência de uma viatura (carrinha) da PSP, que se preparava para recolher vários elementos para o interior da mesma, ao que me parecia teriam tido algum tipo de intervenção na dita praça. Um dos elemento quando se preparava para entrar na referida carrinha e visto que não o podia fazer, pois a mesma estava o parada na faixa da esquerda e o meu carro parado no semáforo impedia ou dificultava o seu acesso, mandou-me parar à frente da carrinha. Assim o fiz, tentando adivinhar que grave infracção teria cometido que obrigaria a ter de para em cima de uma passadeira, na faixa da esquerda e numa zona de semáforos.

    Depois do Sr. Agente ter verificado os meus documento e da viatura e constatar que estava tudo em ordem, referiu-me que iria ser autuado por excesso de lotação, ou seja o meu filho de 7 anos sentado na parte de trás do veiculo, referiu que o valor a pagar da coima seria de 60€, salientando “para não lhe dar 120€”. Dar?? O quê?? Não percebi, mas desconheço a Lei e no Livrete está a lotação diz 2 ocupantes, não ripostei e quando fui questionado sobre se desejava fazer o pagamento de imediato, referi que sim, pois não sabia que podia não pagar.

    Apontando o nome do meu filho num talão de Multibanco que trazia na carteira, não sabendo eu com que fim pois o nome do meu filho não é depois referenciado no Auto??? Com que intenção o terá feito???
    Depois referiu jocosa e ofensivamente, “O Sr. Condutor vai ter de aliviar a carga!”, “Aliviar a Carga”????? Francamente estamos a falar de uma criança!!!! E afinal a multa é excesso de lotação ou excesso de carga??? Sinceramente!
    E ali fiquei eu cerca de 20 minutos com o carro parado em cima de uma passadeira e numa zona de semáforos, ocupando a faixa da esquerda, impedindo o normal funcionamento do transito e da passagem dos peões, enquanto o Sr. Agente sentado dentro da viatura policial a prencher o auto, mais caricato é que também a viatura policial também se encontrava a obestruir o transito, ocupando também a faixa da esquerda. Ou seja obrigando-me a cometer no mínimo 3 infracções bem mais graves do que a que deu origem ao auto 3 68836223.

    Ainda bem que este elemento não é representativo da classe, nem do modus operandi da Policia de Segurança Publica, e digo-o com conhecimento de causa, pois para além de ter vários amigos que prestam serviço nesta força, também eu por força da minha profissão presto vários tipos de serviço a esta força de autoridade.

    Portanto tenham cuidado com os eventuais “Excessos de Carga” que transportem nas vossas viaturas, não vá alguém obrigar-vos a alivia-la. E estragar um fim-de-semana e um passeio de família.

    Rui Coimbra

    Nota: Já agora conhecem alguma legislação, que tenha algum tipo de anuência, para este tipo de situações??
     
  2. Pode ter havido falta de tacto no trato social por parte da autoridade ... no entanto a infracção está lá!

    Exesso de zelo? ... talvez sim ou talvez não!
    Mas lembre-se que a lei obriga ao uso de cadeira para crianças até ao 12 anos de idade.

    Por uma questão de segurança não se devia andar com crianças nos nossos classicos quando estes não têm condições para tal! (cintos de segurança de 3 pontos)
    Já para não falar no caso do lugar traseiro do MG!
    Mas isto claro é a minha opinião... e como a lei não é feita de opiniões e no livrete tem apenas averbado 2 ocupantes não considero exesso de zelo e penso que deve acatar os 60 euros de multa sem contestação!

    É o que eu faria

    PS. pena o seu 1º comentário aqui no portal ser para denunciar essa situação e não para mostrar o seu classico.
     
  3. É uma pena esse tipo de caso com esses tipo de senhores de azul.

    Por acaso também tenho amigos na psp, e quando lhe conto estas coisas, eles ficam obviamente chateados (não comigo, mas com os colegas deles que são menos abonatórios para a corporação).

    O que eles dizem para fazer nestes casos onde o agente mostra zelo em demasia, ou falta ao respeito ao cidadão, é mesmo pegar no nome do agente e ir à esquadra dar queixa!

    Atenção que eu concordo com a multa, a lei é para cumprir e esta até tem o seu fundamento (apesar de quando em miudo também ter andado como o seu filho num MG, e que bom que era), o que não concordo é a forma como o agente tratou do caso, às vezes habituam-se demais ao poder.. :(-:(- é como em tudo.

    Rui, para a próxima tens que optar pela mulher ou pelo filho :D:D
    Mas agora a sério, se tens o nome do agente devias ir dar parte à polícia. ;)
     
  4. Pois... infelizmente, é muito fácil para muitos policias confundirem carga com pessoas... mas enfim, é a policia que temos.
    Muitos julgam-se super Homens e quando confrontados com perguntas mais delicadas gostam de responder "isso é retórica". Nunca percebi muito bem o querem dizer com a frase mas deve fazer parte da cartilha da PSP. e da GNR... :rolleyes

    Quanto à multa, quer queiramos quer não, foi aplicada em conformidade com a lei e quanto a isso batatas :rolleyes
    Pessoalmente a existência do espaço também não me parece uma escolha viável para transportar uma criança. Um adulto ainda vá, pois como adulto, ao entrar ali tem a coobrigação de ter consciência absoluta do perigo que corre em caso de acidente.
     

  5. Contaria aqui uma situaçao muito chata q se passou c esses gajos ditos detentores de puder..e que nao passam de individuos q nao têm saída profissional, nem querem fazer nada de especial na vida e entao bora lá.. vamos ser policias....MAS nao fica bem neste topico!!:D:p
     
  6. Já agora e sem quere-lo ofender, claro como é que resolveu o problema de "excesso de carga", teve que deixar alguem para traz ou pode regressar a casa com a esposa e o filho?
     
  7. Se fosse o caso de uma carrinha ford transit carregada de indios malparecidos com shotguns eles olhavam para o outro lado....mas neste caso fica bem mostrar serviço e levantar o ego...
    quanto á multa...a partir do momento que é parado...não tem hipotese de nao ser multado...porque segundo eles ( vem nos livros), podia ter passado um superior... e então???
    á falta de chá...meus amigos, quando não se nasce com...já nao se adquire...
    quanto á maquina em questão gostava de ver umas fotos...
    AR
     
  8. eu sinceramente estou fartos de indivíduos com a 4ºclasse atrasada que vestem uma farda e pensam que são gente.......esta minha frase apesar de básica consegue estar num patamar superior às que eles usam aliadas de arrogância e clichés.
    infelizmente situações como a sua e bem piores são às milhares por esse país fora
     
  9. Como em todas as profissões, existem bons e maus elementos, leiam-se maus quando não representam ou exercem as suas funções nas melhores condições, isto infelizmente é a nossa realidade, triste é quando temos exemplos de excesso de zelo ou falta de educação em pessoas que estão ligadas directamente ao público.

    Felizmente, e é minha opinião que mesmo assim temos melhorado muito em relação à "velha guarda" das forças da Lei, lógico que estou a falar pela minha experiência nos contactos que tenho tido nos últimos tempos com os Senhores que supostamente estão cá para nos ajudar a resolver situações ou problemas e não a arranjá-los...

    Quanto à questão da multa, acho que ninguém duvida que foi aplicada dentro da "Lei", talvez com menos conversa o Agente tivesse feito melhor figura.
     
  10. Bem Vindo!;)

    Realmente esses gajos hoje em dia andam a abusar da sorte:wacko:...

    Ainda hoje eu e a minha mãe fomos multados por termos deixado o carro parado num estacionamento pago:wacko:...

    Eu e a minha mãe fomos deixar um computador para arranjo numa loja, e como não há nenhum sítio para se parar, deixamos o carro num lugar de estacionamento pago, fomos à loja e deixamos o computador, durou 5 min, quando saímos lá estava a multa no vidro e o gajo de cabeça levantada a pensar que é rei:wacko::wacko:, explicamos o que se passou e ainda veio o homem da loja para fazer de testemunha e mesmo assim ele não deixou passar, só me deu vontade lhe atirar a multa à cara:wacko::wacko:...

    Quer dizer, o lugar de cargas e descargas estava ocupado por causa de algum palhaço que se aproveitou do local estar livre:wacko: e não havia outro sítio para estacionar senão os lugares pagos, mas não fazia lógica que fosse pagar só para 5min quando a contagem começa a partir de 30min:wacko::wacko:...

    Amanhã vai já uma reclamação numa carta registada para o chefe da polícia:wacko:, porque aqui a gente não anda a brincar, não se vai pagar 30€ por causa de 5min:wacko::wacko::wacko:...
     
  11. Sem comentários...
     
  12. Ok...ja que tamos aqui agora vou contar...

    Foi ha uns bons 6 anos...ía eu e uma colega, q tinha a carta ha uns meses, estrada fora ali perto de camarate numa recta ao pé das traseiras do aeroporto qdo subitamente mandaram-nos parar! tudo bem..paramos...
    O estafermo do Sr Dr Agente andou, andou, e nao teve um dedo a apontar ao carro...nada de irregularidades...entretanto pediu os doc do carro e a minha amiga tirou o cinto e esticou-se pa trás pa alcançar a carteira. Ela entrega-lhos e o gajo diz:
    "Entao é assim, vou ter de autoá-la(nem sei como se escreve) pois vinha SEM CINTO...." SEM CINTO IMAGINEM....quando ela o tirou a frente dele!!!
    A minha colega disse q ele só podia tar a brincar c ela. O gajo só disse isto: "pfff, é a sua palavra contra a minha!"
    "Assine aqui q depois explico lhe o que fazer"....disse ele. Nós otarias, ela neste caso assinou na esperança q depois se esclarecessem as coisas, mas o f******* da******deu pelo caso encerrado dizendo que agora era tarde demais pois ela assinou e assim q tinha concordado c a multa! Pagou 100 euros q se lixou claro....depois fomos a esquadra aqui em Sta MArta fazer queixa mas disseram nos q nao valeria a pena...

    E é assim...q depois vao desaparecendo pessoas destas (policias) dado à justiça q a quem deve nao faz...ha os mais corajosos q lhes espetam c balazios...:p
     
  13. Vá lá, também conheço muitos desses casos tristes, tanto para a psp como para a gnr, mas não vamos fazer a maioria pagar por meia dúzia de trengos que só lá se metem para ter poder ou qualquer coisa do género.

    O meu historial de multas é o seguinte:

    30€ Braga estacionamento - paguei
    30€ Póvoa de Varzim estacionamento - paguei
    250€ "Meio da Serra da Estrela" Não tinha IPO por desleixo meu, pensava que inda tinha mais um mês, mas o IPO tinha passado hà 2 dias. - paguei
    250€ A7 excesso de velocidade (169km/h) tava atrasado, não me orgulho - paguei

    Destas todas só fiquei meio lixado com a do IPO, mas pronto, eu tava em infracção, apesar do guarda da gnr puder facilitar.. Chateou-me mais a maneira arrogante que se dirigiu a mim e as piadas que ia fazendo (tinha a carta à cerca de 1ano e meio).

    Mesmo assim as expriências que eu tenho com as forças de segurança são de modo geral positivas, só hei-de reclamar no dia que me passem multa e eu não esteja em infracção. Se puder tento apelar ao bom senso, mas se o agente não se demover e eu de facto estiver em infracção como é o caso do IPO, pago e não reclamo porque sei que não tenho razão B)B)

    Tenho "larga expriência" em operações stop graças a ser o condutor designado quase sempre, em especial em queimas e afins :D:D Acho muito bem que a os amigos de azul andem por aí e bem hajam :D:D

    Aos outros que envergonham a farda que usam, rogo-lhes prgas para que fiquem de caganeir* durante uma semana ou assim :p:p
     
  14. E numa nota positiva, houve uma vez que estava muito mal estacionado ali atrás do casino (eu e muitos), que costumava fazer pois estava sempre com o pessoal num café lá ao pé.

    Nisto alguém entra e diz "Olha, a moina ta ali a rebocar um polo!". Lá fui eu a correr e eles já estavam a por os ferros de baixos.. Expliquei a situação ao agente que estava cá fora, blablabla.. E ele disse ao que tava no reboque (que eu conheço e é um c*****), para dar um jeito para eu tirar o carro! Não passou multa nem nada :D

    Já o laguna que foi rebocado a seguir não teve sorte.. Tava o dono a chegar e o reboque a dobrar a esquina o_Oo_O tuff luck
     
  15. Vá, mas esses casos foram todos merecidos...nao o q falavamos aqui...:p
     
  16. Estou quase como o outro...sem comentarios,
    mas acho que neste caso especifico a Policia teve mais que razão,
    também gostava de passear com um MG B mas passeio de VW 1500 Cabrio 'carocha' com 4 lugares de lotação e cintos ventrais atràs, pois cà em casa somos 4 e os meus filhos não têem preço.
    Quanto aos agentes da Autoridade, é curioso a maior parte das reações aqui expostas mas na maioria das vezes eles tiveram mais uma vez razão e
    curiosamente quando alguém precisa deles preferem sempre aqueles que têem mau 'feitio' pois esses não vão perdoar nada:huh:
    O unico problema da Policia é que são muito poucos a fiscalizar e não terem ainda mais meios, reparem o que se passa por exemplo, na Vasco da Gama!
    Nimguém é perfeito :huh:
     
  17. Pois.. mas no meu entendimento, como já foi dito, neste caso acho que foi merecido também! B)

    Lei é lei, e neste caso tem o peso moral do bom senso. ;) É importante! Era o mesmo que levar alguém na mala do meu comercial.. A única coisa que reprovo é a possível falta de respeito do agente, mas a multa é correcta..

    Sorry, é o que acho. Se quero que outros cumpram a lei, também tenho de cumprir. Não só quando me dá jeito B)B) :D:D
     
  18. O meu Isetta tem 2 lugares de livrete. Quando quero andar com a minha filha, a minha esposa não vai ou vai com o carro dela. Os 3, ao mesmo tempo é que não! E não é por falta de espaço, uma vez que cabem 2 Adultos e 1 Criança!
    Mais ainda, sempre que ando com a minha filha, monto uma cadeira no lugar do passageiro, para ela poder circular com o mínimo de segurança.
    Já passei por diversos controlos policiais e nunca me disseram nada! Tudo OK.

    Sugiro que respeite a lotação de livrete do veículo, mesmo que este tenha espaço para mais um....
    Esta é pelo menos a minha opinião...
     

  19. :oo:ooo_O
    Não percebo como é que alguém faz uma declaração destas:
    (ainda ontem ou anteontem um policia foi baleado enquanto andava atrás de um gang de carjaking!)

    Acho determinadas declarações aqui feitas de um mau gosto demasiado caustico.
    Certamente nem é esse o verdadeiro sentimento de quem as faz, pelo menos quero acreditar que sim, e que apenas advêm de um sentimento espontâneo de revolta.

    Não sou mederador nem quero moderar nada, mas por favor vamos a ter mais contenção porque nos fica bem!

    Tal como disse na 1ª pagina ... a multa foi bem aplicada, é pena é a falta de educação do agente em causa!

    Cumps
     

  20. Afinal qual é a escolaridade necessária para se ser gente? Lamentável...
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página